Página Inicial

Bem vindo ao site da Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto Federal Fluminense.

A Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto Federal Fluminense (CEUA-IFFluminense) foi instituída pela portaria nº 221, de 28 de maio de 2014. É um órgão colegiado autônomo, multidisciplinar, de caráter deliberativo e educativo que tem por finalidade analisar e qualificar, do ponto de vista ético, de acordo com a legislação vigente, todos os planos de ensino e/ou projetos que envolvam o uso de animais no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e instituições conveniadas, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.

Acesse pela página do IFFluminense: clique aqui.

Novo! - DBCA 2016 - DIRETRIZ BRASILEIRA PARA O CUIDADO E A UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS EM ATIVIDADES DE ENSINO OU DE PESQUISA CIENTÍFICA. Clique aqui para acessar: DBCA 2016 .

Novo! - Acesse o E-BOOKGUIA BRASILEIRO DE PRODUÇÃO, MANUTENÇÃO OU UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS EM ATIVIDADES DE ENSINO OU PESQUISA CIENTÍFICA - 1ª EDIÇÃO no site do CONCEAhttp://concea.mct.gov.br/ .

Notícia (07/10/2015) - O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA informa que está disponível a 2ª edição do E-book das Normativas do CONCEA para Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em atividades de ensino ou pesquisa científica.

O E-book pode ser encontrado no site do CONCEAhttp://concea.mct.gov.br/ .

Notícia (07/08/2015) - Procedimentos para abertura de processos administrativos no CONCEA para apuração de infração administrativa.  http://www.mct.gov.br/upd_blob/0237/237446.pdf

Notícia (28/04/2015) - Orientação da CAPES sobre a produção de dissertações ou teses que envolvam experimentação animal. http://www.capes.gov.br/images/documentos/oficios_recomendacao_CONCEA.pdf