DESTAQUES‎ > ‎

Mundo Gay


Arquivo Cabedelo Notícia

Somos iguais em quase tudo, diferentes apenas no preconceito.
 
Comissão aprova projeto de Lei que permite igrejas, padres, bispos e pastores a vetarem gays
 
Caso seja aprovada pelo Congresso, protegerá padres e pastores de problemas com a justiça A Comissão de Direitos Humanos da Câmara aprovou  o projeto de lei que pode livrar igrejas, padres, bispos e pastores de problemas com a justiça. Eles não podem ser enquadrados na “lei de discriminação” se decidirem vetar a presença e participação […]
 
MEL: PB teve 160 crimes com características homofóbicas; 35% dos casos nos últimos três anos

Os dados demonstram, na opinião da entidade, a ineficiência nas políticas públicas de proteção aos LGBT ((Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais)


LGBT_bandeira

O Movimento do Espírito Lilás (MEL) contabilizou 160 crimes com características de homofobia na Paraíba desde 1990. Cerca de 35 por cento dos casos foram registados nos últimos três anos. Foram 11 em 2010; 19 em 2011 e 27 em 2012.

Os dados demonstram, na opinião da entidade, a ineficiência nas políticas públicas de proteção aos LGBT ((Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

No entanto, o MEL reconhece alguns avanços nas últimas duas décadas no fortalecimento da rede de proteção aos LGBT, como a criação do Programa Brasil Sem Homofobia do Governo Federal em 2004, o reconhecimento da União Estável Homoafetiva pelo STF em 2011, a implantação da Delegacia Especializada em Crimes Homofóbicos pelo Governo da Paraíba em 2009, a aprovação da Lei Estadual 7.901 de combate a homofobia em 2005, a criação do Centro de Referência dos Direitos do LGBT em 2011 pelo Governo do Estado e a aprovação do Coordenadoria da Promoção da Cidadania LGBT e da Igualdade Racial de João Pessoa que foi aprovada em 2011 que ainda não foi implantada pela gestão municipal.

No dia 2 de março de 2013 o MEL (Movimento Espírito Lilás) realizará uma votação para eleger a sua nova diretoria, a entidade que completa vinte e um anos em prol da defesa dos direitos humanos e da cidadania dos LGBT no estado da Paraíba, se firmou como o primeiro movimento gay do estado no início da década de noventa.

À frente da nova direção está Renan Palmeira e Myke Fonseca que irão continuar as ações para conscientizar e sensibilizar a população visando desta forma, diminuir o preconceito, a discriminação e a homofobia no estado da Paraíba. CORREIO


Partidários do casamento gay saem às ruas da França

Protesto ocorre 2 dias antes de discussão de projeto de lei.
França pode legalizar casamento gay e adoção por homossexuais.

Franceses participam de manifestação à favor do casamento gay neste domingo (27) em Paris (Foto: Thomas Samson/AFP')

Milhares de partidários do "casamento para todos" saíram às ruas de Paris neste domingo (27), dois dias antes da Assembleia Legislativa começar a debater um projeto de lei governamental legalizando o casamento gay e a adoção de crianças por homossexuais.

Manifestante segura bonecas Barbie em marcha pelas ruas de Paris pelo casamento gay (Foto: Reuters)
"Anunciaram uma chuva para esta tarde, mas até o sol está conosco", disse uma jovem, Chloé, de 28 anos, que participava da manifestação envolvida em uma bandeira com as cores do arco-íris. "Eu não sou gay, mas minhas melhores amigas são, e quero demonstrar minha solidariedade", afirmou. Saiba mais

Casais do mesmo sexo oficializam união em Maryland, nos EUA

Casamento homossexual passou a ser legal nesta terça-feira (1º).
Mudança havia sido aprovada em novembro.

Jonathan Franqui  e Dwayne Beebe (este integrante da Marinha dos EUA) dão as mãos durante cerimônia de casamento em Chesapeake Bay, em Maryland, nesta terça-feira (1º)  (Foto: Robert MacPherson/AFP)

O estado de Maryland, no Estados Unidos, passou a realizar oficialmente nesta terça-feira (1º) o casamento de pessoas do mesmo sexo. A união entre homossexuais foi aprovada no estado durante as eleições presidenciais de novembro, quando os eleitores do estado votaram em um referendo a mudança.

Darcia Anthony e Danielle Williams comemoram após a celebração de sue casamento em Baltimore, Maryland, nesta terça-feira (1º)   (Foto: Patrick Semansky/AP)
Já nesta terça, alguns casais resolveram oficializar sua união. Foi o caso de Jonathan Franqui e de Dwayne Beebe, e de Darcia Anthony e Danielle Williams. G1

Primeiro travesti da política paraibana é diplomado no município de Pilar
A humanização da saúde é a principal bandeira defendida por Shirley Costa (PP).

O pacato município de Pilar, localizado a pouco mais de 40 quilômetros da capital paraibana, elegeu, este ano, Geraldo Costa da Silva, ou Shirley Costa como é mais conhecido, 51 anos, a primeira travesti política diplomada no Estado. Com 273 votos, a nova vereadora eleita pelo partido progressista (PP) e já diplomada pela Justiça Eleitoral buscará a continuação da assistência que vem prestando à população através de seu trabalho no setor administrativo do hospital da cidade.

“O hospital é pequeno, mas foi onde eu tive todo o contato” afirma Shirley, “eu saí do gabinete e fui para o meio do povo, mas isso não era por causa da política, eu não pensava ainda em política. Foi no meu contato com a sociedade, com essas comunidades mais carentes onde eu ouvia ‘seja um vereador, talvez você possa nos ajudar mais’”

A humanização da saúde é uma de suas bandeiras e um dos motivos de sua candidatura, Shirley, cujo slogan de campanha é “Saúde em primeiro lugar”, já se prontificou a lutar por melhores condições de saúde pública. Outro foco de sua luta será contra o racismo e o preconceito existente na sociedade: “queria poder acabar com isso, que vivamos uma vida de igualdade sem ter que medo de se dirigir a alguém por ser gay ou negro”.

O presidente da Câmara Municipal de Pilar, Murilo Barbosa (PT), acredita que a cidade só tem a ganhar com Shirley atuando como um dos nove vereadores eleitos: “eu não tenho dúvida de que Shirley é uma pessoa diferenciada, não só por sua opção sexual, mas pela forma carinhosa e atenciosa de lidar com a comunidade. Shirley tem muito que nos ensinar”.

Da Redação com Bruno Ferreira (Colaboração)
WSCOM Online
Público da Parada Gay começa a se concentrar em Copacabana
Trios elétricos estão estacionados ao longo da Avenida Atlântica.
Início do 17º desfile LGBT está previsto para as 15h.

Fantasia de super-herói faz sucesso na Parada Gay (Foto: Alexandre Durão / G1)

O público começa a se concentrar na orla de Copacabana, Zona Sul do Rio, para a 17ª Parada do Orgulho LGBT, popularmente conhecida como Parada Gay, na tarde deste domingo (18). Os trios elétricos já estão posicionados, enfeitados com as cores da tradicional bandeira gay.
Há 8 anos o comerciante Milton Estevam, vestido de Rainha de Silicone, particia da Parada Gay no Rio (Foto: Alba Valéria Mendonça / G1)
O movimento pretende pedir o respeito ao amor e a diversidade. No ano passado, 266 homossexuais foram assassinados por conta de sua orientação sexual, segundo a organização. A organização espera um público de cerca de um milhão de pessoas. Saiba mais
Marcela Ohio, do Distrito Federal, é a vencedora do Miss T Brasil 2012
'Queria agradecer a todo mundo que estava torcendo por mim', disse.
Evento aconteceu na noite desta terça no Teatro João Caetano, no Rio.

Marcela Ohio é a vencedora do Miss T Brasil 2012 (Foto: Rodrigo Gorosito\G1)

“Eu estou muito feliz e queria agradecer a todo mundo que estava torcendo por mim, aos jurados e a todo mundo que acreditou na minha vitória.” Foi assim que Marcela Ohio, representante do Distrito Federal, resumiu sua vitória no Miss T Brasil 2012, no concurso que elegeu a transexual mais bonita do país, em cerimônia na noite desta terça-feira (30) no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, no Centro do Rio.

Marcela vai representar o Brasil no Miss International Queen, na Tailândia. “Vou me preparar bastante este ano e fazer de tudo para conquistar o título lá”, disse Marcela após ser coroada.

A ex-BBB Ariadna apresentou o concurso ao lado da organizadora do evento Majorie Machi. “A importância do evento é demonstrar para o Brasil que as transexuais, as travestis, as mulheres operadas têm tanto direto quanto as outras mulheres a participar de concursos de beleza. Isso só quebra tabus e abre mais portas para que as pessoas possam se mostrar e serem felizes”, ressaltou a transexual que trouxe a discussão para o assunto quando participou do programa.

A vice- campeã foi a representante do Ceará, Roberta Holanda. O terceiro lugar ficou com a Miss São Paulo, Rafaela Manfrini. Em caso da Miss T Brasil não poder comparecer ao evento na Tailândia a vice assume a coroa e representa o país no concurso.

"Fiquei muito feliz e aliviada de ter ficado entre as 10 finalistas. As meninas que eu estava torcendo também ficaram no “Top 10”. Fiquei super satisfeita e acho que o resultado foi bem justo. As minhas preferidas eram Marcela (Dstrito Federal), Rafaela (São Paulo) e Noélia. Ela infelizmente não ficou entre as 10. Estou muito feliz com o segundo lugar”, disse a vice-campeã. Saiba mais

Lagerfeld apoia casamento gay com noivas lésbicas em desfile da Chanel
as modelos subiram à passarela com um garotinho



O sempre aguardadíssimo desfile de alta costura da Chanel transformou o Grand Palais em uma floresta romântica nesta terça-feira (22) em Paris. Entre o climinha retrô, a explosão de texturas – couro, penas, tules, paetês... – e as botas superlongas da coleção, o que chamou atenção mesmo foram as duas noivas que fecharam o desfile segurando a mão do pequeno Hudson, afilhado de Karl.



As duas noivas que fecharam o desfile da Chanel, o pequeno Hudson e a inconfundível cabeleira branca de Karl Lagerfeld ao fundo. Foto: AP

Segundo o próprio diretor-criativo da grife, a intenção foi apoiar o casamento gay. "Não entendo esse debate. Desde 1904 (na França) a Igreja e o Estado são separados", declarou Karl em entrevista a agência Associated Press.

O estilista disse ainda que as pessoas que consideram o casamento uma união sagrada podem continuar essa tradição em suas igrejas, templos, sinagogas e mesquitas, mas que todas as religiões devem respeitar o casamento gay. Apesar disso tudo, Karl, doidinho e surpreendente como sempre, diz não apoiar a adoção por casais do mesmo sexo.

CASAMENTO GAY É PRIORIDADE DO PRESIDENTE HOLLANDE

A Chanel, grande protagonista da história da moda na França, levanta a bandeira do casamento gay no momento em que o país vive a expectativa por uma lei que favoreça a união e a adoção por casais do mesmo sexo, uma causa reconhecidamente apoiada pelo presidente François Hollande. O chefe de Estado deve anunciar uma posição sobre o assunto na sexta-feira (25).

Ainda neste mês, a revista "Elle" francesa surpreendeu ao colocar em sua capa duas noivas com os dizeres "Casamento para todos!". Veja abaixo:


Em seu discurso de posse do segundo mandato, que aconteceu ontem (21) em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também defendeu o casamento gay. "Nossa jornada não estará completa até que nossos irmãos e irmãs gays sejam tratados como todos os outros pela lei", disse. GNT
Travesti eleita vereadora passa mal durante a posse em Piracicaba (SP)
Madalena, que recebeu 3.035 votos, foi levada pelo Samu a pronto-socorro.
Vestida de terno branco e com lenço azul na cabeça, vereadora teve ânsia.

Posse de prefeito e vereadores em Piracicaba (Foto: Leandro Cardoso/G1)

O líder comunitário Luis Antônio Leite, a Madalena (PSDB), de 57 anos, primeira travesti eleita vereadora em Piracicaba (SP), foi à posse nesta terça-feira (1º) de terno branco, como sonhava, mas não pôde ficar até o final da solenidade, realizada no salão nobre da Câmara. Vítima de indisposição, Madalena foi levada por uma viatura do Samu até o pronto-socorro do Piracicamirim, onde permanece sob cuidados médicos.

Madalena começou a passar mal por volta das 11h. Vestida de terno branco e com um lenço azul na cabeça, a vereadora deixou o salão nobre com ânsia de vômito e recebeu os primeiros atendimentos em uma sala reservada no Legislativo. Como o mal-estar não passou, a equipe de socorristas decidiu transferir Madalena para a unidade de saúde. Saiba mais


Filipinas vence concurso de beleza para transexuais
Resultado de evento na Tailândia saiu nesta sexta-feira (2).
21 candidatas de 15 países disputaram o Miss International Queen 2012.

A candidata das Filipinas foi eleita vencedora do concurso de beleza para transgêneros/transexuais Miss International Queen 2012 nesta sexta-feira (2). Nascida com o nome de Kevin Balot, ela derrotou outras 21 competidoras, de 15 países (Foto: Damir Sagolj/Reuters)
A candidata das Filipinas foi eleita vencedora do concurso de beleza para transgêneros/transexuais Miss International Queen 2012 nesta sexta-feira (2). Nascida com o nome de Kevin Balot, ela derrotou outras 21 competidoras, de 15 países (Foto: Damir Sagolj/Reuters)

Todas as competidoras do concurso nasceram homens. O evento durou uma semana e aconteceu na Tailândia. (Foto: Damir Sagolj/Reuters)

Todas as competidoras do concurso nasceram homens. O evento durou uma semana e aconteceu na Tailândia. (Foto: Damir Sagolj/Reuters) G1



Comments