Projecto "LimparPortugal"

No passado sábado, cerca de 150 voluntários aderiram à iniciativa de âmbito nacional – Vamos Limpar Portugal - e foram limpar Ribeirão. Mesmo sob a ameaça de chuva, logo pela manhã, na sede da Junta de Freguesia, adolescentes, jovens e adultos uniram esforços no sentido de que fossem rentabilizados todos os meios disponíveis para limpar as enormes lixeiras sediadas nas matas ribeirenses, e que tanto nos envergonham.
Foram identificadas 36 lixeiras na Vila, nomeadamente nos lugares de Aldeia Nova, Portela, Sam e Mogueira, sendo o Moinho de Vento o local com mais lixeiras.
Em equipas distribuídas pelas várias lixeiras, incluindo no rio, todos se empenharam arduamente na remoção de tudo o que incompreensivelmente vão colocando pelas matas da nossa terra.
De tudo se encontrou: móveis, electrodomésticos, colchões, entre outros “monstros”.
É de lembrar a toda a comunidade a existência de ecopontos na Vila ou mesmo o ecocentro de Esmeriz aqui tão perto da Vila.
Agora que tudo está limpo, “todos somos responsáveis pela sua preservação, isto é, não vamos deixar que “invasores das matas” voltem a atacar com os entulhos e mobílias. Todos somos responsáveis.”, alerta a autarquia local. E aguarda que este dia tenha servido para sensibilizar toda a comunidade e aproveita para fazer uma forte referência aos jovens que se associaram a esta iniciativa e “certamente vão contribuir para uma nova mentalidade em torno da questão do ambiente”.
A Junta de Freguesia aproveita para agradecer a todos os voluntários que desde logo se prontificaram para ajudar. Nesta ajuda englobam, não só os que no dia andaram a trabalhar nas lixeiras, mas vários outros grupos que tornaram esta campanha possível: empresas que disponibilizaram luvas, sacos para recolha de lixos, carrinhas para transporte de pessoas e materiais; pessoas que, embora não tivessem ido para a limpeza das matas, responsabilizaram-se por angariar e/ou confeccionar os alimentos necessários para, na hora do almoço, todos pudessem usufruir de uma agradável refeição, em convívio.
Um agradecimento particular à Casa do Povo que desde a primeira hora se envolveu na organização desta iniciativa.

http://www.ccdr.pt/content/view/1023/71/

Apresentação de diapositivos Web Picasa







Ultima Reunião de preparação do projecto "Limpar Portugal"


Vai realizar-se no dia 16 de Fevereiro ás 21 horas uma reunião com Entidades, Associações e Voluntários de Ribeirão que se queiram associar ao projecto "Limpar Portugal" que consiste em limpar as lixeiras existentes nas florestas do país num só dia, o dia 20 de Março. A nível nacional o projecto já conta com 30.000 voluntários, esperam que mais de 100 mil voluntários se mobilizem neste projecto que será provavelmente o maior projecto de voluntariado realizado no nosso país.

Podes te inscrever para participar no dia 20 de Março nos Cafés e Associações de Ribeirão ou aqui.
São necessários bastantes voluntários para atingir-mos o objectivo, podes contribuir com a cedencia de uma carrinha, ou camião, escavadora, gasóleo, transporte das pessoas para as áreas de intervenção, com sacos do lixo, luvas, angariação de voluntários. Não são aceites contributos em dinheiro.

Ficha de Inscrição

Local: Junta de Freguesia
Data: 16 de Março
21:00 horas


Vamos juntar-nos e todos juntos fazer a nossa parte? LimparRibeirão

Ver vídeo do projecto


Em Portugal já são 20 mil os voluntários inscritos mas esperam-se mais de 100 mil. Cada concelho tem uma coordenação que é responsável pelo planeamento, e que faz desde o reconhecimento das lixeiras, para saber o  local exacto e o nº de voluntários e meios necessários para a sua limpeza, até ao contacto com entidades publicas e privadas para obter doações de bens e serviços que possam contribuir para alcançar o objectivo do projecto (não são aceites doações em dinheiro). Ribeirão tem vastas zonas lixeiras uma bem conhecida localiza-se no Moinho do Vento, os ribeirenses não podem ficar de fora deste projecto de âmbito nacional, vamos Limpar Portugal, fazendo a nossa parte, Limpar Ribeirão.
Inscreve-te como voluntário em limparportugal.ning.com e adiciona-te ao grupo do concelho de V. N. Famalicão. Incentiva os teus amigos a participarem neste projecto.
Se pretendes fazer mais do que participar no dia 20 de Março, podes referenciar as lixeiras que conheces nas florestas do concelho, visita o site www.3rdblock.net para referenciar as lixeiras. Esta aplicação foi criada  pela Universidade de Aveiro com o objectivo ajudar o projecto LimparPortugal.
Qualquer duvida contacta-nos.

Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.

Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!

Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.

O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.

No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.

“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"


Linhas orientadoras do Projecto


1) O Projecto LimparPortugal tem como objectivo limpar as lixeiras ilegais existentes no espaço florestal de Portugal no dia 20 de Março de 2010.

2) O Projecto LimparPortugal é um movimento cívico de pessoas em regime de voluntariado.

3) O Projecto LimparPortugal não aceita doações em dinheiro.

4) O Projecto LimparPortugal aceita e agradece doações de bens e serviços que possam contribuir para a prossecussão do seu objectivo (ex: luvas, sacos de lixo, disponibilização de transportes e/ou máquinas de remoção, etc..).

5) Como única contrapartida, o Projecto LimparPortugal permitirá a todas as pessoas e instituições que contribuam para o objectivo do mesmo, a utilização do logotipo do Projecto LimparPortugal na sua comunicação institucional, com a indicação de "Apoia o Projecto LimparPortugal".

 6) O Projecto LimparPortugal funcionará com uma coordenação nacional e com tantas coordenações regionais (distritais e concelhias) quantas as necessárias.

7) O Projecto LimparPortugal ficará vinculado pelas decisões tomadas em reuniões presenciais, a realizar pelo menos uma vez por mês em locais a designar, abertas a todos os seus membros.


LimparPortugal em Ribeirão

Fotografias tiradas no moinho do vento em Aldeia Nova no dia 19/12/2009 - no âmbito do referênciamento de lixeiras.





A união faz a Força! Juntos somos capazes.



Ċ
Casa do Povo de Ribeirão,
18/12/2009, 14:34