Agrupamento de Escolas do Concelho de Vila do Bispo


Conselho Geral Transitório

Aqui encontra a informação do Conselho Geral Transitório do Agrupamento de Escolas do Concelho de Vila do Bispo.

Notícias


(17/7/09)

Teve lugar no dia 16 de Julho a última reunião do Conselho Geral Transitório, destinada a apreciar o relatório de execução do Plano Anual de Actividades.  Um resumo desta reunião encontra-se na página "Resumos das reuniões".  
O Conselho Geral Transitório cessa agora funções, seguindo-se a eleição do Conselho Geral, a desencadear no início do ano lectivo.
Fica aqui um agradecimento a todos quantos, das mais diversas maneiras, colaboraram para levar a cabo a missão do Conselho Geral Transitório.


(9/7/09)

Teve hoje lugar uma reunião entre o Presidente do Conselho Executivo, o Director eleito e o Presidente do Conselho Geral Transitório para acerto dos pormenores relativos à cerimónia da tomada de posse, que vai ter lugar no dia 20 de Julho, pelas 11.30, no Auditório da Escola S. Vicente.  De acordo com a lei, “o Director toma posse perante o Conselho Geral”, pelo que todos os elementos deste órgão têm naturalmente lugar de direito nesta cerimónia.  Será um acontecimento simples, sem grandes formalidades, mas que se destina a assinalar de forma condigna a transição de órgãos directivos.

Seguir-se-á um almoço na Escola, para o qual também estão convidadas várias personalidades, os elementos do Conselho Geral Transitório e o pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo. 

No dia 16 de Julho, pelas 18 horas, haverá uma reunião do Conselho Geral Transitório, para que, nos termos legais, seja feita a apreciação do relatório de execução do plano anual de actividades.
  


(18/6/09)

Teve lugar no dia 18 de Junho uma reunião entre o Presidente do Conselho Executivo, o Director eleito e o Presidente do Conselho Geral Transitório (ver notícia do dia 16).  A reunião serviu para continuar a assegurar a melhor transição entre órgãos directivos.  Em clima de grande tranquilidade e colaboração, facilmente se chegou a vários entendimentos:

  • acordou-se o princípio geral de que o Presidente do Conselho Executivo assegurará o encerramento do ano lectivo;
  • o Director preparará o próximo ano lectivo;
  • em tudo o que for necessário, haverá uma colaboração permanente entre ambos;
  • a cerimónia de tomada de posse, com cujos contornos (ver notícia de dia 16) ambos concordaram, terá lugar por altura da última reunião do Conselho Pedagógico deste ano lectivo;
  • serão realizadas novas reuniões, caso seja necessário, para continuar a assegurar a transição.

 
(16/6/09)

Foi homologado o resultado da eleição para Director.  Uma cópia do despacho da DREAlg pode ser consultada na página "Documentos".  

O despacho foi entregue ao Presidente do Conselho Geral Transitório numa reunião que teve lugar no dia 16 de Junho, na sede da DREAlg, em Faro, com a presença dos Srs. Director Regional e Director Regional Adjunto.  Nessa reunião, perante muitos dos novos Directores do Algarve, entre os quais estava o novo Director do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo, e os Presidentes dos Conselhos Gerais, foi prestado agradecimento público ao trabalho desenvolvido por este órgão e dadas algumas sugestões para o processo de tomada de posse.  Foi também salientado que a mudança deverá decorrer com a maior harmonia possível.

Recorda-se que há um prazo de trinta dias para que a tomada de posse ocorra. 

O processo de transição, de acordo com o que foi combinado entre o actual Presidente do Conselho Executivo, o novo Director e o Presidente do Conselho Geral Transitório decorrerá da seguinte forma:

  • nos próximos dias, haverá uma reunião entre os três para acertar a forma como será feita a transição e a data da tomada de posse; 
  • haverá, na data combinada nessa reunião, uma cerimónia pública, em que o novo Director tomará posse perante o Conselho Geral Transitório conforme previsto na lei, de forma a assinalar a data com a necessária dignidade.    


(8/6/09)

O Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo e anexos está disponível para download na página "Documentos", agora sem rasuras e destaque de cor.


(23/5/09)

Está aprovado o Regulamento Interno do Agrupamento, disponível na página "Documentos".  As primeiras alterações estão a amarelo, as segundas a azul e as mais recentes a lilás.  Dentro de duas semanas, vai ser retirado este ficheiro e colocado online um outro, já sem rasuras e sem destaque de cor.

A reunião de ontem, 22 de Maio, está resumida na página "Resumos das reuniões".


(22/5/09)

Decorreu a eleição do Director do Agrupamento, com o seguinte resultado:

Domingos Manuel Monteiro Correia, 2 votos

Francisco Manuel Cabrita Gaspar, 4 votos

Paulo Alexandre Cota de Meneses Toste, 14 votos

Logo que possível, as informações serão actualizadas.


(16/5/09)

Decorreu no dia 15 de Maio a reunião de audição dos candidatos a Director.  Durante mais de três horas, os três candidatos puderam expor as suas ideias livremente e responder às perguntas dos elementos do CGT, sendo dado mais um contributo para o esclarecimento dos que vão ter a responsabilidade de eleger o Director para os próximos quatro anos.

Para sexta-feira, dia 22, está agendada a reunião em que o Director será eleito.

Foi alterada a proposta de revisão do Regulamento Interno, no que diz respeito às estruturas de orientação educativa e supervisão pedagógica.  De acordo com o Decreto-Lei 200/2007, os Conselhos de Docentes da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo deixam de se chamar assim e passam a chamar-se Departamentos Curriculares, como os outros Departamentos.  Os respectivos Coordenadores passam a ser designados pelo Director em vez de ser eleitos, como a lei obriga (Decreto-Lei 75/2008), uniformizando-se assim o processo de designação com os dos outros Departamentos.

A proposta de Regulamento Interno actualizada encontra-se na página "Documentos".

O resumo da reunião de 15 de Maio encontra-se na página "Resumos das reuniões".


(9/5/09)

Está agendada para a próxima sexta-feira, dia 15, pelas 18.00, a audição dos candidatos a Director.  Serão ouvidos em separado, tendo a possibilidade de se dirigir primeiro ao Conselho Geral Transitório, seguindo-se um período de perguntas e respostas, podendo no final destas usar de novo livremente da palavra para reforçar ou esclarecer o que entenderem.  A audição será feita por ordem alfabética.

A proposta de Regulamento Interno irá ser discutida em Conselho Pedagógico, que emitirá parecer, seguindo-se posteriormente a aprovação em reunião do Conselho Geral Transitório.  Pode ser consultada na página "Documentos" e foi já enviada a todos os elementos do Conselho Pedagógico.  Encontram-se ali igualmente os anexos I e II, respectivamente o Organograma e a Biblioteca Escolar.  Não consta o anexo III sobre Avaliação do Desempenho Docente, que a Comissão de Revisão do Regulamento Interno resolveu não incluir pelos motivos indicados no resumo da reunião.

Ao ler a proposta de Regulamento Interno, deverá ter-se em consideração que o que está a amarelo é novo e o que está rasurado é o que vai desaparecer.


(5/5/09)

Foi realizada uma reunião da Comissão de Revisão do Regulamento Interno (António Ferro, Fernando Cortes, José de Deus Rodrigues, Luis Costa e Luis Trindade) no dia 4 de Maio, tendo sido elaborada uma proposta de alteração a submeter ao Conselho Pedagógico, para parecer, que deverá ser aprovada em posterior reunião do Conselho Geral Transitório.  O resumo desta reunião encontra-se em "Resumos das reuniões".


(23/4/09)

Estão disponíveis para consulta os documentos apresentados pelos candidatos a Director na página Candidaturas.


(21/4/09)

A Comissão Permanente do Conselho Geral Transitório reuniu no dia 20 de Abril, verificando que todos os candidatos cumprem os requisitos legais para o cargo de Director do Agrupamento.  O resumo da reunião encontra-se na página "Resumos das reuniões" deste site.
Logo que possível, serão divulgados os projectos e os currículos dos três candidatos.


(14/4/09)

Foram apresentadas as seguintes candidaturas ao cargo de Director do Agrupamento de Escolas do concelho de Vila do Bispo, tendo o prazo terminado no dia 13 de Abril:

Domingos Manuel Monteiro Correia

Francisco Manuel Cabrita Gaspar

Paulo Alexandre Cota de Meneses Toste

Haverá na próxima segunda-feira, 20 de Abril, uma reunião da Comissão Permanente do Conselho Geral (Delfina Barroca, Fernando Cortes, Luis Costa, Luis Trindade e Maria José Furtado) para análise do curriculum vitae de cada candidato, designadamente para efeitos de apreciação da sua relevância para o exercício das funções de Director e o seu mérito, verificando-se também se os candidatos cumprem os requisitos legais.

Em seguida, as listas dos candidatos admitidos e excluídos serão afixadas na escola sede do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo, no prazo de 10 dias úteis após a data limite de apresentação das candidaturas e divulgadas no mesmo dia, na página electrónica do Agrupamento, sendo esta a forma de notificação dos candidatos.