Muitas vezes quando lemos ou conversamos sobre informática, uma série de palavras novas ou conceitos e serviços são citados. Algumas vezes nos vemos perdidos frente a tanta novidade. Essa seção tem a finalidade de esclarecer questões básicas que por muitas vezes nos deixaram "boiando". Não se sinta mal se não souber alguns dos termos apresentados, afinal, até mesmo quem trabalha na área, ás vezes, precisa recorrer aos seus arquivos.

O que é um tutorial?

É um programa, página de internet ou meio pelo qual o usuário é guiado ou levado a aprender algo.


O que é internet? E intranet?

Internet é a rede mundial de computadores. Todos os computadores que estão na internet estão interligados e podem trocar informações entre si. Se você está lendo essa matéria, está na internet.

Intranet é uma rede interna de computadores. Um bom exemplo de intranet são computadores interligados em uma empresa.

Uma intranet pode ter ligação com a internet.

Para visualizar as páginas da internet você precisa de um navegador.


O que é um link?

É uma parte de informação que leva a outra. Por exemplo: em um site existe um endereço para outro site. Se vocêclica sobre esse endereço, em instantes, a página do outro site será mostrada. Ou seja, você clicou sobre uma informação, que foi o endereço, e foi “levado” até o site que ele indicava, quando a página correspondente foi aberta.

Existem diferentes formas de links. Os de texto são escritos.

Ex: www.c-cure.com

Outros são imagens. Você sabe quando está sobre uma imagem que é um link quando a figura do seu mouse muda de seta para o formato de uma mão com um dedo indicador. Você clica sobre a imagem e é levado até o endereço correspondente.

O que é um navegador de internet?

É o programa que se usa para se conectar internet e visualizar as páginas. Alguns chamam de browser; portanto, navegador ou browser é tudo a mesma coisa. Existem vários programas para isso. Os mais conhecidos são: Internet Explorer, Firefox, Ópera, Safári.

Uma questão que é muito comentada é a da segurança que esses programas oferecem ao se navegar na internet. Na verdade, todos os programas têm falhas e alguns são mais ou menos atacados. Os mais usados, são mais atacados e por isso apresentam maior número de vulnerabilidades. Isso não significa que os outros são melhores, apenas ainda não passaram por um ataque maciço. O verdadeiro diferencial entre os navegadores é o tempo que a empresa desenvolvedora leva para corrigir as vulnerabilidades e eventuais falhas.

O usuário tem uma participação importante na segurança ao navegar na internet; fazendo as atualizações de segurança de seus programas, não clicando em links suspeitos e não entrando em sites fraudulentos. Você irá aprender mais sobre isso e o que fazer para se proteger nas outras áreas desse site.

O que é um arquivo?

É todo o tipo de informação que é guardada em um computador. Uma foto, texto, musica, programas ou partes deles, etc. Em resumo: se estiver guardado no computador, é um arquivo.

O que é download?

É o ato de “apanhar” um arquivo de uma rede de computadores. Essa rede pode ser a internet ou intranet. Usa-se o termo “baixar um arquivo” quando se refere ao ato de fazer um download. Deve-se ter cuidado ao fazer um download. Nem todos os arquivos contidos na rede ou compartilhados por ela são confiáveis. Por isso os programas de segurança como antivírus, firewall, anti-espiões são tão importantes.


Como eu faço um download?

Para fazer um download, é necessário:

1.que seu computador esteja ligado a uma rede internet ou intranet;

2.que o seu computador esteja ligado ao computador onde a informação está. No caso da internet, a uma home page;

3.que seu computador tenha espaço para guardar a informação que você deseja baixar;

4.que um arquivo esteja disponível para download.

Isso significa que o arquivo tem um link onde o usuário clica e aparecem instruções básicas que o sistema pede para saber onde o arquivo será guardado no seu computador.

Na imagem abaixo você tem uma idéia de um link para download e a referência ao tamanho do arquivo. Com o tempo, você notará que existem inúmeros links de downloads. Alguns sites usam imagens elaboradas, outros, linhas simples com a informação. Veja esse exemplo:

Existem vários tipos de arquivos que podem ser baixados e por isso mesmo são vários os locais onde eles podem ser guardados. Por exemplo:

1.se for um programa, como um antivírus ou um anti-espião, pode ser recomendado que seja guardado no disco C:;

2.se o arquivo for uma foto, música, texto, planilha, etc., talvez você tenha uma pasta correspondente onde arquiva-lo.

Nesta outra imagem vemos um download em andamento quando estamos usando o Internet Explorer.

Note: o Internet Explorer 6.0 exibe um aviso sobre os arquivos que você está baixando. Isse é um aviso padrão. Se você conhece o programa e clicou no link, é quase certo que possa desconsiderar esse aviso. Mas tenha atenção, se esse aviso apareceu sem que você tenha tomado a iniciativa de fazer um download, pressione o botão “cancelar” e tome as seguintes providências:

1.atualize todos os programas de segurança (antivírus, anti-espiões)

2.faça uma varredura completa em seu computador com os programas citados no item 1.

Se você estiver usando o Firefox para visualizar suas páginas e fazer dowloads, será um aviso como este que aparecerá:

Obs.: não importa o navegador de internet que você esteja usando, se você não solicitou um download cancele a operação e tome as providências de segurança.



O que são vírus e worms?

Vírus e worms são programas que fazem cópias de si mesmo infectando outros dispositivos. Podem se espalhar usando vários meios como a internet, troca de cds infectados, pendrives, etc. Geralmente os vírus são usados para roubo de informações como senhas, números de contas bancárias, números de cartões de crédito, dados pessoais de declaração de imposto de renda, entre outros. Sua detecção pelos programas de segurança não costuma se difícil.

Diariamente são criados vírus e chegam a milhares no fim de um ano. Por isso é sempre bom usar um antivírus atualizado.

O que é um RootKit?


Rootkit é um trojan. Eles ficam ocultos no sistema porque usam técnicas avançadas de programação escondendo suas chaves no registro do sistema. Ele também esconde seus processos no Gerenciador de Tarefas. Quando se tenta acessar os arquivos desses trojans, um erro de “arquivo inexistente” é mostrado. É muito difícil detectar esse tipo de programa com os softwares não específicos.


O que é um trojan?

Um Trojan, que também pode ser conhecido como Trojan Horse, ou “cavalo de Tróia” é um programa usado para furar a segurança do sistema do usuário camuflando-se em outro programa inofensivo e/ou útil. Entretanto, esse tipo de programa não se espalha automaticamente. Os trojans precisam ser aceitos pelo usuário. Executados por ele. O meio mais conhecido pelo qual eles se espalham são os anexos de e-mail. Mas podem existir outros meios, como por exemplo, arquivos compartilhados em programas comunicadores instantâneos.

O que é Spam?

Spam é um e-mail não solicitado que chega a você com intenção de lhe oferecer algo ou pedir algo. Um exemplo de spam muito conhecido são os e-mails que vendem remédios pela internet. Cuidado! Spams geralmente são o primeiro contato que podem resultar em invasão do seu sistema.

O que é um spyware?

É um pequeno programa de monitoramento. Ele pode apenas monitorar o uso do seu computador para montar um perfil de usuário para que você receba os famosos “spams”, como também pode estar roubando dados da sua máquina (nomes de usuário, senhas de todos os tipos inclusive de home baking, etc). Eles se escondem em web sites (algumas vezes sem conhecimento dos donos do web site) e quando você acessa esses endereços eles se“infiltram” na sua máquina sem que você saiba.

Vá para página de programas Anti-espiões clicando aqui.

O que é adware?

É um programa de monitoramento parecido com o spyware, a diferença é que este não rouba dados secretos como senhas e nomes de usuários. Ele apenas monitora suas andanças pela net para montar um perfil de usuário e envia-lo ao proprietário do programa que o criou. É instalado na sua máquina, teoricamente, com seu consentimento no momento da instalação de algum programa no qual é citado nos termos do contrato. Por isso, é muito importante ter total conhecimento do que você está instalando em seu computador.

Nos dois casos, tanto os programas spyware quanto adware tomam espaço na sua memória, processamento da sua máquina e espaço na transmissão de dados na sua internet podendo comprometer a performance de sua máquina.

Vá para página de programas Anti-espiões clicando aqui.

O que é um antivírus?

É um programa desenvolvido para fazer varreduras no seu sistema a procura de vírus ou worms. Na sua forma mais comum, o programa antivírus está sendo executado junto com os programas de sua máquina, verificando cada arquivo que é executado, garantindo que este não seja um programa nocivo ao seu sistema. É muito importante manter o antivírus atualizado. As atualizações garantem que o antivírus estará protegendo sua máquina contra os tipos de ameaças mais atuais.

Vá para página de programas antivírus clicando aqui.

Algumas verdades simples que devemos saber sobre antivírus!

  • Os programas antivírus são essenciais a todos os usuários de computadores que estejam ligados ou não à internet. Isso porque a grande maioria dos computadores pode receber dados através de outros meios, como disquetes, CDs, pendrives, intranet, de outros computadores.
  • Todo antivírus diminui a performance da máquina porque analisa, em busca de ameaças, todos os dados que passam por processamento.
  • Nenhum antivírus é 100% confiável. Isso porque é necessário que alguns computadores sejam “infectados” para que se reconheça uma nova ameaça, esta seja estudada e sejam criados métodos de prevenção e extermínio desses programas. O melhor é sempre estar com o programa atualizado. Com isso a segurança aumenta bastante.
Dúvidas? Sugestões? Faça contato conosco!