Serviços Pedagógicos - C.A.A.F. e A.A.F.

O Centro Comunitário de Arrentela, define-se como um serviço à sociedade e família, aberto a todos os níveis sociais, uma comunidade educativa em que todos participam (direcção, famílias, educadores, pessoal não docente, crianças) cada um do seu modo, na vida da Instituição. A Ocupação de Tempos Livres é mais uma resposta para as necessidades encontradas na comunidade. 

 A COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA

A funcionar dentro da EScola NunAlvares dirigida por colaboradoras do CPBESA, a componente de apoio à família garante o acompanhamento aos alunos do establelecimentos de ensino nos períodos que vão além da componente curricular e durante as actividades de interrupção lectiva. A Componente de apoio á família (CAF) deve ser organizada de forma a construir um estímulo directo para o estabelecimento de relações positivas entre a escola, a família dos alunos e a comunidade local. Na educação pré-escolar é necessário assegurar o acompanhamento das crianças antes e depois de actividades educativas e durante os períodos de interrupção das actividades lectivas.

 

OBJETIVOS DA CAF E AAF

a) Apoiar as famílias, proporcionando condições que permitam ajustar o tempo de permanência das crianças na escola às necessidades dos pais e encarregados de educação, nomeadamente em função dos horários laborais, procurando oferecer respostas diversificadas e adptadas às realidades locais e garantindo uma ocupação pedagogicamente rica, complementando as aprendizagens básicas, não sendo contudo, função da CAF, aprendizagens básicas, fazendo acompanhamento e supervisão na execução dos trabalhos de casa.

b) Proporcionar aos alunos condições que contribuam para o seu desenvolvimento;

c) Desenvolver o espírito de iniciativa, a capacidade crítica e os sentidos de solidariedade, responsabilidade e organização;

d) Estimular experiências culturais e recreativas, com o aproveitamento das relações entre a família, a escola e a comunidade;

e) Proporcionar aos alunos, condições de apoio à descoberta das suas aptidões e interesses vocacionais.


Ċ
Eduardo Barreto,
15/02/2013, 02:09
Ċ
Eduardo Barreto,
30/12/2014, 09:00