Língua Portuguesa

 
 
Portal da Língua Portuguesa
 
 

 Portal da Língua Portuguesa

Vocabulário Ortográfico do Português

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Graus dos Adjetivos
 
 
 
 
 
 
Livros on-line
     
 
 

     
 
 
 
 
 
 
 

 
 Resumo

 

 

“O Cavaleiro da Dinamarca” de Sophia de Mello Breyner Andresen

       Esta obra fala sobre uma grande viagem de um Cavaleiro que vivia com a sua família numa casa, no meio de uma floresta, na Dinamarca. Este país fica no norte da Europa. Aqui, os Invernos são frios mas na Primavera tudo ganha mais vida.

     A história começa numa noite de Natal com esse Cavaleiro a dizer à família que ia fazer uma grande viagem até à Terra Santa. Queria passar o próximo Natal, no local onde Jesus tinha nascido. Assim foi. Na Primavera seguinte, despediu-se da família e prometeu-lhe que no Natal a seguir ao próximo já estava junto deles.

     Em Belém, rezou por todos os homens e pela felicidade no mundo.

     Em Jafa, conheceu e ficou amigo de um mercador de Veneza. Este pediu-lhe para ir com ele conhecer a sua linda terra e já lá, ouviu-o contar uma história sobre a mais bela mulher daquele lugar, chamada Vanina.

     O Cavaleiro foi conhecer outras terras de Itália. Em Florença ouviu falar de Dante, o maior poeta daquele país. Passou pelos Alpes e por França e chegou a Flandres onde ouviu falar de um português chamado Pêro Dias.

     Em todas as terras por onde passava ouvia histórias sobre mares, ilhas, povos desconhecidos e países distantes.

     Caminhou lentamente durante longas semanas.

     Na antevéspera do Natal, chegou a uma povoação que ficava perto da sua floresta. Com muita dificuldade foi avançando mas perdeu-se no caminho pois parecia que tudo tinha mudado de lugar. De repente, foi guiado por uma luz forte que apareceu. À medida que se ia aproximando desses raios de luz, reparou admirado que era o grande abeto que ficava ao lado da sua casa e estava cheio de luzes que os anjos do Natal lhe tinham posto para o guiar.

     É por esta razão que na noite de Natal, se iluminam os pinheiros.

 

Rita Teresa Marmelo Castro Oliveira, Março de 2011

 

 

 

 

 

 

              

              Biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen

 

Comments