Rendimento Social Inserção

RENDIMENTO SOCIAL INSERÇÃO

 

Através de protocolo celebrado com o Instituto da Segurança Social, o Centro Comunitário realiza em média o acompanhamento a 450 famílias beneficiárias de Rendimento Social de Inserção (R.S.I.) residentes nas localidades: Torre da Marinha, Arrentela, Casal do Marco, Farinheiras, Quinta da Cucena, Paio Pires e Seixal.

 

Este serviço funciona diariamente através de atendimentos nas instalações do Centro Comunitário. A realizar este acompanhamento encontra-se uma equipa multidisciplinar que conta com Assistentes Sociais, Educadores Sociais, Psicólogos e Ajudantes de acção Directa.

 

Para a realização da candidatura à prestação pecuniária do R.S.I. o interessado terá de se dirigir à segurança social e preencher o requerimento; ou fazer o dowload do documento da internet e posteriormente entrega-lo à segurança social na Amora (localizado em ).

Os requerimentos colocados por familias residentes nas localidades acima referidas chegam à equipa técnica do centro comunitário por via da segurança social.

 

Para beneficiar da medida de R.S.I. o agregado familiar deve comprometer-se a realizar acções de autonomização através da assinatura de um acordo (plano de inserção), que envolve a família, os técnicos e as entidades da comunidade (como o centro de emprego, Centro de saúde, Câmara Municipal do Seixal, etc).

 

A medida de R.S.I. é uma medida de carácter temporário e transitório, como o objectivo de dotar a família de recursos para esta posteriormente se autonomizar.

 

Alguma legislação referente à medida RSI:  Lei nº 13/2003, de 21 de Maio e Decreto-Lei n.º 70/2010 de 16 de Junho.

 

Pode ter acesso aos formularios do Rendimento Social de Inserção através da página da net em http://www2.seg-social.pt/do_formulario.asp?tit=Rendimento+Social+de+Inser%E7%E3o&Action=Ver

 

 

 

Subpáginas (1) Formularios