Informações

Formulário de Física e Química A - 10º e 11º anos de escolaridade

Publicado a 29/11/2011, 07:29 por Nuno Botelho   [ atualizado a 29/11/2011, 07:31 ]

Fórmulas, tabelas e outras informações a utilizar nos testes de Física e Química A (.pdf)

Estratégias para optimizar o famoso "Estudo na Véspera"

Publicado a 25/11/2011, 07:38 por Nuno Botelho   [ atualizado a 25/11/2011, 07:38 ]

Vi este artigo nos meus passeios pela internet e achei interessante partilhar convosco.

"Não é a melhor estratégia, mas, por vezes, é a estratégia possível. Entenda-se que este pequeno artigo não pretende de todo defender o estudo na véspera, mas convém sermos realistas e aceitar que é um estratégia muitíssimo utilizada, embora, muitas vezes, com resultados fracos. No dia seguinte dói a cabeça, a capacidade de concentração é baixa, a paciência também e a matéria fica colada "com cuspo", e rapidamente é esquecida. Mesmo assim, o que eu proponho é dar algumas dicas para conseguir ter maior eficiência no seu estudo na véspera de um exame.

 

- Uma ideia é, antes de começar a "maratona" noturna, fazer uma lista onde os tópicos de estudo são hierarquizados por ordem de importância. Uma vez que a sua concentração vai inevitavelmente ser limitada mais vale atacar enquanto está fresco a matéria mais importante.


- Estimar o tempo que vai preencher em cada um dos tópicos - Esta estratégia é extremamente útil para não se dispersar. Quando o tempo estimado para um determinado tópico termina passe para o tópico seguinte. Assim ficará com uma ideia global e sintética do seu estudo.

 

- Ler os resumos feitos nas aulas - Muitas vezes, nas aulas é retirado de uma forma sintética a informação mais importante. Ler esses resumos pode ajudar a ter uma ideia global da matéria a assimilar. O que é retirado das aulas geralmente é o que é questionado em situação de exame.

 

- Fazer perguntas e dar as respostas - Esta também é uma boa ideia porque permite a antecipação do que poderá aparecer no exame. Se preparar e pensar nas possíveis perguntas terá menor probabilidade de ser apanhado em falso.


- Procure dormir - Pode parecer idiota sugerir dormir quando tem "carradas" de matéria para "empinar", mas o sono é uma ferramenta fundamental para arrumar e processar a informação que foi estudando durante a noite. O sono é um ótimo organizador da variada informação que procurou reter. Se preferir acorde no dia seguinte mais cedo e reveja alguns tópicos. Será preferível se assim o fizer.

 

- Use o manual ou a sebenta - Será algo irrealista tentar ler e estudar de "fio a pavio" todos os capítulos sugeridos para o exame. O melhor será fazer uma leitura na vertical, tendo em atenção os títulos, os resumos, as conclusões, as palavras chave, as partes sublinhadas ou a negrito e as fichas de avaliação formativa no fim de cada capítulo.

 

- Procure explicar oralmente a informação aprendida - Esta estratégia é altamente útil para armazenar informação. É uma ideia que lhe vai poupar tempo e papel. As famosas "cábulas" são um método muito menos eficaz na interiorização da informação a reter. Cortar folhinhas de papel minúsculo com uma letra diminuta e correr o risco de ser apanhado não é uma estratégia minimamente inteligente. Além do mais, enquanto está a fazer as cábulas muitas vezes não está a pensar na matéria. Até usa o fazer as cábulas como um momento de descanso e descompressão. A possibilidade de ler a explicar a matéria em voz alta. Além do mais, desenvolve a sua capacidade discursiva que lhe poderá ser útil não só em contextos académicos, mas também em contextos sociais."


 

 

Fonte: Extraído de Tara Kuther, "How to cram for a test".

Ano letivo 2011/2012

Publicado a 21/10/2011, 07:22 por Nuno Botelho   [ atualizado a 29/10/2011, 07:38 ]

Muito bem vindos a um novo ano letivo.


Fica aqui a informação do calendário escolar para este ano letivo:

  • 1º Período: de 8-15 de setembro de 2011 até 16 de dezembro de 2011
  • 2º Período: de 3 de janeiro de 2012 até 23 março de 2012
  • 3º Período: de 10 de abril de 2012 até 15 junho de 2012 (8 de junho de 2012 para os 6º, 9º, 11º e 12º anos de escolaridade)

Interrupções:

  • de 19 de dezembro de 2011 até 2 de janeiro de 2012
  • de 20 de fevereiro de 2012 até 22 de fevereiro de 2012
  • de 26 de março de 2012 até 9 de abril de 2012


Informação retirada do sítio do Ministério da Educação em http://www.min-edu.pt/index.php?s=white&pid=801

1-3 of 3