Apresentação

Materiais de apoio ao Curso O caso Galileu: os factos, os documentos, a polémica..


O «Caso Galileu» é um dos acontecimentos mais famosos em História da Ciência. Complexo e fascinante, continua a interessar todos, especialistas e público em geral.
Mas exactamente o que se passou ?

O Curso O Caso Galileu: Os factos, os documentos, a polémica tem por objectivo apresentar os acontecimentos tanto quanto possível a partir de uma análise dos documentos. Nas palavras de um especialista, "the Galileo affair is too controversial for it to be read merely in interpretative or critical accounts; it is of the utmost importance to [...] read firsthand what happened and what the dispute was all about." (Finocchiaro, p. 43)

Pretende-se, pois, que os participantes do Curso ganhem a necessária familiaridade com a documentação relevante a ponto de poderem compreender e, se possível, ajuízar os complexos acontecimentos deste famoso caso histórico. Por isso, a página mais importante deste site é a de Documentos.



Programa.

Sessão I.
Objectivos do Curso. Bibliografia e materiais de apoio. Os Documentos. O «caso Galileu» na cultura ocidental e na actualidade. Historiografia sobre Galileu e as diferentes tendências interpretativas sobre o «caso». Dados preliminares para o enquadramento das sessões: o contexto político-militar europeu; a situação política italiana; o Concílio de Trento, em especial a sessão IV. Biografia de Galileu.

Sessão II.
 A filosofia natural aristotélica e a descrição do mundo físico. A astronomia de Ptolomeu. O livro de Copérnico. O prefácio de Osiander. Instrumentalismo versus realismo nas teorias astronómicas. Reacções às ideias de Copérnico. O modelo de Tycho Brahe. Fase inicial da carreira de Galileu: avanços e recuos na sua adesão ao heliocentrismo.

Sessão III.
 As observações telescópicas de Galileu (1609-1611). O Sidereus Nuncius (1610). O cardeal Belarmino e os astrónomos jesuítas (Abr. 1611). Galileu recebido no colégio romano (Mai 1611). Ludovico delle Colombe e o argumento escrituristico (1610/11). A Carta a Castelli (1613). Carta de Belarmino a Foscarini (12 Abr 1615). Os acontecimentos de 1616: relatório da comissão de teólogos; encontro com Bellarmino; injunção especial; édito da Congregação do Índice.

Sessão IV.
Análise dos acontecimentos de 1616 e seu impacto. Polémicas científicas: as manchas solares e os cometas. O Il Saggiatore (1623). O documento G3. A «meravigliosa congiuntura». Os seis encontros com o Papa; a resposta a Ingoli; A "prova" pelas marés. O Diálogo sobre os Máximos Sistemas (1632). O problema das licenças.

Sessão V
O relatório sobre o Dialogo. O processo contra Galileu. As deposições de Galileu (Abr.-Jun 1633). Negociações e tentativas de resolução. A sentença (22 Jun 1633). A abjuração. Uma reabilitação moderna?



Docente

Henrique Leitão é investigador do Centro de História das Ciências da Universidade de Lisboa e lecciona no Mestrado em História e Filosofia da Ciência da mesma universidade. Os seus interesses de investigação centram-se na história das ciências exactas (matemática, física, astronomia, etc) nos séculos XVI e XVII. Colabora regularmente com a Biblioteca Nacional de Portugal, onde já foi o Comissário Científico de quatro exposições e é responsável pelo projecto de catalogação e estudo dos manuscritos científicos antigos. Publicou mais de 12 livros e mais de 40 artigos especializados. Henrique Leitão é membro da Académie Internationale d'Histoire des Sciences, e da Academia das Ciências de Lisboa. É também membro da European Society for the History of Science e da History of Science Society.
Mais informações na página do CHC ou na página pessoal.

leitao.henrique AT gmail.com

Dr. Henrique Leitão
Centro de História das Ciências
Faculdade de Ciências, Univ. Lisboa
Campo Grande, Edifício C4, Piso 3
1749-016 Lisboa
Portugal




Notícias:

Abril 2010. Este Curso será leccionando no Museu de Ciência da Universidade de Coimbra, nos dias 22, 24, 28, 29 e 30 de Abril.

9 Abril 2010. Sessão de apresentação de livros sobre Galileu, com Ana Simões, Guilherme de Almeida e H. Leitão, na livraria Almedina, ao Saldanha, em Lisboa, às 19h00.

17 Março 2010. Apresentada ao público a tradução portuguesa do Sidereus Nuncius de Galileu.

Julho 2009. Publicada nova edição aumentada do livro de Pagano:
I documenti vaticani del processo di Galileo Galilei. Nuova edizione accresciuta, rivista e annotata da Sergio Pagano, 2009, ISBN: 978-88-85042-62-9 € 60,00.
Mais informações aqui.

18 Abril 2009. Este site foi colocado online.




Calendário

Este Curso está estruturado em cinco sessões de duas horas cada, mas por vezes ofereço-o numa versão mais reduzida, seis horas, geralmente em duas sessões de três horas cada.


O Curso reflecte parte da minha participação
nas iniciativas de 2009. Ano Internacional da Astronomia.






Comments