HISTORIAL DO CES‎ > ‎

Actividades Desenvolvidas

Publicado a 12/10/2009, 17:34 por CES Lagos   [ atualizado a 17/06/2015, 16:03 ]
Principais actividades promovidas pelo CES desde a sua fundação:

- Junho de 1977:  Participação num Curso Nacional de Espeleologia” promovido pelo CIES na Redinha - Pombal

 - Novembro de 1977 : Exposição Fotográfica realizada em Lagos pelo então C.I.E.S. de Coimbra e pelo G.I.A.E. (Ex-denominação do CES)

Novembro de 1977 : Exposição Fotográfica em Portimão.

 - Dezembro de 1977: Promovemos a mesma exposição em Faro

 - Dezembro de 1977: Participamos num programa de rádio (em directo ) a  partir dos estúdios da Antena 1 em Faro onde abordamos o tema da espeleologia.

 - Agosto de 1978: Realizamos em “super 8” o filme “EXPEDIÇÃO SUBTERRÂNEA” um dos primeiros filmes sobre espeleologia efectuados em interiores de grutas calcárias e totalmente concebido por amadores.

 - Abril - Maio de 1979: Participamos na FIL em Lisboa a convite do então FAOJ no “JUVENTUS 79”

 - Agosto de 1979: Promovemos a primeira exposição fotográfica “Sobre grutas Calcárias do Algarve” com fotos dos nossos arquivos e fomos o primeiro grupo  a utilizar o Forte Pau da Bandeira em Lagos como local de exposições.

 - Março de 1980: Participamos no “ 1º Encontro Espelo - Arqueológico do Algarve” realizado em Moncarapacho - Loulé (Promovido pelo então C.E.E.A.A. de Moncarapacho).

 - Agosto de 1980: Promovemos a primeira exposição fotográfica sobre grutas Algarvias na vila de Aljezur com fotos da gruta da Amarela - Rogil.

 - Agosto de 1981: Iniciamos a rodagem do 2º filme “super 8” realizado pelo CES com o título “À DESCOBERTA DA AMARELA” (Inteiramente rodado na gruta da Amarela - Rogil Concelho de Aljezur).

 - Setembro de 1981: Promovemos a exposição fotográfica em Faro.

 - Dezembro de 1981: Participamos no “ I Encontro Nacional de Espeleólogos ” que teve lugar em Sintra.

 - Abril de 1982: Voltamos a participar no “JUVENTUS 72” e com o apoio do então FAOJ, montamos na FIL em Lisboa  uma exposição com 120 fotografias de grande formato efectuadas inteiramente em grutas Algarvias.

 - Agosto de 1982: Promovemos a  “2ª Exposição Fotográfica do CES” onde incluímos fotos de novas grutas e material utilizado.

 - Março de 1983: Participamos no último grande certame realizado para a Juventude na Feira Internacional de Lisboa o “JUVENTOS 83” mais uma vez com o apoio do FAOJ.

 - Agosto de 1983: Realizamos e 3º filme “Super 8” do CES intitulado “MUNDO SUBTERRÂNEO”. Este, foi realizado em diversas grutas do Algarve e contou com o apoio de diversas entidades particulares.

 - Dezembro de 1983: Participação no “II Encontro Nacional de Espeleólogos” em Sintra.

 - Outubro de 1984: Administração de um curso de iniciação à espeleologia ao Corpo Nacional de Escutas de Portimão.

 - Agosto de 1985: Efectuamos a 3ª Exposição fotográfica do CES em Lagos e a 2ª no Forte Pau da Bandeira com uma mostragem de material utilizado em Espelologia e projecção dos filmes realizados pelo centro.

 - Em 1986: Participamos na fundação da FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ESPELEOLOGIA.

 - Abril de 1988: Participação como palestrantes no “I Congresso Nacional de Espeleologia” que teve lugar na Vila de Porto de Mós,  com a apresentação de dois trabalhos inéditos intitulados  “Noções Básicas de Socorrismo em Espeleologia” e ”Dietética e Alimentação em Espeleologia”.

 - Março de 1991: Acção de formação com a administração de um curso teórico-prático de Espeleologia ao grupo de Espeleo do Almargem em Loulé.

 - Agosto de 1994: Promovemos uma acção de formação e actividades de tempos livres na qual participaram alunos da Escola Secundária Gil Eanes de Lagos e que teve lugar durante quatro dias na gruta da Amarela no Rogil (Aljezur).

 - Março de 1995:  Realização de um Curso Básico de Iniciação à Espeleologia para alunos da Escola Secundária Gil Eanes de Lagos.

 - Fevereiro de 1997: Realização de um Curso Básico de Iniciação à Espeleologia para alunos da Escola Secundária Teixeira Gomes de Portimão. 

- Agosto de 2006: Curso básico de Iniciação à Espeleologia  ao Grupo de Escuta de Lagos.

- Junho de 2011: Visita guiada a uma gruta com alunos da escola Gil Eanes de Lagos (Sensibilização para a preservação e respeito do meio ambiente).

- Junho de 2012: Palestra sobre "Espelelogia" no Centro de Ciência Viva de Lagos.

- Julho de 2012: Parceria com Centro Ciência Viva de Lagos no projecto "Ciência Viva no Verão" . Visita guiada a uma gruta.

- Agosto de 2012: Parceria com Centro Ciência Viva de Lagos no projecto "Ciência Viva no Verão" . Visita guiada a uma gruta.

- Julho de 2013: Parceria com Centro Ciência Viva de Lagos no projecto "Ciência Viva no Verão" . Visita guiada a uma gruta.

- Agosto de 2013: Parceria com Centro Ciência Viva de Lagos no projecto "Ciência Viva no Verão" . Visita guiada a uma gruta.

- Julho de 2014: Parceria com Centro Ciência Viva de Lagos no projecto "Ciência Viva no Verão" . Visita guiada a uma gruta.

- Agosto de 2014: Parceria com Centro Ciência Viva de Lagos no projecto "Ciência Viva no Verão" . Visita guiada a duas grutas.

- Setembro de 2014: Parceria com Centro Ciência Viva de Lagos no projecto "Ciência Viva no Verão" . Visita guiada a uma gruta.