Gráficos‎ > ‎

Copo meio vazio?

postado em 04/07/2012 19:32 por Carta Pecuária   [ 04/07/2012 19:48 atualizado‎(s)‎ ]
Tem gente que olha para um carro e acha lindo. Outros acham feio. Quem está certo? Será que depende do ângulo ou, em outras palavras, do ponto de vista do interessado?

Mercado é a mesma coisa. Dependendo de onde o cidadão olha, vê um mercado lindo ou um mercado feio. Quero dizer, quem é baixista pode de repente olhar para a arroba atualmente e dizer que é um copo meio cheio. Outros podem pensar diferente e dizer que é um copo meio vazio.

Deixe-me mostrar uma coisa que contribui para essa discussão. Pegue o último mês de preços. No nosso caso, o indicador da arroba da bolsa -- indicador Esalq/BVMF do boi à vista em São Paulo. Nesses trinta últimos dias tivemos um preço máximo -- R$ 93,12 -- e um preço mínimo -- R$ 92,39. A diferença entre o máximo e mínimo hoje é 0,8%, ou seja, abaixo de 1%, certo?

Podemos dizer com isso que o mercado variou pouco, muito pouco, diga-se de passagem, nesses últimos 30 dias. Uma variação abaixo de 1% -- entre 0% e 1% -- é, historicamente, vai por mim, extremamente baixa.

Mas qual a razão disso ser interessante? Bom, é que a diferença entre máximo e mínimo de 30 dias abaixo de 1% é algo extremamente raro de acontecer. Nas minhas contas, em safras, uma situação dessa ocorreu somente seis vezes nesses últimos dezenove anos. Reflita isso: essas seis ocasiões ambientadas na safras, o mercado achou seu fundo do poço por ali. Seis ocorrências, seis pisos. Não sei quanto à você, mas isso me dá arrepios.

Existe um quê técnico debaixo do capô aqui, e tem a ver com a redução da volatilidade nos preços... mas isso não é importante aqui. Também não é importante que esse tipo de ocorrência já ocorreu dezenove vezes desde 1994 (e não somente seis), e que 1/3 das vezes sinalizaram baixa e 2/3 alta. Muito menos importante é que, entre os 2/3 de altas, parte delas foram decorrêntes do piso da safra, como disse, em seis ocasiões.

Então, fica aí a notícia. O copo está meio cheio ou meio vazio? Sob o ponto de vista histórico, o copo está pendendo para meio vazio que para meio cheio.
Comments