O que são Círculos de Cultura Científica?

AVISO: O projeto de extensão Círculos de Cultura Científica teve suas atividades encerradas no ano de 2008. Deixamos esse site como um registro do projeto. Para maiores informações entre em contato pelo e-mail ao final da página.

É uma idéia...
Uma idéia que reúne estudantes e professores do Instituto de Física da Universidade de Brasília para contribuir de alguma forma para a formação de uma cultura científica. A ciência é uma construção humana e parte de nossa cultura.  A dificuldade de acesso à ciência é portanto um problema de exclusão cultural.  É papel das/os educadoras/os em ciências que somos ou pretendemos ser  promover ações contra essa exclusão.

É um projeto de extensão...

Entendemos que uma Universidade pública não deve olhar apenas para dentro de si mesma. O conhecimento que ela produz  deve ser fruto de um diálogo com o mundo exterior a ela, e os frutos desse conhecimento devem ser compartilhados com toda a sociedade, que  investiu seus impostos nesse processo. As atividades feitas pela Universidade que implicam diretamente em um contato com a comunidade externa são as chamadas atividades de extensão. A extensão universitária se mostrou um meio ideal para concretizarmos nossa idéia.

São círculos de cultura...
Nosso projeto organiza círculos de cultura com temas ligados à física em cidades-satélite de Brasília. Os círculos de cultura, dentro da proposta de  Paulo Freire, são espaços para a educação e trocas de saberes através do diálogo, esse entendido como uma comunicação horizontal e livre entre todos os participantes do círculo, sem se estabelecerem relações hierárquicas entre os saberes de uns ou de outros.  Em nossos círculos são estudados os conteúdos de física do Ensino Médio, e privilegiamos, como metodologia, uma problematização do mundo físico à nossa volta.

É uma reflexão constante sobre o ensino da física...
Somos também um grupo de pessoas interessadas em Ensino de Física. Estamos dispostos/as  a dar nossa contribuição para esse campo repensando nossas teorias e práticas como educadores/as. Para isso nos configuramos também como um grupo de estudos  do ensino de física, que ousa experimentar novas propostas na prática, em seus círculos de cultura.  Atualmente estamos experimentando como material didático o GREF e suas leituras, um material que, apesar de ter começado a ser produzido nos anos 80, ainda está muito subutilizado.


contato:
circulodeculturacientifica@gmail.com
Comments