O CEUE


Cerimônia de Posse



Fotos do Debate

Fotos por Marielen Baldissera, graduanda do curso de Artes Visuais.


Antes de pular para as eleições, entenda o que é o CEUE:

O que é?

O CEUE, e o grupo de pessoas de sua gestão atual, é quem representa os alunos das engenharias perante a UFRGS, a Escola de Engenharia e o DCE, Diretório Central de Estudantes.

Pra que se tenha uma idéia, ~5.000 alunos de um total de ~23.500 de alunos que a UFRGS possui atualmente (vide gráfico 1) fazem parte das engenharias(civil, produção, mecânica, etc.), o que significa uma fração de ~22% de todos os alunos de graduação.

O CEUE tem a mesma função básica que os outros Diretórios Acadêmicos (como CASL, da medicina, CAAR do Direito) tem: representar os estudantes e organizar eventos de integração. Como representação, o CEUE tem direito a um voto nas assembléias do DCE. Já como integração, o CEUE, por ser um centro, agrega diversos subcentros, e deve promover atividades de comunicação entre estes.

Além disso, anualmente entram 1120 calouros nos cursos de Engenharia, e essa é a oportunidade de o CEUE mostrar seu funcionamento e promover atividades de integração com os alunos novos!

Não pense que você vai se incomodar participando de uma chapa. Aproveite a chance como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, quem sabe até aplicar os conceitos que você aprendeu no seu curso dentro do CEUE.

Mesmo se você acha que não pode criar uma chapa, converse com os seus colegas e passe adiante essa idéia!

O Estatuto

O estatuto, assim como o CEUE, é antigo. Criado na gestão de 1968, o estatuto que se mantém hoje tem como finalidade regulamentar o funcionamento do operacional do CEUE.

Nele se encontram desde quais os atributos das funções de presidente e vices, como como deverão ser realizadas as eleições e a junta eleitoral.

O documento foi digitalizado, e está em processo de transformação para texto digital. Faça o download do estatuto no formato imagens aqui!