English  Français  Português

Calibração de equipamentos de medida

Introdução   Certificado de calibração   Intervalo de calibração   Erro máximo admissível   Vocabulário de metrologia   Mais informações

Erro máximo admissível

O erro máximo admissível será, na melhor das hipóteses, a precisão indicada pelo fabricante do equipamento. Naturalmente, esta especificação deve ser confirmado por uma calibração e antes do final do período de garantia. Depois disso, se o equipamento não tem a precisão especificada pelo fabricante, já não é seu problema, mas o seu. É perfeitamente aceitável considerar um erro máximo admissível maior que a especificada, tendo em conta dois fatores econômicos:

    * os custos Calibrações: maior é o erro máximo admissível, maior pode ser o intervalo de calibrações. Medindo deriva equipamento com o tempo e, portanto, sua precisão também degrada. Essa deriva é o principal fator na definição do intervalo de calibração. Agora, se nós aumentarmos o erro máximo admissível do equipamento, a sua deriva admissível também é maior e, conseqüentemente, intervalo de calibração podem ser maiores. A vantagem é a redução dos custos de curso de calibração.
O aumento do erro máximo admissível também pode permitir calibragens mais barato, com menos referências precisas, possivelmente fazendo calibrações internas em vez de os externos.
    * Processo Tolerâncias: qualquer medição feita com um equipamento terá que considerar sua precisão (= erro máximo admissível). Por exemplo, considere que um compasso é utilizado para medir os parafusos com uma tolerância de 10 /-1mm eo compasso tem um erro máximo permissível de 0,5 mm. Isso significa que qualquer parafuso com uma largura superior a 10,5 mm ou inferior a 9,5 mm serão rejeitadas. Consequentemente, há uma redução da tolerância do processo. Em nosso exemplo, se a probabilidade de largura de parafusos, entre 9 e 11 mm foi uniforme, metade do que seria rejeitado.

No entanto, quando o equipamento é elétrico, como um multímetro, osciloscópio ou analisador de espectro, ele pode ser mais fácil simplesmente seguir o erro máximo admissível especificado no seu manual de serviço, porque a maior parte do tempo no laboratório de calibração terá um software de calibração automática que cópia, do certificado de calibração, a comparação dos erros obtidos (incerteza) com o erro máximo admissível especificado pelo fabricante, o que significa menos trabalho para você e eu.

Em conclusão, a definição do erro máximo admissível será um compromisso entre:

    * Custo de equipamentos de calibração;
    * Custo de sua redução a precisão, ou seja, em um ambiente de produção, o custo de rejeitar os materiais ou produtos que são realmente bons;
    
* Para equipamentos elétricos, se o certificado de calibração inclui a comparação com o erro máximo admissível.

Para mais informações: Mais informações



                                                                                  Copyright © 2010-2013 HUGO MORAIS. Todos os direitos reservados.

Outros sites que possam interessar: Explicacoes de matemática para o ensino superior| Explicacoes de matemática no Estoril| Explicacoes de matemática em Cascais - secundário| Explicações de matemática para o IB| Explicacoes de matemática para o IGCSE| Explicacoes de física para o ensino superior| Explicacoes de física e química em Cascais - secundário| Explicações de física para o IB| Explicacoes de física para o IGCSE| www.aptinov.com


Comments