Início

Transmissão online


    
É com imenso prazer que damos as boas vindas aos participantes do V Congresso Latino-Americano de Arqueometria (CLA 2016). Este evento segue-se aos realizados em Buenos Aires (2007), Lima (2009), Arica (2011) e Cidade do México (2014), que reuniram pesquisadores de quase todos os países da América Latina e convidados de outros Continentes. O Congresso Latino-Americano de Arqueometria tem por objetivo principal contribuir para o desenvolvimento da investigação em arqueometria na América Latina, aproximando investigadores que empregam os métodos das ciências duras na elucidação de problemas de interesse arqueológico.

    Nesta edição, o evento será realizado na Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa da América Latina, possuindo 249 cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, os quais abrigam mais de 58 mil alunos. Na pós-graduação, são 239 programas constituídos por 332 cursos de mestrado e 309 de doutorado, nos quais estão matriculados mais de 28 mil alunos e a excelência das atividades desenvolvidas nesses programas faz com que atualmente a USP seja responsável por 22% da produção científica do país.

    Acreditamos que essa atmosfera multicultural seja um dos ingredientes que garantirá o sucesso de mais uma edição do Congresso Latino-Americano de Arqueometria, para o qual gostaríamos de dar-lhes as boas-vindas.


    Comissão Organizadora

Dalva L. A. de Faria

Laboratório de Espectroscopia Molecular – Instituto de Química
Universidade de São Paulo

Maria Conceição S. M. Lage
Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre, Centro de Ciências Naturais
Universidade Federal do Piauí

Marisa C. Afonso
Museu de Arqueologia e Etnologia
Universidade de São Paulo

Thiago S. Puglieri
Departamento de Museologia, Conservação e Restauro
Universidade Federal de Pelotas