Aulas‎ > ‎FQ A - 10º ano‎ > ‎

Entalpia e Entropia - Qual a diferença?

Publicado a 27/04/2012, 07:07 por Nuno Botelho   [ atualizado a 27/04/2012, 07:08 ]
É comum os alunos confundirem os termos entalpia e entropia e., por isso, deixo-vos um pequeno texto para explicar, de modo simples, o que é cada um destes termos utilizados na linguagem científica.

- Entalpia - É uma grandeza física definida como a energia máxima de um sistema termodinâmico (energia interna), que pode ser removida deste sob a forma de calor. 
A variação de entalpia corresponde ao calor envolvido em transformações que ocorrem a uma dada pressão constante. Difere da variação da energia interna, uma vez que, para uma determinada pressão constante não nula, quando ocorre uma transformação física (ex. sólido para líquido ou líquido para sólido)  há uma variação do volume do sistema, a que está associado um trabalho realizado pelo sistema sobre a vizinhança ou da vizinhança sobre o sistema.

- Entropia - é uma grandeza termodinâmica, geralmente associada ao grau de desordem. A entropia é uma medida da energia que não pode ser convertida em trabalho.

Resumindo: a entalpia estuda a energia total de um sistema, enquanto que a entropia estuda a energia que não pode ser transformada em trabalho (energia dissipada).

Comments