Quem Somos

Cepem - Centro de Pesquisa em Medicina tropical de Rondônia

O Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (CEPEM) é um órgão responsável pelas pesquisas sobre as doenças tropicais da região Amazônica, ligado à Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Rondônia, sem fins lucrativos, criado por vontade e iniciativa de um grupo de cientistas e médicos que desenvolvem trabalhos de pesquisa em Rondônia.

Foi fundado em Costa Marques - Rondônia, no ano de 1986, era conhecido como Centro de Pesquisa e Tratamento da Malária do Vale do Guaporé, por iniciativa do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília. Após alguns anos de atividade e produção de inúmeros trabalhos científicos, o CEPEM foi transferido para cidade de Porto Velho no ano 1996, como unidade de pesquisa do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (CEMETRON), e conta hoje com funcionários e pesquisadores capacitados para atender às necessidades e expectativas da sociedade nas diversas áreas da saúde pública, como virologia, microbiologia, bioquímica, plataforma técnica, biologia molecular, hepatite, epidemiologia, entomologia e genética.

A unidade trabalha em parceria com diversas entidades nacionais e internacionais de pesquisa, como o Instituto Pasteur (França), a Fundação Oswaldo Cruz, Organização Pan-Americana de Saúde, colaborações com a Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de Instituições internacionais, como as Universidades de Massachusetts e da Virgínia (EUA), que colaboram com pesquisas nas áreas de imunologia e entomologia.

O CEPEM atua ainda em conjunto com o Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais (IPEPATRO), que funciona como um centro avançado de pesquisa e como unidade mantenedora do CEPEM no Estado de Rondônia, além de ser formalizador dos convênios entre as entidades parceiras nacionais e internacionais. Os dois centros avançados contam com cerca de cem pessoas trabalhando entre pesquisadores, servidores laboratoriais e administrativos.

Com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o CEPEM participa na formação de mestres e doutores, através do Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental.