--

O que é um anti-spyware? Qual a diferença entre um antivírus e um anti-spyware?

Obs.: Nunca deixe de ter instalado no seu computador um bom antivírus e um bom firewall

Um programa anti-spyware detecta e remover adwares e spywares. Nem sempre é fácil determinar o que é um adware ou um spyware.

Adwares são programas usados como estratégia de publicidade. Eles analisam uma série de dados quando uma pessoa usa um computador no qual ele esteja instalado, gerando informações que serão usadas pelo mercado interessado em vender seus produtos a um público determinado. Isso gera muitos spams.

Já os spywares também trabalham colhendo informações sobre o pc. Só que o interesse não é lícito ou não se pode chamar de lícito. Um spyware pode roubar todo tipo de dados confidenciais e enviá-los aos receptadores ou aos criadores desses programas.

Nos dois casos, o desempenho da sua máquina e da sua conexão com a internet caem em conseqüência do uso “compartilhado” entre você e esses programas.

Um problema que gera processos em todo o mundo contra as empresas de remoção de spywares é que nem sempre é fácil determinar o que é um adware (programa feito por empresas de publicidade) e um spyware. Por esse motivo, as empresas de spyware informam ao usuário que a remoção desses programas pode acarretar no mal funcionamento de outros.


Breve explicação sobre antivírus: Antivírus removem programas conhecidamente nocivos ao sistema. Atualmente, alguns antivírus estão incluindo ferramentas de detecção a spywares em seus programas.

Apenas um anti-spyware basta?

Tenho observado que o uso de apenas um anti-spyware ajuda bastante, mas ainda não resolve o problema. É muito comum encontramos pessoas que instalam dois e até mesmo três programas como esses em suas máquinas. Mas isso não é regra geral e você fará suas próprias observações.

Alguns anti-espiões não são executados durante todo o uso da sua máquina. Em parte isso é bom porque não diminui a eficiência do computador. Por outro lado, caso você esteja "hospedando" um espião, só irá saber da próxima vez que fizer uma varredura em todo o sistema. Recomendo que você execute o(s) programa(s) anti-espião pelo menos uma vez na semana para uma busca total no sistema, isso já ajuda bastante. Não se esqueça de manter o anti-espião sempre atualizado antes de começar a busca.

Clique aqui para a página explicativa sobre o Spyware Terminator

Clique aqui para a página explicativa sobre o Spybot

Clique aqui para a página explicativa sobre o SpywareBlaster

Clique aqui para a página explicativa sobre o Ad-Aware