Clube

 
1. A Razão de ser do Clube Europeu JF

A ideia de formar um clube Europeu na Escola Secundária José Falcão surge em 2007 na sequência da participação, por convite da Associação Portuguesa do Parlamento Europeu de Jovens, de um grupo de oito alunos na sessão anual, onde seria seleccionada a escola que iria nesse ano representar Portugal num Fórum internacional, a realizar em Dublin. As línguas de trabalho foram, exclusivamente, o inglês e o francês.
Aos nossos alunos coube, por sorteio, o tema sobre as mudanças climatéricas, em que teriam de fazer um projecto de recomendações e defendê-lo em sessão plenária. A par deste tema, outras escolas trataram de relações internacionais, guerra do médio oriente, migrações, alargamento da comunidade europeia, etc.
Embora, a nossa equipa não tenha alcançado o primeiro lugar, mas sim o segundo, foi convidada para participar num fórum que se realizaria em Istambul.
A experiência foi de tal forma enriquecedora, o crescimento intelectual, cívico e humano dos jovens foi tão notório, que consideramos que deveríamos proporcionar experiências idênticas a um maior número de alunos. Assim, surgiu a ideia de integrarmos a escola na rede dos clubes europeus, cujos objectivos foram os seguintes:
· Criar um espírito crítico europeu entre os seus membros, transmitindo-o aos outros membros da comunidade em que estão inseridos;
· Promover, com o apoio das entidades competentes, acções de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre:
· A Europa (aspectos geográficos, históricos, culturais, económicos);
· As instituições da União Europeia e os órgãos do Conselho da Europa (estrutura, funcionamento, objectivos);
· Os Estados-membros da União Europeia e os países do Conselho da Europa (aspectos da vida política, social, cultural);
· O património cultural e natural da Europa;
· Os problemas contemporâneos que a Europa enfrenta;
· O papel da Europa no Mundo;
· O processo do alargamento da União Europeia e as suas implicações;
· Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu;
· Contribuir para a compreensão e tolerância recíprocas;
· Contribuir para uma tomada de consciência relativamente à interdependência europeia e mundial e à necessidade de cooperação;
· Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade dos alunos enquanto jovens cidadãos europeus, no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural,
· Complementar, através de empenhamentos práticos de exercício de cidadania, tanto à escala regional, como nacional e europeia, a formação estritamente curricular.

2. Inserção do Clube na comunidade escolar

O Clube desenvolve diversas actividades, com o objectivo de implicar toda a comunidade escolar Destaca-se, a título de exemplo:
Eleições para o Parlamento de Jovens, dando-se especial ênfase à campanha eleitoral e para tal a Direcção da Escola disponibiliza autocolantes e posters, incentivando um clima de festa. Não será por acaso que a actual Associação de Estudantes é composta por alunos que participaram activamente no Clube.
Dia da Europa - na comemoração da efeméride, entrega-se os diplomas dos alunos que participaram nas actividades ao longo do ano.
Primavera na Europa - Neste programas, a escola é visitada por um antigo aluno que esteja a exercer funções na Comunidade e promove-se o debate sobre a Europa.
Holocausto - o clube associa-se à comemoração internacional do Holocausto. Este ano decorreu de 12 a 16 de Abril.
Comemoração do Centenário da República - O Clube associou-se às comemorações do Centenário.
Subpáginas (1) Projectos Futuros