Dinâmica JESUS CAMINHA CONOSCO

JESUS CAMINHA CONOSCO

Pastel, guaraná e Deus!

Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente, portanto ele encheu sua mochila com pastéis e guaraná, e começou sua caminhada. Quando ele andou umas três quadras, encontrou um velhinho sentando em um banco da praça olhando os pássaros. O menino sentou-se junto dele, abriu sua mochila, e ia tomar um gole de guaraná, quando olhou o velhinho e viu que ele estava com fome, então lhe ofereceu um pastel. O velhinho muito agradecido aceitou e sorriu ao menino. Seu sorriso era tão incrível que o menino quis ver de novo, então ele ofereceu-lhe seu guaraná. Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino. O menino estava muito feliz e eles ficaram sentados ali sorrindo, comendo pastel e bebendo guaraná pelo resto da tarde sem falarem um ao outro. Quando começou a escurecer o menino estava cansado e resolveu voltar para casa, mas antes de sair ele se voltou e deu um grande abraço no velhinho. O velhinho deu-lhe o maior sorriso que o menino já havia recebido. Quando o menino entrou em casa, sua mãe surpresa perguntou ao ver a felicidade estampada em sua face. "O que você fez hoje que te deixou tão feliz? Ele respondeu. "Passei a tarde com Deus" e acrescentou: "Você sabe, ele tem o mais lindo sorriso que eu jamais vi" Enquanto isso, o velhinho chegou em casa radiante, e seu filho perguntou: "Por onde você esteve que te deixou tão feliz?" Ele respondeu: "Comi pastéis e tomei guaraná no parque com Deus". Antes que seu filho pudesse dizer algo ele falou: "Você sabe que ele é bem mais jovem do que eu pensava?" Deus está presente em cada um de nós, nunca menospreze uma pessoa, nós somos sua imagem e semelhança, abra os olhos e veja que Jesus está ao seu lado. Nunca subestime a força de um sorriso, o poder de uma palavra, de um ouvido para ouvir, um honesto elogio, ou até um ato de carinho.

Evangelho: Lc 24, 13-35

DINÂMICA - Escutem a voz do irmão.

Objetivo: Mostrar aos catequizandos que é preciso seguir o caminho de Deus, sem nos desviarmos por influências de outras coisas ou pessoas. Desenvolvimento: Dividam o grupo em duplas. Peçam aos catequizandos o máximo de silêncio possível.

Coloque uma venda em um dos catequizandos, e peça ao outro para guiá-lo.

No decorrer do caminho, coloque obstáculos e reforçe a ideia de que ele deverá guiar-se pela voz do outro catequizando da dupla, somente pela voz do catequizando.

Inicie a dinâmica, o catequizando ira guiar o outro corretamente. Porém, o catequista deverá falar também, mas dando a direção errada, afim de que o catequizando encoste no obstáculo.

CUIDADO: para que o catequizando não caia ou se machuque.

O catequista deverá prestar atenção se o catequizando vai se guiar pela sua voz ou pela voz do colega (que é o correto).

Ao fim da dinâmica, reflita com os catequizandos sobre a mesma.

A dinâmica é igual a nossa vida, sabemos que temos que seguir a Cristo, aos seus mandamentos, ouvindo os nossos familiares, as pessoas mais próximas. Porém, em alguns momentos esquecemos dos nossos familiares, e preferimos dar ouvido a outras pessoas, que na verdade, só querem que nos caiamos, que nos machucamos, que nos desviemos do caminho do Senhor. (Na dinâmica é o que o catequista deve fazer.)

O catequizando deveria deixar guiar-se somente pela voz do outro companheiro, e não pela voz do catequista.

Conclusão: Ensinar ao catequizando que é preciso ouvir mais ao Senhor, e as pessoas que nos rodeiam e nos querem bem.

Leitura Orante da Palavra de Deus

Partilhando o pão da palavra, e agora parte o pão da vida.

Palavras importantes.

Dois dos discípulos iam para ... Emáus ...

Enquanto conversavam ... Jesus se aproximou e caminhou com eles ...

Um profeta poderoso em obras e palavras Há três dias que essas coisas aconteceram ... A Ele, porem, ninguém viu ...

Como sois sem inteligência e lentos para crer ...

Explicou ... todas as passagem da Escritura que falavam a respeito Dele ...

Fica conosco, Senhor ...

Tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuirá... Os olhos ... se abriram e eles reconheceram Jesus Nosso coração ardia ...

Meditar: O que Jesus quer me dizer?

Pode acontecer que diante dos problemas e dificuldades da vida, sentimos desiludidos, mas Jesus caminha ao nosso lado, e abre-nos os tesouros das escrituras e por seu Espírito, instrui nosso coração.

Rezar: O eu digo para Jesus.

Fica conosco, Senhor ... aquece nosso coração e partilha conosco teu pão. Seremos também nos, tuas testemunhas, seja em casa, na escola, na Igreja ou qualquer lugar que estivermos ...

Contemplar:

Feche seus olhos, veja-se no meio dos discípulos de Emaús, e imagine que você é o discípulo que estava com Cléofas. Vocês estão caminhando tristes por tudo o que aconteceu com Jesus e de repente, aparece um homem que pergunta pra vocês porque estão tristes. E quando vocês contam a história de Jesus que foi morto, esse homem começa a explicar que isto deveria acontecer para que todos compreendessem que ele era o Messias. Se ele não morresse, não poderia ressuscitar. E quando chegam na sua cidade, já gostam tanto deste homem que o convidam a ficar com eles e jantar em sua casa. “Fica conosco, Senhor!” vocês dizem para ele. O homem aceita o convite e antes de jantar, ele pega o pão e o abençoa e diz: Este é o meu corpo, tomai e comei! E depois pega o copo com vinho e diz: Este é o meu sangue: tomai e bebei! E vocês se dão conta, então, que este homem é o próprio Jesus e seus corações se enchem de alegria e imediatamente vocês querem voltar para Jerusalém para contar aos outros que Jesus está vivo, ele ressuscitou. Que maravilha!

Ação

Deixar Jesus caminhar conosco em nossa vida: convidar Jesus para nos ajudar a ser um bom cristão em casa, na escola, na comunidade, no shopping, no ônibus. Perguntar-se sempre: o que Jesus faria em meu lugar? Como Jesus trataria esta pessoa? Como Jesus reagiria se alguém o magoasse e rejeitasse? O que Jesus espera que eu faça nessa situação?

Comments