Laboratório
O laboratório está equipado de forma a realizar todas as valências da Anatomia Patológica e mantém protocolos de colaboração com entidades externas, nomeadamente ao nível da Biologia Molecular.
Dispõe de um serviço de recolha e transporte de amostras para clínicas e consultórios sem custos adicionais.
Os resultados são disponibilizados em versão papel e/ou versão electrónica online.

Direcção Técnica
Dra Maria Helena Taveira – Directora Técnica do CDAP desde 1993.
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lourenço Marques em 1971, Especialista em Anatomia Patológica desde 1979, prestou serviço ou colaborou com os hospitais de Beja, Ponta Delgada, Militar, Vila Franca de Xira, Curry Cabral, Garcia de Orta e SAMS.
Foi coordenadora da Unidade de Anatomia Patológica do Hospital do SAMS até 2008.

Quadro Pessoal
Prestam serviço no CDAP três médicos anatomo-patologistas, três Técnicos de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica e duas secretárias. Desta forma, assegura-se um funcionamento permanente ao longo de todo o ano e uma alargada competência técnico-científica.

Prazo de Resposta
Após a entrada do produto para análise no laboratório, a entrega dos relatórios ocorre no prazo de uma semana. Este prazo refere-se a exames cuja morfologia não implique estudos posteriores (marcadores tumorais ou outros), bem como materiais cuja dureza não implique processos de descalcificação.