Pergunta
16 anos
O preservativo rompeu mas eu tomo a pílula, corro muitos riscos de estar grávida?

Resposta
Relativamente à questão da gravidez, desde que tenha tomado a pílula corretamente, sem falhas, não há risco de poder engravidar. Já relativamente à questão das IST o risco existe caso seja um parceiro desconhecido...


Pergunta
15 anos
É possível ter rompido o hímen sem ter tido relações sexuais?
 
Resposta
Sim, mesmo sem haver penetração o hímen pode romper-se, por exemplo com a masturbação ou carícias mútuas. Tratando-se de uma membrana muito frágil que se encontra à entrada da vagina, é muito fácil de romper. Algumas vezes até com a prática de ginástica, andar de bicicleta ou um desporto mais violento pode romper.
 

Pergunta
É possível o médico saber se já rompemos o íman num exame de ginecologia?
 
Resposta
Sim, ao efetuar um exame ginecológico é possível avaliar se houve ou não a rotura do himen.
 

Pergunta
O corrimento é alguma infeção? É preciso tomar alguma coisa para isso passar?
Resposta

O corrimento vaginal nem sempre é sinal de doença, dependendo da sua cor, consistência, aspeto e cheiro. Um corrimento transparente e sem cheiro é um corrimento normal que não acarreta qualquer problema.

Já um corrimento branco, amarelado, rosado ou amarelo-esverdeado, com mau cheiro ou que provoque algum prurido (comichão) vaginal, será sempre sinal de infeção causada pela presença de microrganismos. Nestas situações deverá ir sempre ao seu médico de família para fazer o tratamento adequado à situação.


Pergunta
13 anos
É verdade que o tamanho do pénis influencia no prazer sexual?
Resposta

O pénis aumenta de tamanho e engrossa durante a puberdade, mas trata-se de um processo lento que não acontece da noite para o dia. Há rapazes que se preocupam com o tamanho do seu pénis, mas a verdade é que os pénis são todos diferentes uns dos outros. Uns são grossos, outros são compridos, uns são finos, outros ligeiramente inclinados. O que importa é que saibas que as pessoas têm ritmos de amadurecimento diferentes e que é muito raro os rapazes da mesma idade terem todos o mesmo tamanho de pénis antes de concluírem a puberdade. Uma vez terminado o período de maturação, os pénis da maioria dos rapazes têm geralmente o mesmo tamanho quando eretos, independentemente do tamanho que tenham quando estão flácidos (não eretos). O tamanho do pénis não tem nenhum significado especial — é como ter pés grandes ou pequenos. Relativamente à questão que colocas, se o tamanho do pénis influencia o prazer sexual, a resposta é simples. Independentemente do pénis ser grande ou pequeno, a vagina da mulher vai adaptar-se a esse tamanho porque apresenta alguma elasticidade, logo, a satisfação sexual existirá sempre sendo grande ou sendo pequeno.
No entanto, quanto à satisfação sexual são vários os estudos que atribuem uma maior importância à afetividade, do que ao tamanho dos órgãos genitais.


Pergunta
16 anos
Não quero ter relações sexuais, mas gosto de me divertir com o meu namorado... O que dará mais prazer sem ser preciso arriscar? A masturbação? Ou a penetração com roupa?
 
Resposta
A descoberta do afeto, do carinho e do amor através da troca de experiências que dão prazer a ambos, numa relação de namoro, é uma forma saudável de viver e experienciar a sexualidade na adolescência. Essa afirmação decidida de não querer ter relações sexuais é muito importante já que denota alguma insegurança e sentimento de que ainda não estás preparada e então não deves mesmo correr riscos, jogando pelo seguro.
Através dos beijos, das carícias nos seios e nos órgãos genitais ou masturbação, podem então obter a satisfação necessária para se sentirem bem um com o outro, e ir percorrendo um caminho seguro até ao dia em que sintam que estão completamente preparados para assumir a relação sexual plena, sem nunca esquecer a proteção contra uma possível gravidez e uma infeção sexualmente transmissível.
 

Pergunta

15 anos

Como é a primeira vez? Tenho uma certa vontade mas também tenho medo… Podem me ajudar? O que se tem de fazer? Que cuidados devemos ter, antes, durante a relação e depois?

Resposta

A “primeira vez” é um momento muito importante e para que marque positivamente a tua vida, ele tem de ser perfeito. Para a maioria das pessoas, é uma situação que gera ansiedade, acompanhada de excitação, euforia e até medo conforme referes. Ninguém esquece a primeira relação sexual, porque normalmente fazemos muita “fantasia” e criamos muita expectativa de como vai ser esse momento.
O primeiro passo para assumir uma relação sexual é conhecer o próprio corpo e descobrir a sexualidade do outro através da troca de experiências, afecto e carinho, O namoro ou “andar com” serve exactamente para esse conhecimento afectivo e sexual, os beijos, as carícias nos seios e nos órgãos genitais fazem parte dessa descoberta. Não esquecer que, até que ambos os jovens se sintam preparados para assumir uma relação com penetração, a satisfação pode obter-se mediante o uso das mãos e da masturbação um pelo outro ou cada um separadamente.
Para avançar para o passo seguinte, é importante um sério diálogo sobre: se é vontade dos dois ou é só de um, qual o método de contracepção para se protegerem de uma gravidez ou de uma doença transmitida através da relação sexual, o lugar e o momento da relação, se não há pressões, etc. Se todos estes aspectos estiverem claros para os dois, ajuda a atenuar a ansiedade e a preocupação na hora da relação, levando a que esse momento seja então, perfeito.

 

Pergunta
16 anos
Desculpem a pergunta mas é normal eu não conseguir ter prazer ao masturbar-me? (sou rapariga)
Porquê?
 

Resposta

A masturbação é formada por um conjunto de actividade auto-eróticas, ou seja, acções (como a estimulação do pénis no homem e do clítoris na mulher), pensamentos sexualmente excitantes, muitos dos quais incluem afectos e emoções agradáveis, que no seu conjunto levam a modificações fisiológicas (no nosso corpo) que nos podem levar até ao orgasmo (o máximo de prazer).
Num estudo feito com jovens de 15 anos, verificou-se que perto de 70% dos rapazes e 45% das raparigas se masturbavam. Como vemos, nem todos temos que sentir a necessidade da masturbação, mesmo sendo ela normal.
Além das diferenças que existem de umas pessoas para as outras, também existem mudanças na vida de cada um de nós. Por exemplo, nas alturas em que nos sentimos mais cansados ou com maior pressão (testes ou exames da escola, problemas com familiares ou amigos, etc.), as nossas necessidades em relação à masturbação podem mudar, em muitos casos diminuindo ou mesmo desaparecendo.
Assim, se a rapariga estiver ansiosa e apreensiva e não relaxar, podendo mesmo estar a sentir “culpa” ou preocupada haverá uma grande probabilidade de não sentir prazer no ato da masturbação.

 


Pergunta
14 anos

Tenho um problema, acho que tenho escorrimento vaginal, ja procurei na net e estou assustada com isso, tenho medo de contar a minha mae e de ter de ir a um ginecologista pois nao quereria que ele descobrisse que o meu iman ja rompeu devido a masturbaçao e tenho muita vergonha disso e medo de contar a minha mae e pai, por favor podem me dar alguma ajuda ou indicar me um sitio onde posso flr com alguem sobre isso sem ter o medo de essa pessoa ir flr com os meus pais?


Resposta

O corrimento vaginal é normal e varia de mulher para mulher em termos de quantidade produzida. O seu aspecto é aquoso, sem cor e sem cheiro. Se estas características se alterarem, principalmente cor e cheiro, deves procurar ajuda médica. Quanto ao sitio onde falar com alguém, tens disponível na escola o Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (junto da secretaria dos alunos) ou podes sempre contactar a professora responsável (Profª Isabel Marina) que te proporcionará uma conversa com um profissional de saúde.

 

Pergunta
17  anos
O que é a ejaculação feminina? como uma rapariga sabe que tem?
Resposta
Este tema é ainda pouco discutido por ser considerado um mito. Não havendo muito consenso, várias teorias referem que a ejaculação feminina existe, que se trata de uma libertação de uma certa quantidade de líquido quando a mulher atinge o orgasmo. Nem todas as mulheres experienciam isto e nem o facto de não experienciarem quer dizer que tenham algum problema. Sendo aspectos ligados à sexualidade humana, devem ser encarados e vividos como experiencias pessoais e individuais.


Pergunta
15 anos
Porque que nao consigo tocar na glande do meu penis? 

Resposta
A glande do pénis é uma zona muito sensível. Na maior parte dos casos está coberta e protegida pelo prepúcio. Quando se puxa o prepúcio para trás e se deixa a glande a descoberto, esta fica muito sensível ao toque. Não é problema nenhum, é apenas uma questão de hábito. Nos jovens que são circuncisados, isto é, que já não têm o prepúcio, ou naqueles que conseguem fazer o seu repuxamento de forma fácil, a glande está permanentemente descoberta e em contacto com a roupa e assim já não é tão sensível e já se pode tocar mais facilmente.
 

Pergunta
17 anos
Olá, o que é a gonorreia?

Resposta
A gonorreia é uma infeção sexualmente transmissível provocada por uma bactéria chamada Neisseria gonorrhae . Este microrganismo encontra-se preferencialmente em zonas quentes e húmidas do corpo, como as vias urinárias e a vagina e só se transmite por contato direto através da relação sexual. Não se transmite pelas toalhas, roupa, casas de banho públicas, piscinas, etc.
Os sintomas são bastante sugestivos, havendo uma secreção purulenta, ou seja, uma saída de pús amarelado pelo pénis ou pela vagina, ardor ao urinar e dores abdominais.
O tratamento é feito à base de antibióticos que vão eliminar a bactéria, mas este tratamento deve ser iniciado "a tempo", já que se o não for, no caso de se andar a esconder estes sintomas, poderá esta infeção estender-se a outros órgãos com consequências bastante graves, entre as quais a esterilidade (impossibilidade de poder ter filhos).
 

Pergunta
17 anos
Sinto atração por várias pessoas ao mesmo tempo, o que fazer?
Resposta
Durante a adolescência ocorrem inúmeras transformações não só de ordem física, mas também de ordem psicológica e social. O despertar da sexualidade nos adolescentes traz a necessidade de pôr em prática algumas descobertas nesta etapa da sua vida. Dado que o adolescente vive uma "explosão" de sentimentos, depara-se com uma série de expectativas que vão interferir na forma como se relaciona com os seus amigos e amigas. Por vezes, poderá sobrepor-se à simples amizade, uma necessidade de querer experimentar algo mais, acontecem as fantasias sexuais, e gerir todo este processo não é fácil. Essa atração que referes, certamente estará ligada a estes aspetos, sendo absolutamente normal e que não requer da tua parte uma preocupação especial. A seu tempo, acabarás por encontrar a pessoa certa a quem dedicarás toda a atenção.
É também normal nesta idade, a existência de atração por pessoas do mesmo sexo, que faz parte do processo de construção da identidade sexual.
 

Pergunta
15 anos
Quando um rapaz se masturba aparecem borbulhas, essas borbulhas fazem mal a saúde?
Resposta
Essas borbulhas que aparecem, principalmente na face, são de causa hormonal e é um acontecimento normal da puberdade pelo qual todos os adolescentes passam. Durante a puberdade, as hormonas que estão a comandar todo o processo de crescimento e desenvolvimento provocando todas as alterações físicas e psicológicas, ativam as glândulas sebáceas que podem começar a produzir gordura em demasia (estas glândulas vão aumentar de tamanho e começar a produzir uma substância oleosa, o sebo, que vai entupir a saída da glândula, provocando uma borbulha). A tudo isto se dá o nome de ACNE e é perfeitamente normal nos adolescentes. Contudo, não é igual em todos... uns têm mais, outros têm menos.
Como podes perceber, isto nada tem a ver  com a masturbação. Não é a masturbação que provoca borbulhas!
A masturbação é também um fenómeno natural na descoberta do corpo, pelo rapaz ou rapariga, e não prejudica a saúde como muitas vezes se quer passar essa mensagem. Este é até, um dos grandes mitos que circula no seio dos jovens, em que querem fazer acreditar que a masturbação provoca borbulhas e faz mal à saúde. Como vês, nada disto é verdade, mas sim um mito.

Pergunta
13 anos
Como as raparigas se masturbam?
 
Resposta
Tal como nos rapazes (através da estimulação do pénis), a masturbação nas raparigas tem o mesmo objetivo, isto é, descobrir o próprio corpo e obter prazer na sua intimidade. Para tal, as raparigas masturbam-se acariciando e estimulando o clitóris ou outras zonas erógenas como os seios.
 

Pergunta
15 anos
Eu sinto que já estou pronta para iniciar a minha vida sexual e o meu namorado também, mas ambos temos vergonha de ir à farmácia ou ao super mercado comprar preservativos. Como fazemos?
Resposta
É muito importante o passo que estão a tentar dar, e é também importante o querer saber como o dar sem correr riscos desnecessários. Uma correta informação é fundamental para se sentirem mais preparados a concretizar tão importante desejo. 
Além da informação, é também muito importante que ambos estejam conscientes desse desejo comum, isto é, que ambos queiram muito e que haja nessa relação algo de mais forte do que apenas uma amizade, afeto, carinho, amor, que faça com que esse momento seja uma experiência agradável e marcante, para que possa ser recordada no futuro dessa forma, e não como uma experiência negativa e traumatizante. Também o lugar e o momento devem ser preparados para evitar constrangimentos e garantir a privacidade do acontecimento.
Quanto à prevenção, que é a vossa preocupação, e ainda bem, têm sempre à vossa disposição a consulta do adolescente com o vosso médico de família, que vos atenderá com a confidencialidade devida e onde podem obter os contracetivos de forma gratuita. Poderão ainda recorrer ao GIAA (Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno - junto à secretaria dos alunos) da vossa escola, que funciona às segundas-feiras das 9:00h às 12:30h, onde também serão atendidos por um profissional de saúde.
 

Pergunta
13 anos
Ola, eu e o meu namorado somos muito unidos e ultimamente quando estamos juntos num local mais fechado só nos os dois ele costuma me passar a mão dele na zona da minha vagina mas quando estou de calças e quando vou de legins por dentro delas mas não por dentro das cuecas e ele diz que gosta e que tbm gosta quando sou eu a por a mão por dentro das calças dele, ate mesmo por baixo dos seus boxers, eu não sinto muito "prazer" mas ele eu acho que sim, é normal? e tbm normal ele gostar de fazer isso e eu não me importar se sim ou se não? as vezes quando estamos em publico ele diz me ao ouvido que gostava de me estar a fazer aquilo e eu sinto me um bocado incomodada, como lhe explico e falo com ele sobre isso?
Resposta
Esses jogos de carícias são importantes para o estabelecimento de uma relação mais próxima entre os dois, desde que sejam respeitados os sentimentos de cada um. Acariciar o corpo dá prazer e ajuda a um melhor conhecimento. Muitas vezes, o facto de estarem nalgum lugar com com receio de algo, como por exemplo serem descobertos, pode ser suficiente para haver uma inibição do prazer. Pode então ser normal não sentires prazer e o teu namorado sentir. O que interessa é que esse facto não vos incomode nem prejudique a vossa relação.
Quanto aos pedidos que ele te faz, se achas que no momento não deves fazê-lo, diz-lhe claramente isso. Conversa com ele e diz-lhe que não te sentes bem com esses pedidos. Ele terá que compreender e se gostar mesmo de ti, compreenderá certamente. Lembra-te que não deverás ceder a qualquer pressão e agir sempre pela tua vontade.
 

Pergunta
16 anos
Olá, o meu namorado já me pediu várias vezes para lhe fazer sexo oral mas eu primeiro queria saber as vantagens e as desvantagens que isso me pode trazer?

Resposta
Não se trata de vantagens ou desvantagens. O sexo oral é mais uma prática, e tal como as outras só depende do que ambos sintam ao fazê-la. É fundamental também que ambos estejam de acordo e que ambos o desejem fazer. Se não quiseres porque isso te incomoda ou porque não te sentes bem, não deves fazê-lo só para lhe fazer a vontade. Não vais demonstrar que gostas dele fazendo uma coisa que não queres!... Se decidirem avançar, deverão fazê-lo de forma segura, tendo sempre presente o risco que existe de contrair uma IST (infecção sexualmente transmissível).

Pergunta

14 anos
ola, eu queria saber se quando uma mulher está com o periodo e tem sida, ela pode transmitir a outra pessoa?

Resposta
O vírus VIH encontra-se no sangue das pessoas infectadas. Uma mulher menstruada tem uma hemorragia sanguínea (perda de sangue) logo, se houver uma relação sexual desprotegida, isto é, sem preservativo, existe uma grande probabilidade de infectar o parceiro. Recorde-se que as duas formas de transmissão mais importantes do vírus são a relação sexual sem preservativo e o contacto com sangue infectado.

Pergunta

15 anos
Tenho 15 anos posso masturbar-me?

Resposta
A masturbação é um acto de auto-estimulação de partes do corpo com o objectivo de obter prazer. No passado, o sexo era tido como um pecado e por isso a masturbação também era condenada.
Hoje em dia, com todas as mudanças na sociedade e na forma de pensamento, assiste-se a uma maior liberdade em abordar estes temas, podendo então afirmar-se que a masturbação é inofensiva e permite à pessoa um melhor conhecimento do seu corpo e do funcionamento de parte da sua sexualidade.
Através da masturbação, muitos jovens durante a puberdade experienciam o orgasmo e a ejaculação e é nesta fase da vida que iniciam esta prática com o intuito de obterem prazer sozinhos.
Os estudos que têm sido feitos revelam que cerca de três quartos dos rapazes e metade das raparigas, o fazem. Assim, respondendo à questão, também somos de opinião que não existe qualquer inconveniente.
 

Pergunta

14 anos
A minha mãe diz que lhe continua a doer quando tem relações sexuais, pode-me explicar porquê? 

Resposta
Mesmo numa mulher adulta já com atividade sexual, as relações podem tornar-se dolorosas.
Existem várias causas, podendo ser de origem física ou de origem psicológica. As causas físicas são a maioria e normalmente estão associadas a relações mais intensas ou mesmo a determinadas posições mais incómodas, ou a uma insuficiente lubrificação da mucosa vaginal. 
A dor pode também estar relacionada com uma possível infeção ou malformação. 
As causas psicológicas, menos frequentes, incluem as situações de traumas antigos ou situações que provoquem a contração involuntária dos músculos da vagina dificultando a penetração, e causando dor. 
Contudo, esta situação a manter-se muito tempo não é normal. Convém esclarecer a causa dessas dores e fazer o tratamento adequado, pelo que aconselhamos a ida ao médico de família ou especialista em ginecologia.

Pergunta

19 anos
Iniciei à pouco tempo a minha actividade sexual. nas práticas que tive ejaculei muito cedo. Será que é um problema de ejaculação precoce? 

Resposta
Podemos de facto falar em ejaculação precoce, mas não vemos para já que isso seja um problema. É normal nos jovens que isto aconteça nas primeiras relações ou experiências sexuais, pelo que não devem ficar preocupados com o facto. Não é sinal de que algo esteja mal fisicamente, apenas algum distúrbio a nível psicológico estará a afetar essas experiências sexuais, podendo ser, falta de experiência, ansiedade, preocupação de serem apanhados, ou alguma experiência antiga que tenha sido negativa.
Não deverás preocupar-te muito com esta questão e verás que se tudo for bem preparado, e ambos estiverem certos daquilo que podem fazer, claramente informados e a fazer uso dos métodos contracetivos mais adequados e gostarem um do outro, vais ganhando a autoconfiança necessária para que esse problema desapareça. 
 

Pergunta
15 anos 

Eu tive relações com preservativo e agora na semana 1 da pilula esqueci-me de tomar 1 comprimido e la diz q assim podemos ter possibilidades de engravidar na semana anterior. Mas isso não acontece se eu tiver usado preservativo pois não? 

Resposta
Desde que o preservativo tenha sido usado de forma correta e sem qualquer anomalia, é o suficiente para prevenir a gravidez. Contudo, deve manter sempre essa atitude de usar a proteção do preservativo (única forma de prevenir as infeções sexualmente transmissíveis), mesmo estando a tomar a pílula, havendo apenas o cuidado de evitar os esquecimentos.

Pergunta
17 anos
tenho todos os sintomas de depressão, o que posso fazer para sair da depressão sem pedir ajuda a ninguém?

Resposta
Como sabes, a adolescência é uma etapa em que acontecem grandes transições na tua vida, não só físicas mas também psíquicas, relacionais e afetivas. Estas alterações podem levar a que te sintas estranha/o contigo mesma/o e também com os outros. Por outro lado, nem todos os jovens reagem e ultrapassam da mesma forma estas situações.
Quando referes sintomas de depressão estás possivelmente a referir-te a algo que está a afetar a forma como te vês como pessoa ou como te relacionas com os outros, incluindo família e amigos ou com a escola. Não sabendo a que tipo de sintomas ou sinais te referes, convem alertar que para fazer o diagnóstico de depressão, enquanto doença que pode afetar o normal funcionamento da tua vida, é necessário um profissional especializado que no caso deverá ser um médico. Só ele poderá ajudar-te com o tratamento adequado, e indicando-te complementarmente, estratégias de autoajuda, como por exemplo a prática de exercício físico regular, técnicas de relaxamento, leitura de livros, etc.
Deverás então procurar ajuda. Mas a primeira ajuda poderá estar aí na escola, junto dos responsáveis ou dos profissionais de saúde do gabinete de atendimento e apoio ao aluno.
Dificilmente existirá solução sem ajuda, e não tratar situações destas a tempo, pode comprometer o teu futuro, pelo que apelamos a que procures essa ajuda.
Podes ainda contactar-nos pelo e.mail: gabinetevirtual@gmail.com
A tua confidencialidade e anonimato será sempre garantida.
  

Pergunta
17 anos
"... sempre que tenho um namorado sinto-me estranha e com medo de ter a minha "primeira vez" ..., pois ... quero que a próxima nao seja razao de arrependimento e quero-me sentir bem com a pessoa. o que faço?"

Resposta
A insegurança perante uma primeira relação é normal e expectável em qualquer pessoa, e mais ainda quando existem antecedentes de situações traumáticas. A confiança e o apoio do par pode fazer toda a diferença e ajudar a ultrapassar as angústias. Mas por vezes não é suficiente. Em alguns casos, pode haver necessidade de apoio diferenciado. Se assim entenderes, podes procurar contactar-nos no Gabinete de Atendimento na escola ou junto da professora responsável pelo mesmo. Se preferires manter a confidencialidade, contacta-nos através do Clica Já (enviando o teu email) ou directamente para o email: 
projeto.escolas12@gmail.com


Pergunta
14 anos
Olá desde já. 

Eu tenho andado com problemas com o meu namorado...ele é muito desconfiado e quer saber tudo o que faço ou onde vou... gostaria, se possível, que me ajudassem. Obrigado

Resposta
Os conflitos e desentendimentos fazem parte duma relação, sendo importante não deixar que os mesmos se arrastem até situações limite de agressão ou violência.
É ainda importante que o teu namorado também reconheça que existe um problema. Só desta forma vão poder ultrapassá-lo. Primeiro deves escutar com atenção a opinião dele sem lhe dirigires quaisquer acusações. Deves conversar com ele dizendo-lhe que não é do teu agrado que te ande a “controlar”. Se ele gosta de ti, deve aceitar-te como és e tem de confiar em ti. 
Caso não o aceite, não reconhecendo que está a agir mal, terás de ponderar e pensar no futuro dessa relação. Como sabes, se quiseres falar sobre o assunto podes procurar apoio no gabinete de informação e apoio ao aluno a funcionar na tua escola. A tua confidencialidade será garantida.



Pergunta
15 anos
tomei a pilula do dia seguinte após algumas horas de relação desprotegida, com penetração, a noite tomei coca-cola e na hora de dormir... tive um orgasmo, sozinha, alguma dessas duas coisas pode interferir no efeito da pílula?

Resposta
A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo a usar em situações de emergência. Uma relação sexual desprotegida na adolescência, sendo uma situação de emergência, não deveria acontecer com os recursos e o conhecimento que existe nos dias de hoje. O risco da gravidez não desejada e do contágio com infecções sexualmente transmissíveis é mais do que suficiente para se assumir a vivência de uma sexualidade responsável, evitando correr esses riscos. Portanto, o que aconselhamos é a adopção de uma contracepção eficaz e adequada. Se não estiver disponível no momento? O adiamento é um sinal de responsabilidade!
Relativamente à questão colocada no final, nem as bebidas nem o orgasmo interferem com a eficácia contraceptiva da pílula.

Pergunta

Como saber que estou grávida sendo que foi a minha primeira vez?

Resposta
O primeiro e principal sinal de gravidez é o atraso da menstruação. Contudo este atraso pode ser resultado de outras situações como um ciclo menstrual irregular, disfunções hormonais ou situações de stress. Os outros sinais ou sintomas mais comuns e que aparecem mais tardiamente são os enjoos matinais, os desejos, o aumento dos seios, dores de cabeça, alterações de humor, entre outros.

Pergunta

11 anos
É normal menstruar com 11 anos?

Resposta
Sim. Embora não haja idade certa, a idade dos 11 anos é apontada como aquela em que a maioria das adolescentes tem a sua primeira menstruação. Contudo, e dependendo das características de cada jovem, do seu estado de desenvolvimento e outras variáveis, há jovens que podem menstruar aos 10, 9 ou até mais raramente, aos 8 anos. Assim como também é possível haver jovens que só menstruam aos 12, 13 ou 14 anos.
 

Pergunta

19 anos
Ola. Eu e o meu namorado tivemos "relaçoes"(se é que se pode chamar a isto relaçoes sexuais) porém eu estava ja no fim do meu periodo e usava tampao. Nao houve penetraçao mas, sim uma simulaçao. O meu namorado nao ejaculou,mas segregou um liquido na parte em que se situam os pelos pubicos.nao tenho a certeza se esse liquido transparente alcançou mais à dentro da vagina..Ha alguma possibilidade de eu estar gravida?
 
Resposta
As possibilidades de estar grávida serão mínimas. Primeiro pela fase do ciclo em que se encontrava (fim do periodo), depois não houve penetração e por último estava a usar um tampão...
 
 

Pergunta
É normal quando se masturba aparecer caroço na mão?
Resposta
Esta ideia e outras conhecidas, como por exemplo que a masturbação faz mal à saúde ou que a masturbação provoca borbulhas, são os chamados “mitos” ou ideias falsas, que não têm qualquer fundamento de verdade.
A masturbação é uma atividade normal em todas as idades, permitindo libertar energias e desejos sexuais ao mesmo tempo que permite a descoberta do corpo. É formada por um conjunto de actividade auto-eróticas, ou seja, acções (como a estimulação do pénis no homem e do clítoris na mulher), pensamentos sexualmente excitantes, muitos dos quais incluem afectos e emoções agradáveis, que no seu conjunto levam a modificações fisiológicas (no nosso corpo) que nos podem levar até ao orgasmo (o máximo de prazer).
 

Pergunta
"Tomo a pílula Minigeste quase há 2 anos. Na passada quarta-feira tive relações sexuais (segunda semana de toma), nesse mesmo dia recebi notícias perturbantes (que me colocaram extremamente nervosa) ao outro dia comecei a experenciar uma perda mínima de sangue (uma rodita só). Dirigi-me à farmácia e disseram ser um spotting normal por culpa dos nervos.
Qual a vossa opinião, sendo que o sangue é mesmo muito pouco (pouco maior que uma unha).
Obrigada."
Resposta
A situação que descreve parece tratar-se de facto de spotting, que é uma situação frequente nas mulheres e que está associada a alterações bruscas dos hábitos alimentares e/ou dietas, situações de grande stress e ansiedade, algumas doenças, toma de alguns medicamentos ou até resultante de uma relação sexual em que a penetração tenha sido mais profunda.
Não tendo dores ou desconforto e tratando-se de uma situação passageira, não deverá preocupar-se. Caso contrário, se a situação se mantiver, agravar ou tiver dores, deverá recorrer ao seu médico.
 
 

Pergunta

13 anos
e normal aparecerem caroços nos mamilos masculinos com idades de compreendidas entre os 12 e 13 anos ?

Resposta
Sim, durante a adolescência é frequente aparecer esse endurecimento dos mamilos dos rapazes (tipo caroços), podendo aparecer nos dois ou apenas em um dos mamilos. Trata-se de uma alteração fisiológica, normal e que desaparece passado uns meses.



Pergunta 
18 anos 
Faz mal fazer sexo anal? 

Resposta
Não. O sexo anal representa mais uma das formas de relação sexual. Não acarreta qualquer problema, contudo, como a mucosa anal é mais seca e menos elástica que a mucosa vaginal, podem ocorrer mais fissuras pela fricção, originando pequenas feridas e sangramentos, que se podem tornar descorfortáveis.


Pergunta
18 anos
É normal depois de se masturbar a pelvis ficar com uma inflamaçao como se fosse uma bolinha???

Resposta 
Não. A masturbação, seja masculina ou feminina, além de ser normal, não provoca qualquer alteração física.



Pergunta 
16 anos
É verdade que o paracetamol e uma coca cola pode funcionar como contraceptivo?

Resposta 
Não! Essa informação não tem sentido algum, sendo muito importante estar corretamente informado sobre estas questões. Pode encontrar muita informação sobre este assunto, neste site do “Clica Já”.



Pergunta 
19 anos
É possivel apanhar IST fazendo sexo oral ?

Resposta 
Sim. Todas as formas de relacionamento sexual (sexo vaginal, anal e oral), são vias de transmissão de IST.



Pergunta
14 anos
Tive minha primeira relação com meu namorado ele não fez nada la dentro somente fora e foi por cima da roupa mas minha menstruação esta atrasada a seis dias alguém poderia me ajudar e dizer o que será que é?? Obrigada

Resposta
Nos primeiros anos da adolescência, os ciclos menstruais das jovens são muito irregulares, sendo esta uma característica muito comum, pelo que um atraso de seis dias na vinda da menstruação pode ser normal.
Quanto à relação sexual, conforme refere, se não houve penetração não haverá qualquer probabilidade de gravidez.



Pergunta
12 anos
Tive relações sexuais com a minha namorada pode estar gravida ?

Resposta
Falar de sexualidade junto dos jovens que estão a iniciar a sua adolescência é fundamental, para que consigamos dar-lhe todos os conhecimentos necessários e essenciais a que possam tomar as atitudes mais corretas ao longo do seu crescimento. O objectivo é reduzir a gravidez na adolescência, reduzir o número de infecções sexualmente transmissíveis e outras consequências que podem ser graves para a sua vida.
Embora não havendo uma idade certa para o início das relações sexuais, o que importa é que quanto mais cedo esta é iniciada, maiores são os riscos. Os jovens não estão preparados e não são capazes de lidar com muitas destas emoções. Em termos físicos, o corpo do rapaz e da rapariga também não estão preparados para as relações sexuais, mas isto depende sempre de jovem para jovem e do seu ritmo de crescimento e desenvolvimento.
Assim, relações sexuais aos 12 anos podem não ter consequência alguma ou pelo contrário podem trazer graves complicações para os adolescentes.



Pergunta 
18 anos
Preservativo caiu cm liqido seminal do homem em cima da namorada nao dentro da vagina mas fora há riscos?

Resposta 
Não. Não havendo contacto do conteúdo do preservativo com a vagina, as probabilidades de entrada de algum espermatozóide que pudesse estar no liquido pré-ejaculatório, são nulas.


Pergunta 
19 anos
estou na pausa dos 7 dias da toma da pilula, queria saber se eu beber alcool corta o efeito da pilula?

Resposta 
Como tem sido aqui referido, o consumo de álcool não interfere com a eficácia contraceptiva da pílula, mesmo durante o período da pausa. Contudo, este consumo se repetido e exagerado pode levar a outras consequências para o organismo, pelo que deve ser evitado, ou usado com muita moderação.


Pergunta
19 anos
transei sem camisinha mt rappido sem gozar, so ali por fora , saindo o liquido pre seminal tenho chances de ter engravidado a menina?

Resposta
Se não houve penetração, não haverá probabilidade de engravidar.
 

Pergunta
 
16 anos
Só a primeira cartela da 1º pílula e que e feita no primeiro dia da menstruação certo? As cartelas seguintes não coincidem com o 1º dia, certo?

Resposta (corrigida)
Quando se inicia a toma da pílula, o primeiro comprimido é tomado no primeiro dia da menstruação e depois, um diariamente, durante os vinte e um dias seguintes. Terminada essa embalagem, faz uma pausa de sete dias e reinicia a seguinte ao oitavo dia 
 (que será o mesmo dia de inicio do ciclo anterior, por exemplo, se no ciclo anterior começou a tomar a pílula a uma terça feira, no ciclo seguinte vai ser outra vez a uma terça feira) .  
Desta forma, se tomada sem falhas e esquecimentos, a eficácia contracetiva mantem-se durante todo o ciclo, mesmo na semana de pausa (semana em que não está a tomar a pílula).



Pergunta
20 anos
boa noite, eu
 gostaria de saber se suplementos alimentares para emagrecer interferem com o efeito da pilula. Obrigada

Resposta 
Não. Apenas alguns medicamentos como antibióticos, anti-epiléticos ou outros, podem interferir com a eficácia contraceptiva da pílula, pelo que a mulher deve sempre dizer ao médico que toma a pílula se este lhe estiver a prescrever algum medicamento.



Pergunta 
18 anos
Boa noite
Eu tomo a pilula sempre as 20h ou um bocado mais tarde, se um dia que seja tomar as 18h altera de alguma forma o efeito da pilula?

Resposta 
Não, não altera. Quando se diz que a mulher deve tomar o comprimido sensivelmente à mesma hora, é para que se habitue a ter esse horário, com o objectivo de não haver esquecimentos. Duas ou três horas de diferença, não causam qualquer alteração.



Pergunta 
20 anos
Bom dia,
Iniciei a toma da pilula no passado dia 15 e na 11ª toma tive relações sexuais desprotegida.
Já estou no 2º dia da pausa, estou com algumas dores e tenho um corrimento branco. Corro o risco de estar grávida?

Resposta 
Se a toma da pílula foi iniciada no primeiro dia da menstruação, e não houve falhas, a eficácia contraceptiva mantem-se desde o inicio da toma.



Pergunta 
15 anos
a vasectomia pode ser usado por jovens?

Resposta 

Sendo um método de contraceção definitivo e irreversível, significa que quem a faz não mais poderá ter filhos, pelo que, não é um método utilizado por homens jovens. É sempre uma decisão do próprio ou do casal, se assim o entenderem e se acharem que este é o método mais adequado.




Pergunta
20 anos
Estou com 8 dias de atraso na menstruação... fiz dois testes de gravidez e ambos deram negativos... o que será ???

Resposta
Se o seu ciclo menstrual costuma ser regular, se não utilizou qualquer método contracetivo na relação sexual, está com 8 dias de atraso e se já fez dois testes cujo resultado foi negativo, de facto não é uma situação normal, pelo que aconselhamos a ida ao médico de família para melhor esclarecimento.


Pergunta

20 anos
Reparei numa pergunta que foi feita. O álcool não altera o efeito da pílula seja em que momento for, mesmo 1 hora ou assim depois de se ter tomado?
 
Resposta

Não. Como descrito na resposta a essa pergunta, o álcool não interfere com a eficácia da pílula contraceptiva. Mas, nas situações de consumo exagerado há que pensar e ter em conta as consequências graves para a saúde.
 

Pergunta
 
Se beber alcool altera o efeito da pilula, mas se tomar às 12h e so beber as 20h anula o seu efeito?

Resposta
 
O álcool não interfere com a eficácia da pílula contraceptiva. Contudo, um consumo exagerado de álcool pode levar a determinados comportamentos de risco que levem a uma gravidez não desejada ou a uma infecção sexualmente transmissível por exemplo, pelo esquecimento da toma da pílula ou uso de preservativo. Além do mais, importa referir que o consumo exagerado de álcool acarreta outras consequências bem mais nefastas para o organismo e para a saúde dos jovens, pelo que numa atitude de responsabilidade estes consumos deveriam ser moderados e apenas a partir dos 18 anos, idade em que, regra geral, o organismo atinge a sua maturidade.



Pergunta 
Fazendo sexo de manha e ha tarde tomando a pilula normal há probabilidade de engravidar?

Resposta
 
Desde que a pílula seja tomada correctamente, isto é, todos os dias sensivelmente à mesma hora e sem esquecimentos, a eficácia contraceptiva mantem-se durante todo o ciclo menstrual, pelo que, a probabilidade de engravidar é nula. Contudo, a preocupação deve estender-se também à prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e para tal aconselha-se o uso de preservativo como complemento da contracepção.



Pergunta
20 anos
Tive relação sexual com o meu namorado sem protecção, sendo que a ejaculação não se deu dentro da minha vagina, foi fora. Minha menstruação está atrasada 3 dias, eu estou aterrorizada e meu namorado anda muito preocupado, que hei de eu fazer? Será que estou grávida?

Resposta

Sabe-se que na fase de excitação e inicio da relação sexual o homem segrega um líquido pré-ejaculatório que tem a função de lubrificação. Este líquido, pode conter já alguns espermatozóides, pelo que existe aqui uma ligeira probabilidade de haver lugar à gravidez se esta relação coincidir com o período fértil da mulher. Na adolescência/idade jovem, os ciclos menstruais são em norma, irregulares, pelo que um atraso de 3 dias pode ser considerado normal. Deverá aguardar mais uns dias, contudo a mensagem que deixamos é a de adopção de métodos seguros para evitar estas grandes preocupações de gravidez não desejada e também das infeções sexualmente transmissíveis.

Pergunta

20 anos
o aborto é pago? tem consequências? nunca mais posso ter filhos?? onde se faz aborto?
 
Resposta
A interrupção voluntária da gravidez por opção da mulher, pode ser realizada até à 10ª semana de gravidez. Pode faze-lo de forma gratuita em qualquer estabelecimento de saúde oficial ou oficialmente reconhecido como os hospitais e maternidades. Para qualquer dúvida pode consultar a equipa de saúde / centro de saúde, que poderá encaminhar para o local mais apropriado. No que diz respeito às consequências deste ato, estas podem ser infeções, hemorragias, pesadelos e sentimentos de culpa, todavia, relativamente à infertilidade, a probabilidade desta acontecer é reduzida, quando o aborto é praticado em serviços de saúde reconhecidos e com acompanhamento médico adequado.
 

Pergunta
  
Tenho 32 anos, um filho de 11 e outro de 3 e meio, tomei pílula por 3 anos, parei a 4 meses por que quero voltar a engravidar, queria saber se terei alguma dificuldade ou então se ainda é possível engravidar?

Resposta
 
A contraceção oral hormonal (conhecida por pílula), tem como vantagem o facto de ser rapidamente reversível. Isto significa que qualquer mulher que pare de tomá-la pode engravidar no mês imediatamente a seguir. O que não significa que engravide de imediato, tal como qualquer mulher que tente engravidar sem antes a tomar. Aliás, com o avançar da idade, a facilidade para engravidar vai diminuindo.
Se pensa engravidar, aconselhamos a consultar o seu médico, a fim de realizar uma consulta pré-concecional, na qual o seu médico poderá realizar alguns exames, requisitar análises de vigilância e prescrever-lhe ácido fólico. Estas medidas podem ajudar a prevenir alguns problemas na futura gravidez.



Pergunta 
16 anos
Porque na maioria das vezes os pais não conversam com os filhos sobre esse assunto?

Resposta
  
Porque não se sentem seguros relativamente a estes assuntos. Se não tiverem conhecimentos suficientes, vão ter muitas dúvidas e falsos conceitos sobre a sexualidade. Pode ainda haver uma influência cultural que os leve a considerar estes temas como “tabu” e achar que não são conversas para ter com os filhos.
Por outro lado, pais mais informados podem ter um papel fundamental no desenvolvimento dos seus filhos se assumirem o seu verdadeiro papel de primeiros educadores e com recurso à naturalidade, honestidade e confiança, ajudar na construção da identidade sexual dos seus filhos.



Pergunta 
20 anos
uma pessoa doente durante 2 semamas a tomar medicamentos,será que isto influencia de alguma forma a regulação de menstruação?

Resposta
  
O ciclo menstrual está dependente de uma regulação hormonal na qual interferem várias estruturas do corpo da mulher. Qualquer mecanismo que interfira em algum ponto desta regulação, pode influenciar a periodicidade das menstruações. As doenças são quase sempre fatores de "stress" para o corpo e este "stress" pode interferir no tal sistema de regulação. Os medicamentos habitualmente só influenciam a periodicidade da menstruação se interagirem com os contracetivos hormonais que a mulher esteja a tomar ou se forem medicamentos que atuem diretamente sobre o sistema hormonal que regula os ciclos menstruais.



Pergunta 
19 anos
uma mulher pode ficar grávida se durante a relação o homem não ejaculou dentro da sua vagina?

Resposta
  
Pode. Lembramos que durante os preliminares e o período de excitação o homem produz um liquido chamado liquido pré-ejaculatório com funções de lubrificação e que este pode já conter alguns espermatozóides. Recomenda-se vivamente o uso de anticoncepcionais e do preservativo para prevenção da gravidez não desejada e das Infeções Sexualmente Transmissíveis.



Pergunta 
15 anos
eu solto um liquido branco pela vagina mas no momento nao estou excitada nem nd,
nao sei o q ker dizer...pesquisei em alguns sites,mas nenhum responde a minha pergunta.queria saber se isso é normal...dizem que isso ocorre quandos a mulher fik excitada,mas no meu caso eu solto mas nao fiko excitada nem nada,e isso é quase todo dia...o que ker dizer isso?

Resposta
  
Pela descrição que faz da situação parece tratar-se de um corrimento. Pode ser normal e corresponder a leucorreia fisiológica, que pode ter quantidades variáveis consoante a mulher, mas também pode ser um sintoma de uma IST/infeção ginecológica, pelo que aconselhamos a ida ao seu médico de família para uma observação e correto tratamento.



Pergunta 
20 anos
É normal a menstruação atrasar 6 dias?

Resposta
 
A duração do ciclo menstrual pode variar de mulher para mulher, sendo frequente que durante os primeiros anos se adiante ou se atrase. Em geral, e em média é de 28 dias. Uma situação de stress, um estado de ansiedade ou preocupação, é muitas vezes, causa suficiente para um atraso de alguns dias, podem até ser meses. Contudo, é necessário ter em conta se existiu alguma relação sexual não protegida e em caso afirmativo é de suspeitar de uma gravidez pelo que deveria realizar um teste. Caso não tenha havido relação sexual, o motivo do atraso será certamente diferente. É uma questão de aguardar mais uns dias.



Pergunta 
13 anos
é normal os pelos da vulva (vagina) caírem?

Resposta
 
Durante a puberdade começam a aparecer os pelos não só na região púbica mas também nas axilas. Esses pelos vão crescendo e tal como os de outras partes do corpo, também vão caindo e sendo renovados. Não será de preocupar, a não ser que seja uma queda em grandes quantidades e aí deveria procurar ajuda do médico de família.



Pergunta 
16 anos
como se pode ver se o preservativo furou ? obrigado

Resposta
 
No momento em que se procede à sua extração, verificar se apresenta algum orifício ou ruptura, antes de o colocar no recipiente do lixo!



Pergunta
17 anos
É obrigatório de certa forma, após a toma da pílula do dia seguinte ao fim de uma semana existir uma pequena hemorragia vaginal? e será que essa pequena hemorragia pode atrasar?
e de que forma isso influencia o facto de uma possivel gravidez ou nao..

Resposta

Após a toma da contraceção de emergência a menstruação pode ocorrer na data prevista (aquela em que era esperado que ocorresse se nada tivesse acontecido), antes ou depois. Se a menstruação não surgir ou surgir em quantidade e características diferentes do habitual, é aconselhável realizar um teste de gravidez.
Relembramos que a contraceção de emergência não deve ser utilizada por rotina. É aconselhável utilizar um método contracetivo eficaz para prevenção da gravidez.
 
 

Pergunta
 
17 anos
Tomo a pilula yasminelle e neste mês tomei 3 vezes os comprimidos para a memória. No folheto informativo diz que: "Yasminelle poderá influênciar o efeito de outros medicamentos como: medicamentos que contêm ciclosporina". Isto quer dizer que a prevenção da gravidez pode estar reduzida ou que yasminelle só afecta o desempenho desse medicamento e não o desempenho da pilula ?

Resposta
 
Em primeiro lugar, gostaríamos de lembrar que só deve tomar medicamentos com prescrição médica e que deve dizer sempre ao médico que está a tomar a pílula. Deste modo, ele poderá dizer-lhe se os medicamentos que vai tomar podem ou não interferir com a eficácia contracetiva.
Quanto à situação particular que apresenta, parece haver alguma confusão de nomes, uma vez que a ciclosporina não é um medicamento utilizado para a memória... No entanto, alguns dos medicamentos habitualmente utilizados "para a memória", mesmo os de venda livre, contém algumas substâncias que poderão interferir com a eficácia da contraceção oral. Como dissemos antes, convém não os tomar sem conselho médico.



Pergunta 
19 anos
Tive relação dia 26 de fevereiro o preservativo rompeu,tomei a pilula do dia seguinte,passado 7dias tive dois dias de corrimento,depois minha mentruação veio 7dias mais tarde, no mes de abril meu periodo atrasou 15 dias ela veio mais ficou apenas por 3dias, os testes de farmacia ja fiz 3 e deram negativos poderei estar gravida? ou é o meu ciclo que anda desregulado?

Resposta
 
Se já fez três testes de gravidez e todos foram negativos, não está grávida. As irregularidades menstruais devem-se provavelmente à ansiedade que parece ter neste momento devido ao medo de estar grávida.
Para evitar situações futuras semelhantes, e porque a pílula do dia seguinte é um meio de recurso com efeitos secundários, sugerimos que opte por contraceção adicional ao preservativo (contraceção oral ou outra), uma vez que o risco de o preservativo falhar na proteção da gravidez é relativamente grande. Deve manter o seu uso, para prevenção de infeções sexualmente transmissíveis, mas convém associar um método contracetivo mais eficaz.



Pergunta
Eu namoro a quatro meses, mas antes disto já namoramos e a nossa história tem um ano, mas conhecemo-nos desde muito novos, e tanto da minha parte como da dele, acreditamos, ou melhor temos a certeza do que queremos, e quando nos sentimos preparados para ter relações não conseguimos, não se dá a penetração doi muito e não entra. O que será? Obrigado


Resposta
Apesar do conhecimento que refere, de saberem o que querem e de alegadamente estarem preparados, parecem existir ainda alguns temores que estão a impedir que o corpo fique descontraído o suficiente para desfrutar o momento. Essas sucessivas “más” experiências, podem estar a condicionar os vossos comportamentos e podem levar à angústia. O importante seria tentar ficar descontraída, sem pensar na penetração como uma obrigação e utilizar as carícias, a ternura e a comunicação com o parceiro, para que pouco a pouco se possam conhecer melhor e adquirir maior confiança de forma a tornar gratificantes esses momentos. Se mesmo assim, a situação se mantiver, poderá tratar-se de uma questão fisiológica e neste caso aconselhamos a ida ao seu médico de família, que ajudará a resolver o problema.



Pergunta 
18 anos
Eu tenho tipo umas espinhas no meu orgao genital femenino e quando aperto sai pus, o que pode ser?

Resposta 
Sem uma descrição da localização exata e do aspeto das lesões, é difícil chegar a um possível diagnóstico. No entanto, o que pode estar a acontecer é haver algum tipo de obstrução dos poros de drenagem das glândulas que existem normalmente nesta área. Se for na zona de pele, na parte de fora dos grandes lábios vaginais, por exemplo, pode dever-se a pêlos encravados ou foliculite (inflamação dos poros). Isto acontece por vezes após a depilação. Se for na parte mais interna, dever-se-á a obstrução de alguma das glândulas. Aconselhamos a evitar fazer depilação, a manter uma boa higiene local e a não manipular as lesões. Por vezes o que sai não é propriamente pús, mas sim o conteúdo da glândula, e o que provoca depois a infeção é este ato de "espremer". Se houver sinais de inflamação (calor, cor avermelhada ou dor no local), aconselhamos a consultar o seu médico.
 
 

Pergunta
 
20 anos
Boa tarde! A minha dúvida é a seguinte: quando uma mulher está grávida sem saber e tomar a pílula o periodo deixa de vir automaticamente ou continua a vir sempre enquanto a mulher tomar a pilula? Obrigada

Resposta 
A partir do momento que a mulher engravida, deixa de ter o período.



Pergunta 
17 anos
Como é produzido o esperma, aonde ele se aloja, como se expeli?

Resposta 
Esperma é o nome que se dá ao líquido viscoso que transporta os espermatozóides. Além destes, compõem o esperma, o líquido seminal e o líquido prostático. A produção dos espermatozóides dá-se nos tubos seminíferos dos testículos através de um processo chamado espermatogénese. Tem inicio quando os rapazes atingem a puberdade e desenvolve-se ao longo de toda a vida. Os espermatozóides são produzidos e armazenados nos testículos e epididimos e quando há lugar a uma excitação são expelidos através dos canais deferentes onde se junta o liquido seminal e o liquido prostático, até à uretra e depois para o exterior.



Pergunta 
"tenho 15 anos , eu e o meu companheiro tentamos uma vez ter relações sexuais , mas ele já tinha ejaculado e o pénis deixou de ficar erecto , e depois não entrava para a vagina , queria dicas para a penetração correr bem ? obrigada"

Resposta 
A iniciação sexual acarreta para a maioria dos jovens, situações de ansiedade, euforia, ou até medo, que podem fazer com que a excitação inicial se quebre imediatamente antes ou no início da relação sexual. São situações variadas que podem ter estas causas psicológicas mas também podem ser de origem fisiológica. Algumas podem ser descritas e conhecidas por ejaculação precoce, situação que pode ter acompanhamento e tratamento adequado. Pretende-se que estas experiências negativas não comprometam as futuras, pelo que, ter em conta um melhor entendimento a dois na tentativa de eliminar todos os factores que possam prejudicar a relação, seria muito importante. Ler mais em: Iniciação sexual.



Pergunta 
O que é a sexualidade?

Resposta 
A Organização Mundial da Saúde define a sexualidade como “uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual, ela influencia pensamentos, sentimentos, acções e interacções, por isso, influencia a nossa saúde física e mental”.
Para saber mais, ler em: A sexualidade existe?



Pergunta  
Actualmente um seropositivo tem direito à invalidez ou outro tipo de pensão?

Resposta 
A infecção pelo VIH não pressupõe legislação específica, enquadrando-se os direitos destes (seropositivos) nas declarações internacionais dos direitos do Homem e na constituição e nas leis portuguesas.
À luz da ciência actual e da evolução da medicina e tecnologia, um seropositivo tem hoje capacidade para levar uma vida normal no seu dia-a-dia ou na sua vida profissional, pelo que tem direito, tal como qualquer outro cidadão, à não discriminação, à liberdade, à vida privada, à confidencialidade em relação aos dados de saúde que lhes respeitem, à protecção da saúde, direito a ser tratado com delicadeza, urbanidade e dignidade nos serviços de saúde, entre outros. Mas tem também todo um conjunto de deveres de obrigação e de respeito, no sentido de prevenir a propagação da infecção.



Pergunta  
15 anos
Eu já tentei falar com a minha mãe para começar a tomar a pílula, até já mandei uma amiga dela falar com ela. Mas a minha mãe recusa-se a deixar-me tomar a pílula. Mas eu tenho namorado e necessito de começar a tomar a pílula, porque pode acontecer algo. O que posso fazer?

Resposta 
A adolescência é uma fase da vida em que se correm muitos riscos. Ao nível da sexualidade, os comportamentos sexuais de risco podem ter duas consequências graves: a gravidez e as infecções sexualmente transmissíveis.
É de louvar a sua preocupação na vontade de iniciar a toma da pílula como forma de se proteger de uma possível gravidez e certamente saberá da importância do uso correto do preservativo para se proteger das IST.
A questão que coloca tem também muita importância, dado que, em virtude da idade que refere ter, a opinião da sua mãe é muito importante, pelo que terá que haver uma “negociação” ou uma tentativa de a esclarecer das vantagens de recorrer a uma consulta no centro de saúde a fim de obter o aconselhamento adequado, que poderá ou não, passar pelo início da toma da pílula.
Contudo, é importante ter a noção de que o início da actividade sexual nas idades mais jovens, pode muitas vezes ser acompanhado de situações de ansiedade, euforia ou medo, sendo neste caso, fonte de sentimentos de frustração e de desilusão. Existem muitas formas de trocar experiências, afecto e carinho. O namoro serve para esse conhecimento afectivo e sexual, onde os beijos, as carícias nos seios e órgãos genitais fazem parte dessa descoberta.
Para avançar para a iniciação sexual é importante um diálogo sobre se esse comportamento é voluntário ou é resultado de alguma pressão, se é agradável para ambos ou se é apenas para um só, em suma, se ambos estão preparados e conscientes do passo que estão a dar. E para isso, devem ter a consciência daquilo que é importante e fundamental para a vivência de uma sexualidade saudável e sem riscos: a contracepção e o uso correto do preservativo.
Caso necessite de mais esclarecimentos, pode ainda recorrer ao gabinete de informação e apoio ao aluno existente na sua escola, que funciona à quarta-feira no período das 9 às 13 horas, ou ainda, contactar o professor responsável pelo gabinete, que a orientará.



Pergunta  
Já expus a minha pergunta sobre a qual a dor é insuportável, mas é que eu sou virgem...

Resposta 
A resposta mantém-se, devendo recorrer ao médico de família para correcta avaliação da situação que descreve.



Pergunta 
olá! tenho uma dúvida! sempre que tento fazer sexo com o meu namorado, nunca conseguimos, porque chega a um ponto que para mim a dor é insuportável, como se uma parede travasse o pénis dele. Não existe métodos para que doa menos?

Resposta 
A dor existe quando algo não está bem. Pode ser uma questão psicológica, algum nervosismo, o não estar à vontade, relaxada o suficiente, mas pode também ser algo físico. Se essa é uma situação que se verifica sempre e para a qual não encontra justificação, aconselhamos a ida ao médico de família para que possa avaliar o problema que está a causar esse desconforto.


Pergunta 
Estou preocupada, tive relações sexuais com o meu namorado uma semana após a minha menstruação, e o preservativo rompeu mas ele ainda não tinha ejaculado apenas libertado o liquido pré-ejaculatório, e mal sentimos romper parámos, poderei estar grávida mesmo tendo tomado a pílula do dia seguinte?

Resposta 
Desde que tenha tomado a pilula do dia seguinte dentro do prazo recomendado, não haverá probabilidade de vir a ficar grávida.


Pergunta
11 anos
Nós, os rapazes nascemos com os espermatozóides?

Resposta
Ao contrário das raparigas que já nascem com todos os óvulos, os rapazes só começam a produzir os espermatozóides na altura da puberdade através dum processo a que se dá o nome de espermatogénese e que dura até ao fim da vida. Este processo tem inicio nos tubos seminíferos dos testículos, com a proliferação das células germinativas que, através de várias fases e divisões sucessivas se vão transformar em espermatozóides.


Pergunta
Por que durante a relação sexual o meu pênis não expele o fluido de cowper?

Resposta
O fluido de cowper, mais vulgarmente chamado fluido ou líquido pré-ejaculatório é secretado pelo aparelho reprodutor (nas glândulas de Cowper) quando existe uma estimulação ou excitação sexual no homem e tem como função preparar a uretra para a passagem do sémen que contem os espermatozóides (eliminando a acidez provocada por restos de urina). Tem ainda como função ajudar na lubrificação do órgão genital facilitando o acto sexual. A quantidade que é secretada depende muito do indivíduo e do nível de excitação ou estimulação sexual. Se no seu caso, existindo essa estimulação, não há produção desse líquido, aconselhamos a colocação do problema ao seu médico de família, que certamente o irá ajudar.


Pergunta
10 anos
olá muito boa tarde tenho andado com muitas dores de barriga e como estou a começar a ter a idade para ter o período será que é isso ? espero que me responda obrigado
Resposta
Muitas raparigas referem dores quando estão na altura do período, outras não. Cada rapariga é diferente da outra e as manifestações sentidas são também diferentes. Atendendo a este facto, essas dores poderão ser um sinal que poderá estar perto a primeira menstruação, mas também poderá não ter nada a ver com isso e serem por outro motivo qualquer. Interessa não ficar preocupada com essa questão, havendo contudo a necessidade de procurar saber o que se passa, junto do médico de família, se as dores persistirem por muitos dias.
 
 

Pergunta
  
13 anos
Sinto-me atraido por rapazes, quando começo a pensar em rapazes o penis começa a ficar ereto! é normal?

Resposta 
Na adolescência, este tipo de atracção por uma pessoa do mesmo sexo é muito comum. Este aumento do interesse sexual é devido a vários factores, como as mudanças corporais, o aperceber-se das mesmas, o aumento dos níveis de hormonas sexuais, etc. Estas experiências podem ser passageiras, podendo afirmar-se que acompanham a descoberta da masculinidade na adolescência, isto é, o reconhecimento do próprio corpo. Este tipo de comportamento não é revelador da orientação sexual futura, pelo que, deves encarar isto como um passo normal do teu crescimento.
 
 

Pergunta 
15 anos
ola. o meu período era irregular mas a partir de á poucos meses começou a ser regular. mas este mes atrasou 2 dias . os meus mamilos tem me doido e sinto os meus peitos duros. apertei o meu mamilo e saiu um pouco de liquido branco fino , parecido com uma espinha. nao sei o que é e ando bastante nervorsa. ajudem me.

Resposta 
Um pequeno atraso no período menstrual, numa mulher que não tome contraceção oral combinada (pílula) é normal acontecer e não é motivo de alarme. O peito ficar mais sensível antes do período também é normal (e isto nem sempre acontece em todos os ciclos). Se não faz contraceção eficaz e se teve relações sexuais não protegidas neste ciclo, deve procurar o médico se a menstruação atrasar mais do que uma semana.
Quanto à tal saída de um líquido do mamilo, pode ser apenas uma pequena glândula da pele que inflamou, mas sem ser observada não se pode dar qualquer certeza. Se o problema persistir, deve procurar o seu médico de família.



Pergunta 
12 anos
O que é puberdade?

Resposta
A Puberdade é o nome que se dá ao conjunto de mudanças e alterações físicas e psicológicas que ocorrem nos rapazes e nas raparigas por volta dos 10 a 12 anos e que determinam a entrada numa nova fase da vida humana, que é a Adolescência.



Pergunta 
12 anos
O periodo pode falhar um mês a uma adolescente?

Resposta 
Uma das alterações que acontecem com as raparigas na puberdade é o início do ciclo menstrual. Nos primeiros anos da adolescência este ciclo não é regular, isto é, uns ciclos têm 28 dias, outros têm 27 ou 25, mas também pode ter 30 ou 31. Até pode nem aparecer o período… Não há que ficar preocupada desde que não tenha havido uma relação sexual. Com a idade, os ciclos tendem a normalizar.



Pergunta 
12 anos
Como é que uma mãe consegue aguentar 8 filhos dentro dela?

Resposta 
Sendo uma situação muito rara, há contudo registos de mães que tiveram oito filhos numa mesma gravidez. São situações que pelas características do corpo e anatomia da mulher dão para perceber que não são fáceis de acontecer, já que 8 bébés ocupam claramente muito mais espaço do que apenas um, ou seja, o espaço preparado para um vai ter que ser partilhado por 8. Claro que os bébés não vão poder crescer tanto como o normal, nascerão muito mais pequenos e com alguns problemas de desenvolvimento, daí que estas gravidezes sejam de grande risco. Por outro lado, o órgão que recebe e onde se desenvolvem os bébés, o útero, também ajuda um pouco porque sendo um órgão que tem elasticidade ele vai ter que aumentar um pouco mais para alojar todos os bébés.



Pergunta 
12 anos
Como é que o leite materno aparece nos peitos da mãe

Resposta 
Os peitos da mulher têm no seu interior uns pequeninos “sacos” chamados alvéolos que são constituídos por células secretoras ou produtoras de leite. Após o nascimento do bébé, estas células por efeito de uma hormona chamada prolactina iniciam a produção de leite, que depois vai percorrendo uns canais ou tubos e vai sair para o exterior da mama através do mamilo, onde o bébé suga o leite. Sempre que ele mama estimula mais produção de leite.



Pergunta 
14 anos
TEM POSSIBILIDADE DE UMA MULHER QUE NUNCA TEVE RELAÇÕES SEXUAIS PEGAR DOENÇA NOS ORGÃOS GENITAIS?

Resposta 
Há que esclarecer em primeiro lugar que existem três tipos de relações sexuais: as vaginais, as anais e as orais. Em todos estes tipos de relações existe a probabilidade de contágio de doenças, as chamadas infecções sexualmente transmissíveis (IST), desde que, não seja usada nenhuma protecção como por exemplo o preservativo.
Contudo, existem outras doenças que podem aparecer nos órgãos genitais e que nada têm a ver com relações sexuais e que independentemente de a mulher ter ou não ter, pode desenvolver essa doença.
Portanto, se nos estamos apenas a referir às IST (infecções sexualmente transmissíveis), então pode afirmar-se que sem uma relação sexual não há lugar a doença.



Pergunta
16 anos
Quais são as dimensões da sexualidade?

Resposta
A sexualidade humana é ainda encarada por muita gente, apenas na sua vertente física, isto é, ligada à relação sexual. Mas a sexualidade refere-se à pessoa como um todo e deste modo, ela reflete não só a natureza física mas também tudo aquilo que tenha a ver com a sua personalidade.
Assim, quando falamos em sexualidade devemos ter em conta as várias dimensões intrinsecamente ligadas à pessoa, ao ser humano:
  • A dimensão biológica, que tem a ver com a fisiologia da reprodução, com os órgãos genitais, com o controlo hormonal, etc; 
  • A dimensão psicológica, porque a pessoa tem emoções, tem sentimentos, tem formas de conduta com base nos conhecimentos adquiridos ao longo da vida, e os comportamentos sexuais são condicionados por essa personalidade presente em cada um; 
  • A dimensão sócio-cultural, porque existem na sociedade um conjunto de “normas”, leis e formas de pensar, que também condicionam o comportamento sexual. Estes hábitos e costumes estão muito enraízados e variam muito de cultura para cultura; 
  • A dimensão ética, porque na vivência da sexualidade há que tomar decisões ou adoptar certas condutas e estas têm que ser em função daquilo que se acha certo ou errado, tendo em conta aquilo que são os seus direitos e os seus valores. 
Através de todas estas dimensões o ser humano manifesta a sua sexualidade desde o momento da concepção até ao momento da sua morte. É também desta forma que se relaciona e interage com o meio que o rodeia.



Pergunta
14 anos
Olá, é normal ter um pénis mais pequeno do que os outros rapazes da minha escola?
Respondam por favor!

Resposta
Não deves estar preocupado com esse pormenor. O pénis aumenta de tamanho e engrossa durante a puberdade, mas trata-se de um processo lento que não acontece da noite para o dia. Há rapazes que se preocupam com o tamanho do seu pénis, mas a verdade é que os pénis são todos diferentes uns dos outros. Uns são grossos, outros são compridos, uns são finos, outros ligeiramente inclinados. O que importa é que saibas que as pessoas têm ritmos de amadurecimento diferentes e que é muito raro os rapazes da mesma idade terem todos o mesmo tamanho de pénis antes de concluírem a puberdade. Uma vez terminado o período de maturação, os pénis da maioria dos rapazes têm geralmente o mesmo tamanho quando erectos, independentemente do tamanho que tenham quando estão flácidos (não erectos). O tamanho do pénis não tem nenhum significado especial.


Pergunta
O QUE É O CICLO HORMONAL

Resposta
O ciclo hormonal, também conhecido por ciclo menstrual é o período que decorre desde o 1º dia da menstruação da mulher até ao dia anterior da menstruação seguinte. O termo “ciclo hormonal” é também utilizado porque tem a ver com um conjunto de alterações que decorrem no organismo da mulher e que são induzidas ou provocadas pela libertação de hormonas, que acabam por regular todas essas alterações.
Este ciclo, regulado então por várias hormonas, é fundamental para a reprodução humana e divide-se em 3 fases:
  • A fase folicular, em que acontece a maturação de um folículo presente no ovário e a proliferação do endométrio (parede interna do útero) por acção dos estrogénios produzidos por este folículo;
  • A ovulação, em que o folículo já amadurecido dá origem ao óvulo e se liberta do ovário para a trompa de falópio;
  • A fase luteínica, ou fase secretora, em que os restos do folículo dão origem ao corpo amarelo e este vai produzindo progesterona que vai preparar o endométrio para receber o óvulo fecundado (no caso de ter havido relação sexual com fecundação).
Este ciclo demora em média 28 dias, mas pode variar em função da idade da mulher ou outros factores.
Tem início no princípio da adolescência, com a menarca (nome que se dá à primeira vez que a mulher tem a mesntruação) e vai até à menopausa (quando tem a última).

 


Pergunta
13 anos
Qual o tampão que devo usar ? Eu uso o tampão super mas ele não aguenta mais do que 2 horas!

Resposta
O tipo de tampão a usar e a frequência com que deverá ser mudado deve ser escolhido com base na quantidade de fluxo menstrual e isso varia ao longo da menstruação. Deve apenas ter o cuidado de escolher o que tenha o nível mais baixo de absorção segundo as necessidades, sendo normal ter de trocar o tampão com intervalos mínimos de 2-3 horas no período de maior fluxo. Neste caso, uma vez que fala no uso de tampão super, pode adquirir ainda um nível mais elevado de absorção e terá que muda-lo com essa frequência que diz ser necessaária....
Caso considere que tem fluxos demasiado abundantes deve consultar a sua Equipa de Saúde...
 
 

Pergunta

15 anos
ola, eu e o meu namorado vivemos um momento diferente. mexi no penis dele e depois fui mudar o tampao pois andava com o periodo. tem me aparecido o periodo normalmente , mas as minhas veias de um peito aparecem diariamente . estou gravida?

Resposta
Uma gravidez acontece quando há uma relação sexual com penetração, em que o homem ejacula esperma contendo espermatozóides para o interior da vagina da mulher e que, ao penetrarem no útero e trompas de falópio, encontram um óvulo que fecundam. Não havendo como refere na sua questão, lugar a penetração nem ejaculação, e estando também no período menstrual, torna-se improvável haver uma gravidez, pelo que não deverá estar preocupada.


Pergunta 
16 anos
Olá!!!
Antes de mais o vosso trabalho é bastante útil para todos nós e tenho de vos agradecer por isso.
Quanto à minha dúvida agradecia que me esclarecessem já que me surgiu há algum tempo: Como é que é a masturbação nas mulheres? E nos homens?
Obrigado.


Resposta 
A masturbação é formada por um conjunto de actividade auto-eróticas, ou seja, acções, pensamentos sexualmente excitantes, muitos dos quais incluem afectos e emoções agradáveis, que no seu conjunto levam a modificações fisiológicas (no nosso corpo) que nos podem levar até ao orgasmo (o máximo de prazer).
Trata-se de uma actividade normal, que varia muito de pessoa para pessoa e conforme o período da vida que se atravessa.
Consiste na estimulação dos órgãos genitais manualmente ou através de aparelhos, com vista á obtenção de prazer (como a estimulação do pénis no homem e do clítoris na mulher).
Sendo um acto normal, nem todos têm de sentir a necessidade de o realizar. Um estudo americano em jovens de 15 anos refere esta prática em 70% dos rapazes e 40% das raparigas.



Pergunta 
15 anos
Boa tarde!
poderiam me esclarecer melhor como é que funciona o método do calendário?
Obrigada

Resposta 
O método do calendário ou método da tabela, é um método contraceptivo natural em que a mulher conhece muito bem o seu ciclo menstrual e consegue determinar quais são exactamente os dias do período fértil, evitando ter relações sexuais nesses dias, considerados os de maior probabilidade de engravidar. Não é um método muito fácil, já que é necessário um acompanhamento muito próximo por parte da mulher. Idealmente a mulher deveria registar durante cerca de 1 ano a duração de todos os seus ciclos menstruais. Para saber quais são os dias do período fértil subtrai ao ciclo mais curto 18 dias, e ao ciclo mais longo 11 dias. 
O intervalo encontrado determina o período fértil.
Exemplo:
  • ciclo mais curto: 26 dias >>>> 26 – 18 = 8
  • ciclo mais longo: 30 dias >>>> 30 – 11 = 19
Assim, os períodos férteis são os compreendidos entre o 8º e o 19º dia de cada ciclo. Nestes dias a mulher sabe que tem grande probabilidade de engravidar pelo que deve abster-se de relações sexuais ou usar outro método contraceptivo.



Pergunta 
17 anos
O que é progesterona? E estrogénio?

Resposta 
A progesterona é a hormona que começa a ser produzida no início da puberdade pelas células do corpo amarelo, após o amadurecimento e libertação do óvulo aquando da ovulação. O objectivo desta hormona é a preparação do endométrio (parede interna do útero da mulher) para acolher o óvulo depois de fecundado, bem como, estimular e preparar os peitos para a produção de leite materno.
Os estrogénios são também hormonas que começam a ser produzidas no inicio da puberdade pelo folículo ovárico que está em fase de maturação, no ovário da mulher, e são estas que vão influenciar o desenvolvimento, a preparação do ciclo reprodutor para a fertilização e implantação.



Pergunta 
19 anos
Eu não segrego liquido pré-ejaculatório, isso é mau? O que devo fazer? Porque não me lubrifico?


Resposta 
Este liquido pré-ejaculatório é secretado pelo aparelho reprodutor (nas glândulas de Cowper) quando existe uma estimulação ou excitação sexual no homem e tem como função preparar a uretra para a passagem do sémen que contem os espermatozóides (eliminando a acidez provocada por restos de urina). Tem ainda como função ajudar na lubrificação do órgão genital facilitando o acto sexual. A quantidade que é secretada depende muito do indivíduo e do nível de excitação ou estimulação sexual.
Se no seu caso, existindo essa estimulação, não há produção desse líquido, aconselhamos a colocação do problema ao seu médico de família, que certamente o irá ajudar.



Pergunta 
14 anos
O QUE É IST ?

Resposta 
IST é a sigla que identifica as Infecções Sexualmente Transmissíveis, que são aquelas que são transmitidas através das relações sexuais. O mais importante é que todas elas são de fácil prevenção. (Ver neste site a secção correspondente).



Pergunta 
18 anos
Faz mal fazer sexo oral?

Resposta 
Sexo oral é uma das formas de prática sexual que consiste na estimulação do órgão genital do parceiro/a com a boca ou língua. Esta forma não tem qualquer inconveniente, “não faz mal” e pode substituir a relação com penetração, evitando assim uma possível gravidez. Contudo, sendo uma das formas de sexo, há que ter em conta que é considerada uma das formas de transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis, pelo que se deve usar sempre uma protecção adequada.



Pergunta 
O que é o corpo sexuado?

Resposta 
O corpo sexuado é um corpo que é caracterizado por ter um aparelho genital e que o utiliza para se reproduzir em conjunto com outro da mesma espécie e sexo diferente. Esta reprodução sexuada implica a combinação do material genético de dois seres distintos (no caso da espécie humana, de um homem e de uma mulher).
Pelo contrário, na reprodução assexuada (de um organismo ou corpo assexuado), não existe combinação de material genético. O que acontece nestes organismos é que eles reproduzem-se criando uma cópia geneticamente igual a si próprios (num processo parecido com a “clonagem”).



Pergunta

É possivel engravidar na semana de pausa da pílula?

Resposta
Desde que a toma da pílula seja efectuada conforme a prescrição, todos os dias e a mesma hora, sem falhas, a sua eficácia contracetiva mantém-se durante os 7 dias de pausa, pelo que não é possível haver lugar a uma gravidez. Contudo, a utilização do preservativo como método de prevenção das IST é altamente recomendada.


Pergunta

se eu tomar a pilula e quando acabou aparecer sempre a uma quarta ou quinta, significa que tenho um ciclo regular e que a probabilidade de engravidar na menstruação é muito baixa?

Resposta
A probabilidade de engravidar na semana da menstruação, desde que tome a pilula sem falhas, é praticamente nula. A eficácia é garantida também nos dias de pausa.


Pergunta
 
 tomo a pílula à algum tempo, quando recomeço uma nova cartela no primeiro dia se tomar as 20.00h faz logo efeito?

Resposta
Sim, o efeito contracetivo mantém-se ao longo de todo o ciclo, seja no primeiro, seja no último dia da carteira ou durante os dias de pausa da toma da pílula.
 
 
 

Pergunta
15 anos
Eu já coloquei aqui uma pergunta sobre a glande ser muito sensível, mas se calhar não fui explícito. O que eu queria dizer era que a quando se toca na glande esta é sensível ao ponto de criar uma certa dor e incómodo, e acho que essa dor e incómodo podem vir mais tarde a comprometer uma relação sexual normal. Muito obrigado 

Resposta 
Se esse facto provoca essa dor e desconforto como descreve, então deve recorrer ao seu médico de família para que o mesmo possa avaliar a situação e estabelecer um plano adequado de tratamento.



Pergunta
22 anos
Se o meu namorado puser a minha pilula na boca dele e eu a tomar logo de seguida a saliva dele vai alterar a eficacia? 

Resposta 
Não. A grande maioria dos comprimidos estão preparados com um revestimento para garantir melhores condições de conservação. O episódio que refere não altera em nada a eficácia contraceptiva do comprimido. 



Pergunta 
15 anos
É normal ter a glande muito sensível? É que a minha é muito sensivel ao tacto. Obrigado

Resposta 
Sim, essa hipersensibilidade é normal. A glande está situada na extremidade do pénis e é uma zona muito sensível ao toque, estando ligada à experiência do prazer e do orgasmo no homem. 



Pergunta
14 anos
Eu queria começar a tomar a pílula, mas a minha mãe não me deixa. Como posso fazer?
 
Resposta 
Na fase da adolescência, são normais as diferenças de opinião entre pais e filhos em relação a muitos temas. A sexualidade é, geralmente, um desses temas, principalmente se houver dificuldades de comunicação entre pais e filhos. Por vezes, encontrar um mediador do conflito pode ajudar. Uma tia, uma prima, ou uma amiga da mãe com uma mente "mais aberta" podem facilitar o diálogo.
Para além deste aspecto familiar, qualquer adolescente tem o direito de ter consultas sozinho, com garantia de confidencialidade. Aconselhamos a procurar o seu médico ou enfermeiro de família, que poderão ajudar. Se, apesar da garantia de confidencialidade, houver alguma vergonha em ter consulta com o seu médico, por este a conhecer desde criança e/ou por ser o médico de toda a família, aconselhamos a procurar outro médico da unidade de saúde. Pode pedir ajuda de uma amiga, para que lhe seja marcada uma consulta, ou pode ainda recorrer aos profissionais de saúde do Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno, que funciona na escola
.

 

 


Pergunta

22 anos

Se eu perder algumas quantidades da pílula e depois continuar a toma-la bem corro risco de engravidar?

 

Resposta 

A eficácia contracetiva da pílula é garantida desde que seja tomada corretamente, sem falhas e mais ou menos à mesma hora.

Caso não tenha tomado um ou mais comprimidos da embalagem, corre risco de engravidar. Nesta situação, importa sempre saber “que quantidades perdeu”, isto é, quantos comprimidos ou quantos dias deixou de tomar, para melhor responder à sua questão. Havendo falhas na toma, deverá sempre usar o preservativo e continuar a embalagem conforme receitado.

Se mantiver dúvidas deverá recorrer à sua equipa de saúde.

 
 

Pergunta
 
22 anos
Uma mulher depois de ter um aborto voluntário, o que ela deve fazer para evitar os riscos de vida (más consequências) que podem daí surgir?

Resposta  
Depois de uma interrupção voluntária de gravidez, a mulher deve junto do seu médico de família, adoptar um método de contracepção adequado à sua idade. Desta forma estará a evitar futuras gravidezes não planeadas e consequentemente os riscos associados à interrupção das mesmas.


Pergunta
 
22 anos
A partir de que mês, da gravidez, não é aconselhável fazer um aborto voluntário?

Resposta  
A interrupção voluntária da gravidez só é permitida por lei até às 10 semanas de gravidez. Como se trata de um processo que traz consequências e riscos para a mulher, não se pode dizer que é aconselhável...
 

Pergunta  
22 anos
Quais são as consequências do aborto voluntário?

Resposta  
As consequências associadas à interrupção voluntária da gravidez são semelhantes às de um aborto espontâneo, ou seja, apresentará sintomatologia semelhante, com dor pélvica mais ou menos intensa e uma perda de sangue tipo menstrual que poderá ser prolongada até 9 dias ou mais, em casos raros. Outros sintomas podem verificar-se tais como náuseas, vómitos ou diarreia.
Podem verificar-se também outras complicações, que têm a ver com as condições de segurança e com o tipo de procedimento realizado para fazer a interrupção da gravidez, como por exemplo, intervenções posteriores para resolver aborto incompleto ou controlar uma hemorragia que não pára.
Existem ainda as complicações associadas com os aspetos psicológicos da interrupção voluntária, ou outras mais graves relacionadas com outros problemas de saúde que a mulher já apresentava.



Pergunta 
24 anos
Eu tomo a pílula e estou na semana de pausa, se eu fizer sexo desprotegido poucos dias antes de me vir a menstruação corro risco de ficar grávida?
E se o período vier mesmo depois de já ter feito o sexo desprotegido, quer dizer que não estou grávida?

Resposta 
Desde que tome a pílula de forma correcta e sem falhas, não corre o risco de engravidar. Contudo, se além da gravidez quiser prevenir as infecções sexualmente transmissíveis deverá providenciar o uso do preservativo.
Quando o óvulo libertado pelo ovário não é fecundado, o corpo amarelo atrofia, levando à redução significativa da produção de progesterona, o que vai provocar a descamação do endométrio e a consequente menstruação. Assim, quando há lugar à menstruação é sinal que não existe gravidez.



Pergunta
22 anos
Tenho o peito dorido e falta ainda 2 semanas para me vir a menstruação. Isto é normal???

Resposta
Sim. Existe de facto a possibilidade de haver alguma sensibilidade mamária aumentada na segunda metade do ciclo menstrual, que nem sempre surge em todos os ciclos e que não tem necessariamente significado patológico. Podem contudo existir mulheres que relatam esse acontecimento durante todo o ciclo.



Pergunta
20 anos
Tenho nas cuecas um muco branco, suponho que esteja a fazer a ovulação e tenho o peito dorido é normal?

Resposta 
O aparecimento desse muco coincide de facto, com a fase da ovulação. A seguir à menstruação tem inicio um período “seco” que dura em média 2 a 3 dias. Depois tem inicio o período do muco branco, mais fluido, mais elástico e lubrificante (com o objectivo de facilitar a progressão dos espermatozóides), que indica o período fértil da mulher.
Então, a presença deste muco é normal, e é um sinal de que tudo está a funcionar corretamente. 
Relativamente aos peitos doridos, é também normal acontecer nesta fase do ciclo, ou até como em algumas mulheres, durante todo o ciclo menstrual.



Pergunta 
21 anos
max kontinuo protegida?
Max na minha pilula minigeste dix "tome precaucoes contraceptivas adicionais (método de barreira) nos 7 dias seguintes"

Resposta 
Esta precaução é para as situações em que houve um esquecimento de um comprimido por mais de 12 horas. Segundo o que referiu, depois de vomitar (3 a 4 horas depois de tomar o comprimido) tomou outro comprimido. Assim sendo, não houve esquecimento, e a eficácia contracetiva da pílula está garantida.



Pergunta
18 anos
É normal ter o peito dorido faltando so 12 dias para me acabar a pilula e consequentemente vir a menstruação?

Resposta
Existe de facto a possibilidade de haver alguma sensibilidade mamária aumentada na segunda metade do ciclo menstrual, que nem sempre surge em todos os ciclos e que não tem necessariamente significado patológico. Podem contudo existir mulheres que relatam esse acontecimento durante todo o ciclo.
O aparecimento dos sintomas de gravidez difere de mulher para mulher e até de gravidez para gravidez. Podem iniciar-se na primeira semana após a concepção, aparecer apenas ao final de algumas semanas ou até, casos em que as mulheres não têm qualquer sintoma. Desde logo o primeiro sintoma é o atraso menstrual, depois são referidos outros, tais como, fadiga, algumas dores no peito, dores nas costas, seios doridos e mais sensíveis, náuseas, vómitos, urinar mais frequentemente, entre outros.



Pergunta
21 anos
max kontinuo protegida?

Resposta
Sim, a eficácia contracetiva da pílula mantém-se, desde que cumpra com as indicações sugeridas na resposta à primeira questão que colocou, isto é, como terminou um dia mais cedo, deverá após a pausa de sete dias começar também um dia mais cedo.
 




Pergunta
17 anos
Para o rapaz, existe apenas o preservativo como método contracetivo?
 
Resposta
O preservativo masculino é o método contracetivo mais usado pelos rapazes jovens, mas não é o único. Para os homens que desejarem um método eficaz e duradouro, existe a esterilização masculina, ou Vasectomia, que consiste numa simples intervenção cirúrgica em que os canais deferentes são cortados, impedindo desta forma que os espermatozóides produzidos nos testículos  cheguem ao liquido seminal aquando da ejaculação. É um método com uma eficácia de quase 100% e não altera o desejo sexual do homem.
Contudo, este método não protege das infeções sexualmente transmissíveis.
 
 

Pergunta
 

18 anos
Tive relações sexuais no dia 25 de novembro, passado 14 horas tomei a pílula do dia seguinte (prostinor 1500), tenho um atrasado de 4 dias no período, poderei estar grávida? Fiz o teste de farmácia e deu negativo.

Resposta 
Após a utilização da contraceção de emergência, pode ocorrer alteração do ciclo menstrual. Embora seja mais frequente a menstruação aparecer mais cedo do que o previsto, o contrário também pode acontecer. Claro que não podemos excluir a hipótese de gravidez, uma vez que a eficácia da contraceção de emergência não é 100% (para o postinor é de cerca de 84%). Mas deve aguardar mais alguns dias (até uma semana) e repetir o teste, com a primeira urina da manhã.
Qualquer que seja o resultado do teste, se a menstruação não aparecer, deve consultar o seu médico de família. Aconselhamos também a recorrer ao seu médico de família para poder iniciar uma contraceção eficaz, a fim de evitar sobressaltos como este. Também não deve esquecer a prevenção das IST, através do uso correto do preservativo.



Pergunta
19 anos
Se ele estiver de roupa interior e eu nao, e fizermos fricção como se se fizesse sexo normal, ha alguma probabilidade que os espermatozoides passem?
Os  espermatozoides nas mãos sobrevivem depois de andar com as mãos ao ar livre e mexer-se em muitas coisas?

Resposta
Os espermatozóides necessitam de um ambiente e de condições favoráveis à sua progressão desde a entrada na vagina até ao útero e trompas de falópio. Não havendo penetração e estando um dos parceiros vestido com roupa interior como referes, não estão criadas as condições para os espermatozóides entrarem na vagina.
Os espermatozóides têm um tempo de vida de cerca de 3 dias dentro do útero da mulher, no entanto, no exterior desse meio, não sobreviverão mais do que alguns minutos por serem muito sensíveis a este meio externo.
 
 

Pergunta

21 anos
fix a toma da minha pílula ax 17.00h e acabei por vomitar as 20.00h, efetuei como dix no folheto que nax 3 a 4 horax deve-se tomar outra e tomei outra pílula, pois perderia o efeito. fix bem em tomar a 2ª pilula?

Resposta
Sim, por uma questão de precaução podemos concordar, visto não referir se a toma da primeira pílula foi isolada ou acompanhada de alguns alimentos que pudessem atrasar mais a absorção, antes de vomitar. Deverá no dia seguinte continuar com a toma dos comprimidos restantes. Contudo, essa toma adicional faz com que vá terminar a carteira um dia mais cedo, logo, deverá ter em atenção que após os sete dias de pausa normal tem que iniciar o novo ciclo de comprimidos que, será no dia anterior àquele a que estava habituada.

 


Perguntas
18 anos
"se tiver um ciclo regular que varia entre 28, 30 dias. E estiver com a menstruação e tiver relações sexuais no 3º dia, o período de ovulação está perto?"

20 anos
"como sei quando vou começar a ovular? já visitei a vossa página que fala sobre isso, mas não entendi muito bem, agradecia resposta"


Resposta (comum às 2 perguntas)
Para cálculo do período fértil da mulher, esta terá que conhecer muito bem os seus ciclos menstruais, fazendo um registo de pelo menos meio ano. Depois, é necessário subtrair 18 ao número de dias do ciclo mais curto e 11 ao mais longo, para assim obter o período fértil provável. Por exemplo, se nos seis meses anteriores o ciclo oscilou entre 25 e 30 dias, o período fértil será entre o 7º e 19ª dias inclusive, contados a partir do primeiro dia da menstruação (25-18=7 e 30-11=19). Se a mulher tiver ciclos entre 28 e 30 dias, o período fértil será, em princípio, entre os dias 10º e 19º do ciclo, inclusive. Quanto maior a irregularidade, mais difícil é calcular um período de maior risco de engravidar.
Lembramos que o método "do calendário" tem uma probabilidade de falhas muito elevada, mesmo quando se fazem bem todas "as contas", não sendo recomendado como método contraceptivo. Além disso, não protege contra as infecções sexualmente transmissíveis.



Pergunta
19 anos
Olá, tenho uma dúvida.
Se o rapaz tocar no pénis e ficar na sua mão vestígios de líquido pré-ejaculatório e, ele de seguida tocar na vagina da rapariga (sem penetrar o dedo), fazendo movimentos circulares e ela estando a usar um tampão. Existe alguma possibilidade de engravidar?

Resposta
É do conhecimento geral que o liquido pré-ejaculatório pode já conter espermatozóides, contudo, da forma como descreve a situação as probabilidades de engravidar são muito diminutas não havendo penetração, além de que o tampão serviria de obstrução à livre progressão dos espermatozóides.



Pergunta
12 anos
Esperma e Espermatozóide são a mesma Coisa?

Resposta
Não. Espermatozóide é o nome que se dá à célula reprodutora masculina e o esperma é o liquido que contém os espermatozóides e que é libertado quando um homem tem uma ejaculação.



Pergunta
18 anos
Se tiver relações com a menstruação e ela continuar significa que não estou grávida?

Resposta
A possibilidade de engravidar durante a fase da menstruação é muito rara. Para isso acontecer, a mulher teria que ter um ciclo menstrual muito curto para que a data da ovulação ocorresse muito próximo do inicio do sangramento ou então que este durasse mais do que o normal.



Pergunta
16 anos
Toda a gente so fala nos rapazes que se masturbam... e as raparigas, por volta de que idade? tambem nao se masturbam ??

Resposta
A masturbação envolve um conjunto de actividade auto-eróticas, ou seja, acções como a estimulação do pénis no homem e do clítoris na mulher, pensamentos sexualmente excitantes, muitos dos quais incluem afectos e emoções agradáveis, que no seu conjunto podem levar até ao orgasmo (o máximo de prazer).
Num estudo feito com jovens americanos de 15 anos, verificou-se que perto de 70% dos rapazes e 45% das raparigas se masturbavam. À mesma conclusão, embora com uma percentagem menor, chegou um estudo realizado entre jovens universitários portugueses.



Pergunta
Já tomo a pílula há 1 ano e pouco. Quando inicio uma nova toma ela faz logo efeito no 1º dia?

Resposta
Sim, quando este método contraceptivo já é usado durante algum tempo e sem interrupções ou falhas, a eficácia mantém-se ao longo de todo o ciclo.



Pergunta
Costumo tomar a pílula as 20.00h e este mês tomei umas 4 vezes depois das 20.00h (4 a 7 horas depois). tenho o efeito da pílula comprometido?



"Tomei a pílula algumas vezes depois da hora normal (mas dentro do período das 12 horas) se hoje tomar à hora normal e depois tiver relações sexuais existe algum perigo?

E, tomando a pílula e usando preservativo também corro algum perigo?"


Resposta

Não. Não haverá qualquer comprometimento da eficácia da pílula contraceptiva, desde que esse espaço de tempo não ultrapasse as 12 horas. A seguinte deverá ser ingerida à hora normal.

Com este procedimento estará garantida a eficácia da pílula e não correrá o risco de engravidar. Além da pílula, se usar o preservativo estará também a proteger-se das infecções sexualmente transmissíveis, o que demonstra uma atitude responsável na vivência da sua sexualidade.


Pergunta
No mês passado estive doente e vomitei, não me lembro se foi 3 a 4h depois de ter tomado a pílula. Tomei a cartela até ao fim, veio a menstruação e reiniciei uma nova toma, se tomar corretamente esta, a anterior interfere alguma coisa na nova toma? Agradecia resposta.

Resposta
Quando há vómitos ou diarreia, deve sempre ser utilizada protecção adicional (preservativo) durante o tempo de duração destes sintomas e pelo menos mais uma semana.
No caso concreto que apresenta, se já teve entretanto menstruação, significa que não ocorreu gravidez. Deve agora retomar a toma da pílula como habitualmente.



Pergunta
"Olá! Eu tomo a pílula e o meu namorado estava a brincar com o pénis no meu ânus (sem penetrar). Estávamos a usar um preservativo e ele já tinha ""deitado"" a maior parte do líquido pré-ejaculatório noutro preservativo, e já estávamos a usar outro. O segundo preservativo rompeu e, ele nunca ejaculou, pode ter escorrido uma ínfima parte do líquido pré-ejaculatório do ânus para a entrada da vagina.

Haverá possibilidade de engravidar, tomando eu a pílula e tendo ele expelido a maior parte do líquido pré-ejaculatório noutro preservativo, não sendo aquele que rompeu?"

 

Resposta

Quando afirma que toma a pílula (e se o faz de forma correcta, isto é, tomando regularmente o comprimido, sem esquecimentos e mais ou menos à mesma hora), está garantida a eficácia da mesma, estando assim protegida de uma possível gravidez.

Caso contrário, apesar de ser considerada uma quantidade ínfima, como refere, existe sempre o risco de engravidar, pois esse líquido pré-ejaculatório pode já conter espermatozóides. Um aspecto positivo é o uso do preservativo mesmo nesses “jogos” e “brincadeiras” sexuais, proporcionando assim uma protecção contra as infecções sexualmente transmissíveis.

Respondendo à questão: se de facto toma correctamente a pílula não existe possibilidade de engravidar.

 


 
Pergunta
Eu e a minha ex.namorada faziamos sexo todos os dias e algumas vezes mais do que uma vez, agora estou muito arrependido sem potência. Eu quero saber se há alguma coisa que possa fazer para eu voltar a ter mais potência pois ainda sou muito novo.

Resposta
Provavelmente aquilo que quer referir não é propriamente um problema de "potência" mas sim de ejaculação precoce. Este problema é muito comum e normal na juventude e na maior parte das vezes tem a ver com o contexto e com a circunstância da relação sexual (novos parceiros, algum tempo de abstinência,etc). Não será portanto, motivo para preocupação mas sim para perceber e entender que se trata de uma situação normal e passageira, que tende a desaparecer com a maturidade. Contudo, se não se sentir bem deverá conversar com algum profissional de saúde que o possa orientar na resolução do problema.


Pergunta
Tendo uma relação sexual e passado dois dias da relação vem a mestruação ah possibilidades de estar gravida ? Agradecia uma resposta rapida é urgente

Resposta
Tendo como referência o primeiro dia da menstruação, calcula-se o dia da ovulação, que será entre 12 a 16 dias antes (em média 14 dias). Sabendo o dia da ovulação fica-se a conhecer o período fértil, isto é o período em que se houver relação sexual existe a probabilidade de engravidar, que corresponde ao período entre 3 ou 4 dias antes e 2 ou 3 dias depois da ovulação. Assim, tendo uma relação sexual dois dias antes da menstruação não tem probabilidade de engravidar. Contudo, a atitude mais correcta é o uso de um anticoncepcional adequado, e para tal deverá recorrer ao seu médico de família para lho prescrever, e o uso de preservativo para evitar as infecções sexualmente transmissíveis.


Pergunta
Tomo Kestine para as alergias.Isso Influencia a aficácia da pílula?

Resposta
A maioria dos medicamentos não influencia a eficácia da pílula. Apenas alguns antibióticos e alguns antifúngicos podem ter esse efeito, pelo que é sempre importante quando o médico lhos prescreve, referir que toma a pílula.


Pergunta

Quando a mulher esta no ciclo de menstruaçao é possivel ter ralações sexuais?

Resposta
Existe uma ideia generalizada que não deve haver relações sexuais enquanto ocorre a menstruação, o que não é verdade. O que acontece é que por haver um sangramento vaginal, o homem ou a mulher, não se sentem "bem" ou "à vontade" para levar a cabo a relação sexual. Logo, pode haver relações sexuais durante a menstruação, desde que para tal, o casal esteja devidamente preparado, e tenha sempre presente a necessidade do uso de preservativo como prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. A sexualidade na idade da adolescência deve ser vivida com segurança e com o respeito mútuo entre os parceiros, e se por algum momento acham que não estão preparados para dar o passo seguinte, então devem aguardar por uma melhor oportunidade.


Pergunta

Olá, sou um rapaz com 16 anos e tenhu o vicio de me masturbar todos os dias, será que isto pode ter sonsequências no futuro?

Resposta
A masturbação é um conjunto de carícias que uma pessoa aplica a si mesma e que lhe dão prazer sexual. Esta é uma prática que os especialistas consideram perfeitamente natural, ajudando mesmo no equilíbrio do homem e da mulher. Será portanto, uma prática sexual como qualquer outra, que varia muito de pessoa para pessoa, e conforme o período da vida que atravessa, não havendo então, consequências negativas para o futuro.


Pergunta

Ola! Eu e o meu namorado resolvemos dar um passo na nossa relaçao e fizemos sexo anal. Sempre tive esta duvida, se praticarmos só sexo anal perdemos a virgindade? Obrigada

Resposta
O conceito de virgindade varia eu função de vários critérios que podem ser biológicos, culturais, sociais ou religiosos, percebendo-se por isso que o mesmo seja muito valorizado por algumas sociedades e minimizado por outras. No seu conceito mais amplo e correto, pode definir-se virgindade como a ausência de qualquer relacionamento sexual. Desta forma, e sendo o sexo anal um tipo de relação sexual, à luz deste conceito mais amplo, perde a virgindade quem o praticar. O fundamental nesse entendimento é que se o passo é consciente, o deverá ser em todas as suas dimensões, e para tal aconselhamos o uso incondicional de meios de protecção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis


Pergunta

O que e a penetraçao

Resposta
É a introdução do pénis na vagina ou no ânus.


Pergunta

Boa tarde. Tenho algumas questões a fazer! é normal após a 1º relação sexual continuar a doer ao ser penetrada? Fiz a pausa de 7 dias entre a pilula, voltei a tomar mas ao ter relações sexuais continua a sangrar, é natural isto acontecer?

Resposta
A dor na relação sexual estará quase sempre relacionada com o facto da mulher não estar suficientemente relaxada, o que poderá acontecer numa relação onde exista algum receio, medo ou condicionamento que impeça os intervenientes de estarem "à vontade". provavelmente será o que acontece nesta situação. Relativamente a um possível sangramento durante as relações sexuais de forma consecutiva, poderá também ter algo a ver com o atrás descrito. Se tal acontece numa situação em que não haja "stress", aconselhamos a ida ao médico de família para despiste de outros problemas.


Pergunta

Boa Tarde. Fiz sexo com o meu parceiro sem preservativo, mas tomo a pilula corretamente. Tenho possibilidade de ficar gravida ?

Resposta
O uso correcto e atempado da pílula evita de facto a gravidez, no entanto, e numa perspectiva de uma maior segurança e numa vivência de uma sexualidade responsável, consideramos imprescindível o uso associado do preservativo, para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.


Pergunta

Desde já parabéns pelo trabalho que desenvolvem. Para quem tem dúvidas ajuda bastante. Sinto o meu peito dorido há alguns dias. A mesma sensação que acontece quando a menstruação está próxima. No entanto ainda faltam bastantes dias para a chegada da minha menstruação. A que se deverá isto? Sempre tive estas dores mas não com tantos dias de antecedência. A minha última relação sexual foi à 2 semanas mas tomei precauções e ainda estava menstruada (apesar dos meus ciclos serem curtos e não muito regulares).

Resposta
Antes de mais agradecemos as suas palavras. Quanto à dúvida que coloca: a sensação de tensão mamária surge na maioria das vezes de forma cíclica, sendo associada a alterações hormonais ao longo do ciclo menstrual. Apesar de referir que habitualmente tem estes sintomas nos dias anteriores ao início da menstruação, estes podem surgir mais precocemente, por exemplo, aquando da ovulação. Sendo o seu ciclo menstrual irregular como diz será mais complicado prever em que fase do ciclo se encontra. Será importante fazer a inspecção e palpação das mamas para excluir a presença de algum nódulo ou outra alteração ao normal. Poderá reduzir o consumo de café e gorduras dado que podem favorecer a dor mamária. Aconselhamos a ficar atenta à evolução desse sintoma, verificando se melhora no final da menstruação e registando a altura do ciclo em que surge novamente. Caso mantenha dúvidas ou agravamento da tensão poderá e deverá recorrer ao seu Médico de Família para uma avaliação mais completa. Relativamente à preocupação que parece manifestar quanto a excluir uma gravidez, caso tenha tido relações protegidas como diz e se encontrar na altura em fase menstrual do ciclo, a probabilidade de gravidez será muito reduzida. Porém, aproveitamos para relembrar que poderá recorrer a uma consulta de Planeamento Familiar da sua equipa de saúde para ponderar qual o(s) método(s) contraceptivo(s) mais adequado(s) à sua idade que previnam gravidez e infecções sexualmente transmissíveis.


Pergunta

É possível que ocorra uma gravidez no 3º dia da menstruação? Apesar de ter sido usado preservativo,depois ainda houve penetração de apenas alguns segundos sem nenhuma protecção. Obrigado

Resposta
Na fase de menstruação não ocorre fecundação, logo, não ocorrerá gravidez. O período fértil da mulher (em que existe a maior probabilidade de ocorrer uma gravidez) corresponde ao período compreendido entre os três dias antes da ovulação (11ª dia do ciclo) e os três dias depois (17º dia) e não durante a fase de menstruação. No entanto, estes valores não são regra, pois, nem todos os ciclos da mulher são iguais. Caso tenha um ciclo menstrual irregular será mais difícil prever qual o período fértil. Podem ainda existir perdas de sangue fora do período da menstruação (spotting), que também dificultam essa previsão do período fértil. O comportamento que refere pode ser, de facto, propício a uma possível gravidez, dado ter havido, como diz, um contacto desprotegido, embora altamente improvável dado estar numa fase do ciclo teoricamente não fértil. Por isso, será importante saber se o seu ciclo é regular e se não tem perdas de sangue entre as menstruações. Aconselhamos ainda o uso de um contraceptivo adequado à sua idade, assim como o uso do preservativo durante todo e qualquer acto sexual para a protecção das Infecções sexualmente transmissíveis. Para melhor esclarecimento e aconselhamento deverá dirigir-se ao seu médico de família que certamente a ajudará nesta escolha, passando assim a adoptar uma atitude mais responsável na vivência da sua sexualidade.


Pergunta

quantos dias depois ter havido relacçoes sexuais é que podemos fazer um teste de gravidez?

Resposta
O teste de gravidez faz-se através da pesquisa de uma hormona (hCG) na urina ou no sangue. Após ter havido fecundação, essa hormona pode ser detectada na urina 9 a 14 dias depois o que quer dizer que os testes só deverão ser feitos a partir destes dias.


Pergunta

ola tenho 16 anos e tenho uma duvida. eu e o meu namorado tivemos um acto sexual pelo o qual foi juntar ao pénis dele junto da minha vúlva mas nao existiu penetração apenas uma "simulação de um acto sexual", sem preservativo porque ele nao penetrou e nao ejaculou... A minha duvida é será possivel eu engravidar sem existir penetração?? (nao sei se estava no periodo fertil) ... Estou muito preocupada e aflita.

Resposta
As experiências tal como a que nos relata apresentam pouca probabilidade de proporcionar uma gravidez. No entanto, e como normalmente informamos, existe sempre a eliminação por parte do rapaz, do liquido pré-ejaculatório que poderá já conter alguns espermatozóides. A ter havido contacto directo com a vulva e a ter havido a segregação desse líquido, existiria sempre a fraca probabilidade de engravidar. São meras e raras probabilidades mas que geram dúvidas, angústias e preocupações. O nosso conselho passa pelo assumir da responsabilidade de cada um neste domínio e se não se sentem preparados para dar o passo seguinte, devem conversar, chegar a um entendimento e adiar essa experiência o tempo que for necessário para depois não ficar com todas estas preocupações que nos relata. Será certamente uma decisão que revela maturidade e responsabilidade. Reforçamos a mensagem de que devem ser tomadas todas as precauções em termos de prevenção da gravidez indesejada e das infecções sexualmente transmissíveis e que antes de iniciar qualquer contraceptivo deve recorrer ao seu médico de família que indicará o método e o aconselhamento mais adequado.


Pergunta

ola , tenho uma duvida e gostava que me ajudassem . A pilula do dia seguinte (norlevo) dimunui a eficacia quando utilzada num espaço de 20 dias , mas nao no mesmo ciclo mestrual ? queria tambem evidenciar que so usei unicamente este metodo estas duas vezes referidas . obrigado aguardo resposta

Resposta
Sendo um contraceptivo de emergência, não é aconselhável a sua toma várias vezes no mesmo ciclo menstrual, não pela diminuição da sua eficácia, isto é, que não impeça a gravidez, mas pelas interferências e efeitos negativos que pode causar no ciclo normal. A ser usado uma só vez no ciclo e de forma correcta (até 72 horas após a relação sexual) a eficácia é garantida a 95%. Contudo, a utilização deste contraceptivo deve ser considerada apenas em situações de emergência, pela quantidade de possíveis efeitos indesejáveis decorrentes da sobregarga hormonal que o mesmo provoca. Lembramos ainda, que este contraceptivo não termina uma gravidez que já tenha ocorrido(em que já tenha havido fecundação). O importante nesta questão é que viva a sua sexualidade de forma responsável, saudável e segura e isso passa pela necessidade de adoptar um método anticoncepcional adequado à sua idade, pelo que deve recorrer à consulta de planeamento familiar com o seu médico de família. Não deverá esquecer ainda, a necessidade de protecção contra as infecções sexualmente transmissíveis, com a obrigatoriedade do uso do preservativo.


Pergunta

Tenho 17 anos e o meu namorado 16 anos, hj falei com o meu namorado e ele dize-me que nao se importava ter relações sexuais enquanto eu tivesse com o período... Gostaria de saber se posso ter relações com o meu namorado enquanto tiver com o período??? E se podesse acontecer alguma coisa se tivesse tido relações com ele??? O que poderia acontecer. Agradeço pela resposta

Resposta
As dúvidas que apresenta são muito comuns. De facto, existe uma ideia generalizada que não devem haver relações sexuais enquanto ocorre a menstruação, o que não é verdade. O que acontece é que por haver um sangramento vaginal, o homem ou a mulher, não se sentem "bem" ou "à vontade" para levar a cabo a relação sexual. Logo, pode haver relações sexuais durante a menstruação, desde que para tal, o casal esteja devidamente preparado, e tenha sempre presente a necessidade do uso de preservativo como prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. A sexualidade na idade da adolescência deve ser vivida com segurança e com o respeito mútuo entre os parceiros, e se por algum momento acham que não estão preparados para dar o passo seguinte, então devem aguardar por uma melhor oportunidade.


Pergunta

Eu e a minha namorada tivemos relações sexual com metódos conteceptivos, o preservativo mas este rompeu, após 20 minutos compramos a pilula do dia seguinte, prostinor gostaria de saber se esta tem uma boa eficácia. agradeçia resposta

Resposta
A pílula do dia seguinte (Postinor®) é eficaz na prevenção da gravidez resultante de relação sexual desprotegida. É eficaz se tomada até 5 dias após essa relação, sendo tanto mais eficaz quanto mais precocemente for tomada. Estima-se que apenas uma em cada 100 mulheres que utilizam este método de emergência fiquem grávidas. Não deve ser esquecido que NÃO protege para eventual gravidez resultante de relações desprotegidas ocorridas após a toma e que, pelos seus efeitos secundários e complicações, deverá ser usada com muita prudência e apenas por indicação médica.


Pergunta

Boa tarde, desde já felicito este projecto, pq é muito util para os jovens obterem informação médica relativamente á sexualidade. Vou expor a minha questão, tive a minha 1ª relação sexual no dia 7 de Outubro, no entanto apesar da informação cometi a irresponsabilidade de não me proteger, assim sendo recorri 12 horas depois á pílula do dia seguinte (tenho a consciência que é um metodo de emergência). Não tenho o periodo desde 17 de Agosto, mas o meu periodo normalmente é irregular, já falei á minha medica de familia e ela recomendou me tomar a pilula, mas ainda não fui á consulta de planeamento familiar por não ter disponibilidade. Com tudo isto tenho medo de estar grávida mesmo tendo tomado a pilula, esta é uma ideia que me atormenta e só irei descansar ou quando o periodo vier ou se fizer um teste. A minha questão é exactamente essa.. com umteste de gravidez já é possivel saber se estou ou não? passado quanto tempo a que dá para saber? e qual a probabilidade de estar grávida se tomei a pilula do dia seguinte cerca de 12 horas depois da relação? Posto isto, só me resta agradecer a vossa disponibilidade Obrigado

Resposta
Antes de mais agradecemos a felicitação. Quanto à sua dúvida, a Contracepção de emergência com a toma única de um comprimido de hormona (progestativo - Norlevo® ou Postinor®) pode ser utilizado até 5 dias após a relação sexual desprotegida e é tanto mais eficaz quanto mais precocemente for tomado. Estima-se que apenas uma em cada 100 mulheres que utilizam este método de emergência fiquem grávidas. Não esquecer, porém, que este método apenas é eficaz na prevenção da gravidez decorrente de relação sexual ocorrida nos 5 dias anteriores, não prevenindo para eventual gravidez resultante de relações posteriores desprotegidas. Um teste de gravidez poderá, de facto, detectar gravidez. O tempo necessário para essa detecção depende do tipo de teste utilizado, mas geralmente recomenda-se que se aguarde pelo menos 5-7 dias de atraso menstrual. No entanto, sabendo que este teste urinário não é 100% sensível e específico, poderá realmente efectuar um teste de gravidez se isso a tranquilizar, mas deverá sempre recorrer ao seu Médico de Família para a aconselhar e ultrapassar o problema. Relativamente ao início da pílula, achamos que, de facto, é uma atitude prudente. Ainda assim, recomendamos sempre o uso concomitante do preservativo para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.


Pergunta

Olá muito boa tarde. Eu tenho dúvidas numa questão. A minha menstruação costumava sempre vir no dia 18, 19. No mês passado veio no dia 24. O que acontece que tive relações sexuais com o meu namorado com preservativo no dia 5 de Setembro. A minha menstruação ainda não veio este mês. Eu sofro muito de dores menstruais (dores de rins, dores nos ovários e dores de barriga) e este mês continuo-o a ter a dores e tenho corrimento, mas a menstruação não aparece. O meu namorado diz que pode ser novas hormonas a fomarem-se e o meu corpo a adaptar-se. Aquele liquida que os homens deitam o meu namorado só se veio depois de ter tirado o pénis dentro da minha vagina. E eu fico a pensar nisto. Será que posso começar a tomar a pílula? Acha que devo fazer o teste de gravidez? Tudo indica que não estou grávida, correu tudo bem. Obrigada.

Resposta
O período menstrual pode tornar-se irregular por muitos motivos. Nas jovens com menstruação há menos de 2 anos, o período pode não ser regular. Há outras situações que podem levar a alterações hormonais que originam irregularidades na menstruação: maus hábitos alimentares, dietas exageradas, alterações emocionais ou actividade física muito exigente. No que diz respeito ao fluxo, por vezes ele pode ser menor, assemelhando-se a um corrimento acastanhado. Não nos podemos esquecer, claro, que uma das causas mais frequentes de atraso menstrual é a gravidez. Mas, tendo em conta que refere ter tido relações sexuais numa fase inicial do ciclo menstrual e de forma protegida, apesar de o preservativo não ser 100% seguro, poderemos não suspeitar desde logo de uma gravidez. Ainda assim, caso se mantenha o atraso menstrual aconselhamos que se dirija ao seu Médico de Família, que avaliará a necessidade de um teste de gravidez. Além disso, pode aproveitar para lhe expor a vontade de iniciar a toma da pílula. De facto, consideramos uma opção prudente para associar ao preservativo, reforçando a eficácia contraceptiva e mantendo a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.


Pergunta

sera seguro ter relaçoes sexuais so com a toma da pilula?

Resposta
No que diz respeito à prevenção de uma futura gravidez, a toma correcta da pílula (tomada sensivelmente à mesma hora e sem falhas) é muito eficaz. No entanto, não previne as Infecções sexualmente transmissíveis. Para evitar a transmissão destas doenças, recomendamos que também use sempre o preservativo.


Pergunta

Boa tarde. Eu e o meu namorado ha algum tempo que temos relaçoes , mas quando e para colocar o preservativo e sempre muito complicado , nos fazemos tudo direito quando é a parte de desenrolar ate a base do penis ele chega so a meio do penis e nao anda mais . sera o preservativo pequeno de mais?ou sera o penis que nao esta erecto o suficiente?se me poderem aconselhar ou ajudar agradeco. obrgada

Resposta
A correcta colocação do preservativo implica seguir todos os seguintes passos: 1. Abrir a embalagem com cuidado sem utilizar objectos cortantes, unhas ou dentes, depois de confirmar a data de validade. 2. Colocar o preservativo com o pénis em erecção, antes de qualquer contacto sexual; 3. Colocar o preservativo sobre a glande, agarrando-o pela ponta (reservatório onde ficará o esperma) retirando assim o ar do interior do mesmo; 4. Manter sempre seguro pela ponta e ir desenrolando até cobrir todo o pénis; 5. Após a ejaculação, retirar o pénis da vagina, retirar o preservativo e dar um nó na parte aberta. Depois, deitar no lixo (nunca para a sanita). Se mesmo seguindo à risca todos os referidos passos o problema se mantém, talvez seja razoável experimentar a utilização de preservativo com um tamanho superior.


............