Página Inicial

                                                                 
Estrutura Residencial para Pessoas Idosas | Centro de Dia | Apoio Domiciliário

                                                                  Morada : Avenida Casa do Povo 16
                                                  6250-181, Bendada , Sabugal 
                                                     Telefone : 275 456 103
 
Total de Visitas

Contador free 


 
 
Visitas Online
analfabetismo

  
  
 
 
free counters 

 
 
1933 instituídas as casas do povo - decreto lei nº 23 051 de 22 de Setembro
Com objectivos de cooperação social – visa promover a  melhoria das condições sociais dos mais desfavorecidos e ainda p fortalecimento de laços entre proprietários rurais e trabalhadores no sentido da preservação moral e espiritual das parcelas rurais….
 
1940 – decreto lei nº 30.710 de 29 de Agosto – acentuada a vertente de instituição de previdência social de inscrição obrigatória. Passam a ter objectivos de acção médico-social, assistência materno-infantil e protecção na invalidez.
 
1969 -  lei  nº 2.144 de 29 de Maio – redesenhado o quadro de competências. As casas do povo passam a assegurar a previdência social e a representação profissional dos trabalhadores agrícolas e demais residentes na sua área de jurisdição. A partir da aprovação desta lei as casas do povo passam a ter personalidade jurídica. Reforçada a componente de dinamização sócio-económico e cultural.
 
A onda democrática que varre o país em 1974 não extingue as casas do povo, apesar da forte componente ideológica que fundamentava parte dos seus objectivos. A conquista de direitos por parte dos mais desfavorecidos provocou uma alteração substancial nos pressupostos da existência e criação das casas do povo.
No período de vigência dos governos provisórios foram publicados os seguintes diplomas legais; DL 488/74, de 26 de Setembro. DL  737/74, de Dezembro, DL 391/75 de 22 de Julho.
Já na vigência da constituição de 76, foram publicados os DL 549/ 77 de 31 de Dezembro e o DL  4/82 de 11 de Janeiro. Todos eles visando a adaptação aos novos tempos desta instituição.
As Casas do Povo passaram a integrar o universo das pessoas colectivas de utilidade pública, constituídas pró tempo indeterminado com o objectivo de promover o desenvolvimento e bem-estar das comunidades, sobretudo nos meios rurais. 
 
 

 
 
Design by  Ilidio T. Gomes
                                    
                                                                                                                             Contacto
Subpáginas (1) Carnaval 2011 no Lar