A iniciativa de criar este sítio surgiu na sequência do Forum de Agricultura Biológica organizado pela Ecoteca de Ponta Delgada para assinalar o Dia Mundial da Alimentação. A grande maioria dos participantes, no referido forum, eram pessoas que nunca tinham contactado directamente com a agricultura biológica mas que tinham curiosidade em saber mais sobre o assunto.
Independentemente da intenção de pôr esses conhecimentos em prática, no final do forum, a opinião generalizada era que afinal a agricultura biológica pode ser praticada também por "amadores". Qualquer pessoa que possua uma pequena horta, um jardim ou até mesmo um terraço ou varanda, pode dedicar-se a esta prática que tem tanto de trabalhoso como de estimulante.
Pretende-se que este sítio seja um local de encontro para pessoas que tenham em comum a vontade de aprender e também de partilhar conhecimentos. Todos os que quiserem dar o seu contributo são benvindos. Quem quiser colaborar com este projecto pode dar o seu contributo (de preferência ilustrado com vídeos e fotografias) através do e-mail cfagriculturabiologica@gmail.com.
Qualquer contributo é bem vindo, seja uma explicação científica, seja uma experiência bem sucedida nas seguintes áreas:
- Hortas;
- Aproveitamento de pequenos espaços (canteiros, terraços e varandas);
- Estufas;
- Pomares;
- Jardins (interiores e exteriores);
- Criação de animais;
- Receitas culinárias (doces, compotas e outras formas de conservar excessos de produção);
- Compostagem;
- Pesticidas biológicos (receitas caseiras);
- Podas e enxertos;
- Preparação de solos;
- Sistemas de rega (aproveitamento da água da chuva);
- Calendário de sementeiras, plantios e colheitas.
 Mãos à obra e boas colheitas.
 
 
Free Web Counter