--

O que é e como funciona um antivírus?

Antivírus é um programa que visa detectar e remover outros programas nocivos ao sistema do seu computador como vírus, trojans (cavalos de tróia), worms e qualquer outro tipo de código malicioso, então, como podemos notar, ele não está limitado à retirada apenas de vírus como poderíamos pensar num primeiro momento. Existem antivírus que têm a propriedade de remover também adwares e spywares, esta tarefa antes era apenas exercida pelos anti-spywares.

O antivírus tem uma "lista negra" que nada mais é do que um banco de dados também chamado de lista de definição. Ela contém as informações para que o antivírus consiga identificar quais arquivos são nocivos ao seu sistema. Portanto, para que ele consiga detectar um código malicioso, é necessário que esse código esteja na lista definição. É por isso que os antivírus precisam ser atualizados com freqüência. Caso contrário, ele não conseguiria retirar os vírus mais recentes. A lista de definição precisa ser o mais recente possível. As empresas responsáveis pela criação desses programas antivírus montam estratégias para capturar os vírus que estão circulando na rede e também podem receber amostras de qualquer pessoa interessada em ajudar ou mesmo de seus usuários para a atualização da sua lista de definição. O recomendado é a atualização diária do antivírus. Eu, por exemplo, verifico se existem atualizações duas ou mais vezes ao dia. Parece muito, mas com o tempo essa atitude se torna automática.

Em um antivírus existem outras técnicas de verificação de arquivos que analisam a sua estrutura e, algumas vezes, seu funcionamento. São técnicas conhecidas com heurística. Esta é uma forma de detectar um vírus que ainda não figure na lista de definição do antivírus.

 

Não use mais de um antivírus na mesma máquina!

Você vai instalar o antivírus. Leve isso em consideração: o uso de mais de um antivírus não é recomendado. Dois ou mais antivírus sendo executados em uma mesma máquina pode acarretar em conflitos dos programas, falsos positivos (quando programas legítimos são identificados como vírus), baixa de rendimento da máquina, entre outros. Portanto, escolha o programa que mais lhe agrada e mantenha-o sempre atualizado.

 

O melhor antivírus. O Top antivírus.

Qual é o top dos antivírus? Você vai encontrar todo tipo de programas. Várias pessoas dirão que este ou aquele é o melhor, ou esses são os melhores. Temos que considerar também que o usuário pode fazer uso de sua máquina de forma mais ou menos perigosa. Por isso acredito que não exista um único antivírus que você possa dizer que é o best of best. Devemos saber o perfil do usuário para encontrar o produto certo. 

Se procurarmos na internet, acharemos muitos links falando positivamente, ou negativamente, sobre vários programas desse tipo. Eu gosto de alguns antivírus gratuitos. Não é porque o programa é grátis que é pior. Gosto do AVG antivírus, do Antivírus da AVIRA, o ANTIVIR. Mas, possivelmente, você ainda vai encontrar outras “marcas” mais famosas como o antivírus da kaspersky, que é considerado o melhor do mundo, ou o download do norton antivirus grátis, o comodo antivírus, tem também o avast para download. Existem antivírus com anti spyware e são free também, e alguns em português. Quase todos são compatíveis com o Windows XP, 2000, alguns com o Windows Vista e até o velho Windows 98.

É bom lembrar que não podemos confundir software free (gratuito) com software livre. O software free é um programa disponibilizado ao usuário gratuitamente. Pertence a uma ou a empresas coligadas e não pode ser modificado ao gosto do usuário. Não pode mexer no código fonte, fazer engenharia reversa ou outros. Já o software livre tem essa denominação por deixar que qualquer pessoa tenha acesso ao seu código fonte e pode modificá-lo como quiser e bem entender.

Nesta página você pode baixar os melhores antivírus free da intenet. São programas grátis que você pode baixar sem se preocupar.  Veja os links apresentados no fim desse texto.

 

Outras opções 

Talvez você esteja procurando algo alternativo, como um antivirus scan online . Você tem o Panda antivírus online. Esse tipo de programa serve como uma segunda opinião. Exatamente quando vamos a um médico. Caso haja dúvida sobre a segurança da sua máquina, existe a opção de fazer uma busca sem instalar o programa. Mas lembre-se, você precisa baixar a base de dados do programas para que ele faça a busca no seu computador.

 Antivírus free (gratuitos), Antivírus com antispam, ou que sejam capazes de apanhar spyware, free download ou pago. São muitas as opções. Qualquer que seja a sua escolha, não deixe de atualizá-lo frequentemente e faça buscas semanais em todo o sistema e não clique em links que julgar inseguros. Para obter mais informações sobre programas que testam links, clique aqui.

 

Para a página explicativa sobre o Antivir clique aqui.

Para a página explicativa sobre AVG antivírus clique aqui.

Para a página explicativa sobre o Malwarebytes Anti-Malware clique aqui.