Pra que outros possam viver vale a pena morrer

pregador: Mateus

Título: Pra que outros possam viver, Vale a pena morrer.

 II Co 4:1-18

 

2Co 4:1  Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;

2Co 4:2  pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.

2Co 4:3  Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto,

2Co 4:4  nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

2Co 4:5  Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus.

2Co 4:6  Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.

2Co 4:7  Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.

2Co 4:8  Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;

2Co 4:9  perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;

2Co 4:10  levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.

2Co 4:11  Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal.

2Co 4:12  De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida.

2Co 4:13  Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos,

2Co 4:14  sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará convosco.

2Co 4:15  Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.

2Co 4:16  Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.

2Co 4:17  Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,

2Co 4:18  não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

 

 

É necessário Morrer para que aja vida. Nós que estamos vivos temos que morrer para que aja vida aos que estão mortos espiritualmente.

Se a semente não morre então não há fruto, não haverá a planta. Assim como a semente é necessário morrer para que outros possam viver.

Se não fosse o sangue de todos os mártires que vieram antes de nós. Aqueles que deram suas vidas para que a palavra de Deus chegasse até nós e para que hoje eu você tenhamos vida. Eles tiveram que morrer. Se não fosse Paulo, Pedro, Martim Lutero e o próprio Jesus. Nós não seríamos conhecedores do evangelho como hoje somos.

Se Jesus disse que é necessário morrer, tomar a sua cruz e segui-lo. Se é necessário morrer então por que  não morremos? Por que não entregamos tudo nas mãos de Deus? Por que hoje o mundo esta cansado de ver uma igreja que não carrega a mensagem da morte? Por que? Por que hoje não vemos esta mensagem nas igrejas? Sabe o porquê? A resposta é porque esta mesma igreja se recusa a morrer, se recusa a se doar, a se entregar; a perder do seu tempo pra salvar uma vida.

Se a ordem é morrer por que não vemos mais vidas sendo geradas dentro deste principio. Muitas igrejas estão lotadas de pessoas. Sim mas por que elas estão lá? Nas festas as igrejas ficam lotadas. Ou o culto da benção ninguém falta. E quando temos vigílias ou reuniões de oração as igrejas estão vazias. Ninguém mais quer pagar o preço da oração, ninguém mais paga o preço de jejum. De buscar a Deus por buscar. Se jejua por causa de troca. Se ora por causa de troca . se adora porque quer receber de Deus algo.

Isso não é só aqui. É em todas as igrejas.

Isso esta acontecendo porque existe algo errado em nosso meio. Existe algo errado no que chamamos evangélicos. Algo errado na forma como propagamos o evangelho do reino de Deus. Reino de Deus e não o nosso reino. Não o reino desta terra, não o seu reino, mas o evangelho de Deus para beneficio do reino de Deus. Não o seu beneficio.

Existe algo errado na igreja, confundindo o Evangelho de Deus com outros evangelhos.

E o povo por falta de líderes que preguem o que o povo precisa ouvir e não o que o povo quer ouvir.

O povo esta adorando outros bezerros de Ouro. E o grande bezerro de ouro dos nossos dias é a benção, a prosperidade é a saúde, é o meu bem estar. É o meu carro, é a minha casa, o meu reino a minha vontade.. O meu, o meu, o meu!.

Você vê por todo lado. Campanha de 40 dias de jejum pela vitória, 7 passos para alcançar a benção; 18 maneiras de ser próspero; “318 maneiras de fazer com que Deus faça o que eu quero”. (Não importando se Deus quer fazer ou não. Assim a oração do pai nossos seria assim: “Seja feita a minha vontade”. Mas vc pode pensar:  “há esta oração não serve pra mim, é Jesus que orou, é pra ele. Pois ele é santo, não eu”

            Quantos de vocês já foram em alguma campanha que dizia: Campanha do negue-se a si mesmo; ou 3 passos para morrer; 7 maneiras de amar o seu próximo como a si mesmo;  40 dias de jejum para carregar a minha cruz? Quem já foi? Quem já viu? Se não foi, por quê não foi? Por que não vemos estas campanhas por ai? Porque isso não vende, isso não trás ibope, isso não trás vidas para minha igreja. A igreja é de Cristo e ele sabe quem é dele ou não, e no dia do juízo final Ele vai separar os que realmente vieram a Ele de coração e os que vieram esperando algo em troca.

 Aí você pode dizer:

Há mas isso não é importante. O importante é eu ter o carro do ano, o importante é eu ser abençoado. Preciso mostrar o quanto abençoado sou. Preciso mostrar a benção! Porque se eu tenho um carro importado é porque Deus me deu! Porque é muito óbvio pra mim, e só pra mim,  que Deus esta mais preocupado em colocar dinheiro nas minhas mãos pra que eu possa comprar coisas caras e tolas do que ele me dar dinheiro para eu aliviar a dor dos aflitos. 

Deus é tão bom pra mim, ele é tão sábio e misericordioso que ele prefere que eu compre meu centésimo par de sapato . É, Ele prefere isso do que eu ir lá e comprar algumas marmitas e dar para as crianças carentes.  O Importante é o meu ego. É o meu reino a minha justiça. Eu trabalhei, eu mereço! Eu trabalhei, eu ganhei, eu conquistei o importante é viver como se não tivesse morte. Porque pensar em morte é coisa negativa, e coisa negativa não é de Deus.

Muito estão pensando desta maneira por aí. E você como está vivendo?

 

Em Mateus 16 :21 diz assim:

 

Mat 16:21  Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia.

 

Mat 16:22  E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.

Mat 16:23  Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.

Mat 16:24  Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

Mat 16:25  Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.

Mat 16:26  Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?

 

Jesus dizia aos discípulos que ele iria sofrer muito e morrer e depois ao terceiro dia ressuscitaria. MAS  Pedro o repreendeu (veja que desde o inicio a igreja se escandalizou com a mensagem da morte) dizendo não vá Jesus. Não sofra!. E Jesus disse: arreda satanás! Porque você não pensa nas coisas de Deus e sim nas coisas do mundo, você não vê com olhos espirituais e sim com olhos carnais.

 

Note que quem fizer de tudo para garantir a sua vida neste mundo não merecerá a vida no céu, mas quem viver esta vida pensando na vida eterna,  perderá o controle da sua vida neste mundo e fará a vontade de Deus. Quem vive olhando as coisas deste mundo e quer as coisas deste mundo, receberá apenas o que este mundo pode dar.

 

 Mas o que vive com os olhos no eterno este receberá do que a eternidade reserva para cada um de nós.

 

Sabe porque existem fanáticos que dão suas vidas e se matam? Porque  eles apreenderam a vida toda que morrer por um motivo é algo bom. Eles estão morrendo da forma errada, mas eles estavam pensando na eternidade. Por isso a vida não é algo tão precioso para eles.

Onde estão as igrejas hoje que pregam: morram! Morram pra suas vontades, morram pros seus desejos, se entreguem! Onde estão? Onde está a igreja que diz: meu irmão não compre o carro do ano, venda e de aos pobres!

 Assim como os missionários moravianos que se vendiam como escravos para pregarem aos escravos? Eles aprenderam que para que outros possam viver vale a pena morrer, vale a pena perder tempo, vale a pena perder tudo para que outros possam viver. Missionários e muitas pessoas na china morrem para que se continue pregando o evangelho em todo lugar e que outros possam viver eternamente.

Existem ainda hoje pregadores que querem seguir o exemplo de Jesus e morrer por outros. Porque Jesus morreu por mim e por você. Se você chegar a este ponto, de deixar de fazer a sua vontade para fazer a vontade de Deus, se entregar por outros, morrer pra você mesmo, aí sim você pode dizer como em gálatas 2:20 - logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim;

 

a vida eterna é para os que creem E OS QUE CREEM não TEM MEDO DA MORTE. e OS que não tem medo são os que creem.

 

2Ti 4:2  pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência.

2Ti 4:3  Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir.

2Ti 4:4  Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas.

2Ti 4:5  Mas você, seja moderado em todas as situações. Suporte o sofrimento, faça o trabalho de um pregador do evangelho e cumpra bem o seu dever de servo de Deus. (NTHL)

 

 

Comments