Página inicial

 
Mais conteudos : BlogsCLIP - The first school   Colégio Luso Internacional do Porto ***** Início dos inícios *Site in English*: Educational Principles Adoption Activities Compulsory School Syllabi Human Relations at School Motivating the Pupils Preventing Pupils Difficulties School Free Activities School Management Special Needs Teaching Pupils to Assume Responsibilities Guidelines Philisophy Program of Studies Rules The Project  
Este site pretende mostrar ás gerações da última década do século XX e início do XXI   como é que, de uma simples conversa havida em 1985 com o Director do Colégio Inglês do Porto, sobre a dificuldade desse Colégio acolher uma multiplicidade de alunos de todas as nacionalidades que não sabiam falar português e inglês.

 

Provenientes da expansão da indústria portuguesa com o parecer da Comissão ao Conselho favorável à adesão de Portugal em 31 de Maio de 1985, a afluência do investimento estrangeiro sentia – se de uma forma muito grande com a afluência de famílias de trabalhadores especializados e quadros que se deslocavam para Portugal.

Japoneses, Holandeses, Coreanos, Escandinavos, Dinamarqueses, Franceses, entre outros, chegavam a Portugal sem encontrar qualquer estrutura educacional para seus filhos e sentindo a falta de integração sócia cultural.

 

Foi então que o projecto “Fundação Luso Internacional para a Educação e Cultura na Zona Norte” encontrou em mim e no meu colega de escritório Dr. Carlos Costa Ramos, uns fãs voluntários de um empreendimento que iria nos anos seguintes concretizar um absoluto sucesso de intenções na sua concretização.

Anos de muito voluntariado, horas retiradas do trabalho profissional e da companhia á família, tiveram a sua recompensa, quando se obteve o apoio institucional e a aglomeração de empresas, do Estado e de pais de crianças que ajudaram, uns com tempo, outros com dinheiro, a programar o que hoje é uma cadeia de Colégios de alto prestígio inovador.

 

Aqui ficam os testemunhos e documentos do antes, durante e depois...

 
Observar no Buzz