Canábis



1. O que é?

É uma planta com mais de 60 substâncias psicoactivas (cannabinóides). De todas estas substâncias, a mais importante a nível psicoactivo é o THC (9-Tetrahidrocannabinol).
Há várias espécies (Indica, Sativa, etc.) que variam no tipo e concentração de princípios activos.

Da Cannabis pode-se obter Marijuana/”erva” (flores da planta) e Haxixe (resina da planta).
Pode ser fumada (charro, cachimbo, cachimbo de água…), ingerida (space-cookies, space-cake, iogurte…) ou tomada com vaporizador.

2. Efeitos

Os EFEITOS DA CANNABIS dependem…
- não só da substância (dose, pureza, misturas, via de admistração…)
- mas também de QUEM CONSOME (estado de espírito, expectativas, habituação…)
- e do ambiente (onde e com quem…)

fumada, os efeitos sentem-se quase de imediato e têm o seu pico cerca de 20 minutos depois, durando a experiência 1 a 4 horas. 
ingerida, os efeitos demoram mais a sentir-se (1 a 2 horas), são mais intensos e duram mais tempo (3 a 10h).

Os EFEITOS da CANNABIS podem passar por…
…aumento da sensibilidade aos estímulos visuais, auditivos, etc,…;
…mudanças subtis de pensamento e de expressão; atenção dispersa (facilidade de abstracção e dificuldade de concentração); criatividade …bem-estar, riso fácil, sensação de relaxamento; …boca seca, olhos vermelhos, aumento do apetite, alteração do ritmo cardíaco.

Em DOSES ALTAS, os efeitos acentuam-se e pode surgir:
…alteração da noção do tempo;
…nervosismo, ansiedade, pânico e paranoía;
…confusão, cansaço mental.

CONSUMOS CONTINUADOS:
…tolerância aumenta (para os mesmos efeitos precisar de uma maior dose);
…o consumo pode contribuir para a desmotivação e apatia;
…fumada pode causar problemas ao nível respiratório;
…para algumas pessoas pode ser difícil deixar de fumar….

3. Não deves consumir se...

… não te apetece ou tens dúvidas : tu decides!
… tens algum problema psicológico (ou antecedentes na família) ou se estás a passar uma fase má… porque o consumo pode agravar a situação.
… vais conduzir, realizar tarefas que exijam especial controlo (ex. manipular máquinas) ou atenção e concentração (estudar, trabalhar…).
… tens alguma doença cardíaca ou pulmonar, diabetes, asma, hipertensão ou epilepsia.
… tomas medicamentos que afectem o Sistema Nervoso Central (antidepressivos, antipsicóticos, tranquilizantes, antiepilépticos,…).
… estás grávida ou a amamentar.

4. Se consomes...

… informa-te sobre a substância (efeitos, doses, contraindicações, …). Lê o flyer, vai à net, fala com “conhecedores”, …
… procura fazê-lo num ambiente relaxado, onde te sintas bem e sem obrigações à vista!
… decide a tua dose: se fumares, é melhor começar por dar 2 ou 3 passas pouco intensas para veres o efeito; se comeres tem paciência e controla o “apetite”. Lembra-te que é mais difícil controlar a dose e que os efeitos demoram mais tempo a aparecer.
… tem atenção às misturas: com álcool aumentam a probabilidade de desmaios e vómitos; com alucinogéneos (cogumelos, LSD), a experiência pode ser demasiado forte… 
… lembra-te que fumar (tabaco, cannabis, etc.) prejudica os pulmões. A cannabis é rapidamente absorvida, por isso não vale a pena travar muito tempo. 
… se começares a sentir-te mal (batimentos cardíacos acelerados, tonturas, enjoos, vómitos,…), tenta acalmar-te num lugar tranquilo e junto de pessoas da tua confiança. Respira fundo. Pode ajudar comer ou beber alguma coisa doce. Lembra-te que os efeitos passam com o tempo. Se não melhorares, pede ajuda
… o mais importante é seres tu a decidir sobre o teu consumo: o quê, como, quanto, onde… Se te passam um charro não és obrigado a fumar! Respeita também as decisões dos outros..

5. Outras informações

A lei portuguesa… penaliza o consumo, a posse e o cultivo e de cannabis (Lei nº 30/2000) penaliza o consumo, a posse e o cultivo e de cannabis (Lei nº 30/2000). Atenção que descriminalizar não significa despenalizar. Com 16 anos já se é responsabilizado legalmente pelo consumo, posse ou plantação de cannabis. 
Para distinguir os casos de contra-ordenação dos de crime a quantidade de substância apreendida é determinante: até 5g de Haxe ou 25g de Erva podes ser convidad@ a ir até uma Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência e podes ser alvo de uma sanção (multa, trabalho comunitário, apreensão de carta de condução, proibição de frequentar certos lugares, apresentação periódica no posto da polícia, etc); Acima destas quantidades é considerado crime e em tribunal será avaliado se se trata de tráfico; Plantar Erva pode ser considerado crime.

Na estrada: “A condução sob influência de substâncias psicotrópicas é considerada uma contra-ordenação muito grave. Quem infringir é sancionado com coima de 500 a 2.500 euros.” (art. 146.º)

Durante quanto tempo pode ser detectada na urina?
A cannabis é a substância que mais tempo permanece no organismo, podendo ser detectada, através de análises de urina, num intervalo de 48 horas até 6 semanas após o consumo.