historia


 

Principal

Quem somos

Nossa escola

Atividades extras

Sala Informatizada

Fotos

Links

Fale conosco

A construção do prédio do CAIC, (Centro de Atenção Integral à Criança), teve início no governo Fernando Collor de Melo em 1991 e sua conclusão foi no governo  Itamar Franco. Esta construção serviria de estrutura para o PRONAICA (Programa Nacional de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente). A princípio o objetivo era abrigar crianças carentes de 0 a 14 anos, em período integral, com oficinas de iniciação para o trabalho, assistência médica e dentária.Como o programa não teve continuidade, devido aos problemas governamentais da época, o governo federal cedeu a estrutura física para os estados, sendo que em Santa Catarina o governo estadual não quis assumir, deixando que os municípios fizessem uso do prédio.

Em 9 de setembro de l994, foi inaugurado o CAIC “Prof. Mariano Costa” pela Prefeitura Municipal de Joinville, na gestão Wittich Freitag. A Prefeitura de Joinville ocupou então, o CAIC,   quando foi transferido o CERI Adhemar Garcia com toda sua estrutura, sendo esta a primeira instituição a ocupar o espaço no CAIC. No mesmo ano a Secretaria da Saúde também transferiu o Posto de Saúde para as instalações do CAIC, ambos já funcionavam na comunidade e deixaram o antigo local de funcionamento para a atual cede da Associação de Moradores do bairro. O ginásio de esportes do CAIC, também já era utilizado pela comunidade, sendo gerenciado pela Associação de Moradores e passando depois para a APP da escola. Funcionavam aqui cursos profissionalizantes de datilografia e corte e costura industrial ligados a FUNDAMAS.

Em fevereiro de 1995 a Secretaria de Educação deu início as atividades da Escola. Sendo que na cidade foram construídos dois CAICs, CAIC “Prof. Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira”, no Espinheiro e o CAIC “Prof. Mariano Costa”, no Adhemar Garcia, ambos iniciaram as atividades  paralelamente tendo como coordenadora geral a Professora Maria José Lara Feppback.

O “CAIC Adhemar Garcia” como era conhecido na comunidade, iniciou com 471 alunos matriculados de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental oriundos de escolas das proximidades, suprindo assim a necessidade existente no bairro. O quadro de professores era formado por profissionais contratados e a equipe administrativa por profissionais efetivos na Rede Municipal. Assumindo a direção a Professora Terezinha Aurélia Moreira Gomes, como supervisora de ensino a Professora Maria Salete Stringari Soares, como secretária a Professora Ivete Sant`Anna Ghisleri e como bibliotecária e Atividades Complementares a Professora Cleide Mª Machado Pereira de Oliveira. O corpo docente era formado pelos professores: Célia Buss, Célia Maria Ramos, Dóris Moraes de Castro, Elaine Medeiros Branco, Felipe Afonso Garcia, Flávia A. Cercal, Josiane B. Viana, Lucilene Antunes Liberato, Maria das Graças David de Oliveira, Maria José Nunes, Rosane S. G. Campregher, Rosemari Guterro, Rubens Telles Rezende, Solange Terezinha Ferreira. A equipe de serventes era composta pelas senhoras Isaura Laurindo Vieira Vodzinsky, Maria Iracema de Souza, Sueli Ferreira Rosa e Terezinha Furtado

 

Apesar das muitas dificuldades e recursos limitados, toda a comunidade escolar sempre contribuiu para que o CAIC fosse uma escola de muito valor. Já no primeiro ano de funcionamento muitas atividades extras envolviam alunos, professores, pais e toda a comunidade local. A biblioteca deu início as suas atividades em agosto de 1995 com um acervo de l589 livros recebidos do MEC, atendendo os alunos e a comunidade; o Clube de Mães Coração Feliz foi implantado em julho deste mesmo ano, sendo criado pelas mães o Clubinho de Adolescentes Arco Íris; o coral era formado por 55 alunos de 2ª série que compareciam no contra turno para os ensaios; nossa primeira APP foi composta em abril deste ano e era assim constituída:

Presidente – Pedro Luiz Branco

Vice Presidente – Luiz Antonio da Costa

Primeira Tesoureira – Diretora Terezinha Aurélia Moreira Gomes

Segunda Tesoureira – Custódia Vieira dos Santos

Primeira Secretária – Prof. Dóris Moraes de Castro

Segunda Secretária – Sileide da Silva

Conselheiros Efetivos – Manoel Antonio Martins, Celso Silveira e Ismael José da Silva

Conselheiros Suplentes – Ivan da Silva, Geovani Luiz das Neves e Nilza Aparecida R. da Costa.

Já neste primeiro ano participamos do desfile cívico no centro da cidade com todos os alunos e grande número de pais que fizeram questão de se fazer presente desfilando com a escola, representando suas respectivas atividades (APP, Clube de Mães, Supletivo, cursos profissionalizantes, Posto de Saúde, CERI).

No fim de setembro trouxemos, junto com o Clube de Mães,os avós dos nossos alunos para o primeiro café comemorativo ao “Dia do Idoso”, tornando-se uma tradição que se estendeu por alguns anos.

Com o passar dos anos a Escola CAIC “Prof. Mariano Costa passou por um crescente aprimoramento no seu espaço físico, aumentou em número de alunos e quadro de funcionários. Hoje com 1218 alunos do Pré Escolar a 8ª série do Ensino Fundamental, 334 na Educação de Jovens e Adultos e 80 funcionários; quadra de areia, pista de atletismo, quadra poliesportiva, anfiteatro coberto, biblioteca climatizada, auditório adaptado para aulas de danças, horta escolar, sala informatizada, laboratório de ciências, oferece aos alunos aula de dança, capoeira, música, artes, vôlei, basquete, futebol, atletismo, xadrez, Banda Marcial,Clube de Mães e o espaço físico para a comunidade, à noite e nos finais de semana.

O resultado disso tudo se deu em virtude do trabalho em equipe e da parceria com toda a comunidade escolar

 
Mª Salete Stringari Soares
Cleide Mª Machado Pereira de Oliveira
Ivete Sant`Anna Ghisleri
 
 
 
 
Professor Mariano Costa
 

 
 
Nasceu em Luís Alves, no dia 26/08/1915.Estudou em Ascurra de 1ª a 4ª série, mais tarde foi para Lavinhas em São Paulo, onde fez o curso normal. Formou-se em Letras na cidade de Lorenas S.P.
Após formado, trabalhou alguns anos na capital de São Paulo, como professor de Português.
Quando veio para Joinville, lecionou nas seguintes escolas: Colégio Estadual Gov. Celso Ramos por 04 anos, Colégio Bom Jesus durante 20 anos como professor de Português, Latim e Francês.Trabalhou por 20 anos na secretaria da Escola Técnica Tupy onde também lecionou Português.
Foi casado com Silvínia Irene Wust Cost e teve 4 filhos: 3 meninas e um rapaz.
Era uma pessoas calma, dedicou-se durante 44 anos à sua profissão, corrigia as provas de seus alunos em casa , apreciava o sossego do lar.
A educação dos filhos deixou a cargo da esposa, pois dedicava-se muito aos seus alunos e às escolas onde trabalhava.
Gostava de futebol e torcia pelo Palmeiras.
Faleceu em Joinville, no dia 26/02/1994.