Caracterização Física                 http://chavesmapas.googlepages.com/logo.jpg

Chaves Mapas beta

A área na qual se desenvolveu o presente trabalho situa-se no Noroeste de Portugal. Chaves pertencente ao distrito de Vila Real. No mosaico da Carta Militar dos Serviços Cartográficos do Exército (escala 1/25.000), a área inscreve-se nas folhas n.º34 (Chaves – Norte), 47 (Chaves – Sul) de 1998. Globalmente, o território onde se inscreve o presente estudo está   englobando numa região montanhosa. 

Sob o ponto de vista geológico, pertence ao sector português do Maciço antigo ou Ibérico, como é designado habitualmente o conjunto de terrenos muito antigos (de idade ante-mesozóicos) que constituem a metade ocidental da Península Ibérica. Trata-se do vestígio mais ocidental e de maiores dimensões da Cadeia Varisca Europeia, orógeno paleozóico que resultou da colisão oblíqua de dois supercontinentes: Gondwana e Laurásia/Báltica. 

As formações pré-mesozóicas do Sul da Europa foram, na sua grande maioria, intensamente deformadas durante os períodos Devónico e Carbónico por um processo dinâmico e fortemente diacrónico denominado orogenia Varisca ou Hercínica. Esta cintura orogénica paleozóica é claramente perceptível desde o Sul da Península Ibérica até ao Nordeste da Boémia (República Checa/Polónia).

http://chavesmapas.googlepages.com/1380206.jpg

Página Inicial