Biofísica da Circulação Sanguínea

O Sistema Cardiovascular é composto por coração e vasos (veias e artérias). Em sua maior parte, as artérias conduzem o sangue rico em oxigênio, que sai do coração em direção a todo o corpo e as veias conduzem o sangue com baixo teor de oxigênio e rico em gás carbônico, que vai do corpo em direção ao coração, depois para o pulmão para ser oxigenado.
Nosso coração é um músculo (músculo estriado cardíaco, que é uma camada de tecido que forma a camada muscular do coração, miocárdio) oco com quatro cavidades: dois átrios ( recebem o sangue proveniente dos pulmões ou de todo o  corpo) e dois ventrículos (distribuem o sangue para os pulmões ou todo o corpo).

Coração Humano, vasos da base e artérias coronárias (Fonte: SOBOTTA: Atlas de Anatomia Humana)

A circulação depende diretamente da pressão exercida pelos átrios e ventrículos que impulsionam o sangue pelos vasos como também da fisiologia e morfologia dessas estruturas. Nosso modelo consiste em simular a circulação que ocorre em nosso organismo pelo meio de bombas e mangueiras (vasos) que impulsionem e transportem o sangue para potes (coração).

   


Créditos do experimento e fotos: Adanilza Andrade e Brenda Libório (alunas do curso de Ciências Biológicas da UFS).
Comments