Internet - Campus Party Brasil 2009

 

blogosfera -  é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura. Outros termos em uso incluem "Blogtopia", "Bloguespaço", "Bloguiverso", "Blogsilvânia" e "Bloguistão". O termo "blogosfera" pode ser qualificado. Pode-se falar da "blogosfera lusófona", da "blogosfera de esquerda" etc. O conceito de blogosfera é importante para a compreensão dos blogs. Os blogs eles mesmos são, essencialmente, apenas o texto publicado dos pensamentos de um autor, enquanto a blogosfera é um fenômeno social. (Fonte: Wikipédia)

 

blogueiro - blogueiro (português brasileiro), bloguista (português europeu) ou ainda blogger são palavras utilizadas para designar aquele que escreve em blogues. O universo dos blogueiros (a soma de tudo o que está relacionado a este grupo e este grupo em si) é conhecido como blogosfera. (Fonte: Wikipédia)

 

comunidades - pode ser entendida como um conjunto de seres vivos inter-relacionados que habita um mesmo lugar. Existem as comunidades virtuais, constituídas por pessoas com interesses e objetivos semelhantes e ligações em comum, mas que se relacionam virtualmente, viabilizado pelas tecnologias da informação, como a Internet, por exemplo, através das mais diversas formas como: - Sites de relacionamento - Blogs - Fóruns, grupos de discussão - Sites de entidades não-virtuais (sites de empresas, grupos de sociais) - Conversas on-line, seja através de salas de bate-papo ou sistemas de mensagens instantâneas - Jogos on-line - Sites que permitem interação do usuário, como comentários - Sites de compartilhamento de conteúdo, como vídeos, fotos, ou música - Sites de colaboração - Sites mistos.

(Fonte: Wikipédia)

 

fan boy - fã de alguma empresa/projeto de tecnologia - Apple, Firefox, Linux etc. (Fonte: Dicionário Merriam-Webster)

 

geek - expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria" que define pessoas peculiares ou excêntricas obcecadas com tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro etc. (Fonte: Wikipédia)

 

1.      Em geral, uma pessoa que aprecia atividades intelectuais (como jogos de palavras, programação de computador e uso da Internet) mais do que a maioria da população. Nesse sentido, os convencidos defendem o termo com orgulho. Mas pode soar um tanto ofensivo quando usado por outras pessoas, o que sugere sua inadequação em relacionamentos sociais normais.

2.       Um especialista ou gênio em informática. Para obter informações sobre etiqueta, ver definição 1. Comparar com guru (guru); techie (techie, "escovador de bits"). (Fonte: Netpédia – www.netpedia.com.br)

 

hardware - o hardware, circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em contraposição ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interacção dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano.

(Fonte: Wikipédia)


malware - software desenvolvido para causar danos em computadores. (Fonte: Dicionário Merriam-Webster)

 

mídias sociais - são ferramentas on-line projetadas para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos.

Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta interação e a maneira na qual a informação é apresentada dependem nas várias perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que este é parte de sua história e entendimento de mundo. (Fonte: Wikipédia)

 

micro-blogging - é uma forma de publicação de blog que permite aos usuários que façam atualizações breves de texto (geralmente com menos de 200 caracteres) e publicá-las para que sejam vistas publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usuário. Estes textos podem ser enviados por uma diversidade de meios tais como SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, mp3 ou pela web. (Fonte: Wikipédia)


netroots - ativismo via internet. (Fonte: Dicionário Merriam-Webster)

 

pretexting - pessoa que se passa on-line por outra para obter informações de alguém em particular. (Fonte: Dicionário Merriam-Webster)

 

rede social - é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.

A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivos em comum, e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum.

(Fonte: Wikipédia)

 

software - ou logiciário é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante. Tecnicamente, Software também é o nome dado ao conjunto de produtos desenvolvidos durante o Processo de Software, o que inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais, especificações, planos de teste etc.

(Fonte: Dicionário Merriam-Webster)

 

software livre - segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível. (Fonte: Wikipédia)

 

twitter - é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. Foi fundado em março de 2006 pela Obvious Corp. em São Francisco. As atualizações são exibidas no perfil do usuário e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial ou por RSS, SMS ou programa especializado. Devido ao sucesso do Twitter, um grande número de sites parecidos foram lançados ao redor do mundo. Alguns oferecem o serviço para um país específico, outros unem outras funções, como compartilhamento de arquivos que era oferecido pelo Pownce.

(Fonte: Wikipédia)

 

videoblog ou vlog - é uma variante de weblogs que cujo conteúdo principal consiste de vídeos. Originalmente, e para certos programadores, são decifradores, ou hackers (singular: hacker) indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas.

(Fonte: Wikipédia)

 

webinar - um seminário realizado on-line. (Fonte: Dicionário Merriam-Webster)


weblog - um weblog, blog, blogue ou caderno digital é uma página da Web, cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos de tamanho variável, chamados artigos, ou "posts"). Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, costumam abordar a temática do blog e podem ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. (Fonte: Wikipédia)

 

Termos extraídos de glossário de sobrevivência Campus Party Brasil 2009.

Disponível em: http://www.campusparty.com.br/tl_files/Brasil/2009/content/PressKitCP.doc


Comments