Cachimbos de espiga de milho

A "espuma do mar do Missouri" 

Todos sabem que a capital dos Estados Unidos é Washington D.C. (Distrito de Columbia), situada entre Maryland e Virginia, estados famosos entre os fumadores de cachimbo por ser pátrias de famosas variedades de tabaco. Mas existe outra Washington, uma  pequena cidade no estado do Missouri com pouco mais de 13.000 habitantes que é também uma capital: a capital do cachimbo de espiga de milho.

Parece que neste lugar, a meados do século 19, os agricultores já fabricavam cachimbos com as espigas de milho e um imigrante holandês, Henry Tibbe, de profissão marceneiro, em 1869 teve a idéia de industrializar a produção destes cachimbos. O marceneiro holandês, com a ajuda de um amigo químico introduziu aperfeiçoamentos na fabricação dos cachimbos: tratando com uma mistura de gesso e cola a superfície externa do pedaço de espiga destinado a formar a cabeça do cachimbo se conseguia de torná-la mais lisa depois de polida. O sucesso de vendas dos cachimbos permitiu a fundação da empresa Henry Tibbe & Co., nome que em 1907 foi mudado em Missouri Meerschaum Inc. O novo nome era um lance de marketing que comparava a qualidade do humilde cachimbo de espiga de milho com aquela do bem mais valioso cachimbo de meerschaum ou espuma do mar. Esta afirmação è bem longe de ser verídica, enquanto o verdadeiro cachimbo de meerschaum preserva inalterado o gosto dos tabacos, então que aquele de espiga de milho “amacia” demais o gosto. Por outro lado o cachimbo de espiga tem a vantagem de ser muito econômico, mais leve que qualquer outro e adequado para fumar tabacos “rústicos”.

O General Douglas Mac Arthur, comandante das forças norte-americanas no Pacifico no curso da segunda guerra mundial encomendava na fabrica do Missouri um cachimbo de grande tamanho que entrou a fazer parte da lenda do herói.

 

 

 

 

 

 

Outro herói, mas só dos quadrinhos, o marujo Popeye do desenhista Elzie Crisler Segar (1894-1938), é representado com um cachimbo de espiga de milho permanentemente cravado na boca.

 

Uma famosa fumadora de cachimbo de espiga de milho (corncob pipe) dos  quadrinhos era a mae de Li'l Abner, Mammy Yokum, conhecida no Brasil como chefe do clan dos Buscapé.





LINKS

The Missouri Meerschaum Company