Biografia




Nasceu em Coimbra, a 03 de Dezembro de 1967.

Ainda na escola primária, com oito anos, começou a mostrar gosto por música e mais concretamente pelos instrumentos que a compunham e os seus respectivos trabalhos melódicos e harmónicos.

No terceiro ano escolar, aprendeu a tocar bandolim e, passados uns meses começou a aprender guitarra elétrica que ia alternando com uma ligeira aprendizagem de órgão.

Nos seis anos que se seguiram, dedicou-se ao aperfeiçoamento de técnicas de guitarra, como á exploração de sonoridades, desde o som clean ao som da distorção. Esta aprendizagem foi efectuada umas vezes de forma autodidacta, outras vezes adquirida junto de músicos que ia conhecendo.

Em 1981 (com catorze anos), fez um casting para o grupo musical “Nova Dimensão" de Coimbra e começou assim a sua carreira de músico. Primeiro como baixista e mais tarde como guitarrista, actuando em festas populares e bailes.

Mais tarde, 1988, com a mesma banda passou a atuar paralelamente em bares nocturnos e cabarets, a acompanhar vários artistas de entretenimento.

No mesmo ano fez com o Nova Dimensão uma tourné em França a convite da comunidade emigrante portuguesa em Saint Paul Les Dax, onde actuaram em várias salas de espectáculo de referência ao longo de duas semanas.

Integrou entre 1990 e 2000 algumas bandas de originais e participou em concursos de bandas num percurso pop, rock , jazz e blues com bandas como IP-Zero, D.E.A., Just Jazz Friends e Fresh News. As duas primeiras com alguns registos em CD editados.

Em 1990 entrou para o Grupo "Bico D'Obra" de Coimbra, onde compôs e interpretou alguns temas originais e desempenhou a função de guitarra-solo.

A partir de 1992 fez varias produções de maquetes audio (CD) no seu home studio para bandas de garagem e artistas a solo como Marta Gouveia, Carlos Massas e Baquissy, entre outros. No caso dos artistas a solo, gravou ele próprio cada instrumento a incluir no playback musical e compôs arranjos musicais para os temas.

Entre 1993 e 1998 deu vários concertos com As bandas JB Trio e "Just Jazz Friends" no circuito de bares da época na zona de Coimbra.

De 1999 a 2001, atuou com o seu trio no bar Noites Longas, em Coimbra 2 a 3 vezes por mês com o estatuto de banda residente.

De 2001 a 2003, actuou regulamente dois dias por semana como músico privativo do Hotel Meliá Confort em Coimbra numa formação de trio, desta vez nas teclas.

Em 2003, fundou o trio "JB Blues Band". Banda de blues e jazz que deu vários concertos em bares.



Em 2005 iniciou uma colaboração com a escritora Lurdes Breda, fazendo a montagem/produção áudio e vídeo de peças multimédia para serem usadas como suporte audiovisual em espectáculos de teatro, tendo como obra de mais relevância "Zuleida a Princesa Moura"(adaptação para teatro do livro de Lurdes Breda com o mesmo nome). O grupo de teatro é composto por jovens utentes de uma instituição de solidariedade social de Montemor-o-Velho vocacionada para o ensino especial, num projecto em que colaboram Jorge Brito, Lina Carregã e Lurdes Breda que escreve e adapta os textos.

Também nesse ano, integrou a "Banda Arys", banda de bailes como guitarrista principal.

A Banda Arys era composta por 9 elementos: Baixo, guitarra solo, guitarra ritmo, teclas, bateria, percussão, sax, 2 vozes femininas.

Em 2007 Lurdes Breda lançou-lhe o desafio de compor alguns temas musicais de inspiração medieval para a banda sonora do que seria um DVD de animação, “As aventuras do Abade João”.

Nas gravações desta obra, que levou cerca de 11 meses a concluir, compôs 15 temas originais onde executou todos os instrumentos nela constantes e fez ainda toda a sua produção, mistura e masterização áudio.

Nesse mesmo ano fez também a produção audio da peça "Quando o Céu não é o limite...", adaptação do conto "Vicente" inserto no livro "Os Bichos" de Miguel Torga. Espectáculo musico-teatral levado á cena no TAVG com participação de utentes da APPACDM de Coimbra.

Ainda em 2007, foi convidado para guitarrista de uma banda de originais(Baquissy) que compõe e interpreta temas originais da world music, numa mistura de musicas de raiz africana com sonoridades tipicamente europeias.

Em finais de 2007 integrou o grupo “Impacto”, de Cantanhede, como guitarrista, em paralelo com outros projectos anteriores ainda em curso.

Em 2008, fundou a "Banda Vintage" que era uma banda (quarteto) de "cover´s e interpretava temas pop/rock, blues e jazz dos anos 80 e 90 em bares e eventos

Em 2009, viu finalmente editada pela editora Minerva Coimbra, a obra "O Abade João"(ver fundo da página), que incui 15 temas musicais originais de sua autoria.

Em 2010 ingressou na "Banda Ministério" (baile) como guitarrista onde permaneceu por 2 anos.

Em 2011, compôs um tema original para um spot publicitário da empresa Pereira e Santos (Adémia), a convite da Rádio Regional do Centro.

Em 2012 foi responsável pela sonoplastia do musical "Timóteo" levado á cena no TAGV em Coimbra no dia 09/05/2012, integrando uma vasta equipa que participou na VI Gala da APPACDM de Coimbra passando de seguida a integrar o elenco musical, desta vez ao piano.

Ainda em 2012 intergra a banda de baile "Chiclete" sediada em S. Pedro de Alva (Penacova) como guitarrista.

Em 2013, integrou o elenco como guitarrista e co-arranjador dos temas musicais da peça teatro-musical "Felismina Cartolina" levada á cena no TAGV em Coimbra, com estreia a 13 de Maio de 2014. Foi uma produção do grupo de artes e espetáculo da APPACDM de Coimbra, com a colaboração do encenador Marco Paiva da CRINABEL Teatro (Lisboa).

Ainda em 2013, fundou com os filhos Rita Brito e Francisco Brito a banda de covers "Britus Cosa Nostra".

Em 2014, Integrou como guitarrista na banda que acompanhou a dupla "Michael e Steven" em shows de televisão na RTP1, SIC e TVI durante o lançamento do CD com o titulo "Garota Endiabrada".

No mesmo ano a banda "Chiclete" mudou de nome e alguns elementos, passando a chamar-se "Grupo FBI".

Ainda em 2014 fez arranjos musicais para o tema Girino Ladino concorrente á Gala dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, em co-autoria com Lina Carregã e Lurdes Breda.

Acompanhou também a artista "Jéssica Portugal" (irmã de "Ruth Marlene") em shows de televisão.

Em 2016 fez arranjos musicais, em colaboração com Marta Ruivo (acordeonista), em oito temas infantis para edição futura a agendar.

Participou também no processo criativo da peça músico-teatral levada a cena pelo grupo de artes de palco da APPACDM Coimbra "Sábios como Camelos", e para a qual compôs três temas musicais originais, de inspiração árabe.

Em 2017 integrou a banda "Soul Music", de Coimbra, como guitarrista

Colaborou como guitarrista com o artista Décio em gravações de estúdio e participou também como baixista em show de televisão para a TVI - Somos Portugal (Expofacic).

Participou no novo álbum discográfico do artista Joaquim Esteves, intitulado "A pensar em ti", onde executou todas as guitarras dos dez temas nele contidos, gravado nos estúdios D-Records.

Em 2018 (Jan) atuou no programa televisivo "Somos Portugal" na TVI com a cantora Cathy e com o cantor Décio

Participou como guitarrista mais o filho Francisco (baixo) nas gravações do DVD "Ao vivo na Turol" do artista Décio.

Fez parte da tour na Suíça da banda Rebus Stare, composta por professores da APPACDM Coimbra, um técnico e também músico (Jorge Brito) e utentes da mesma instituição, portadores de deficiência cognitiva.

Ainda em 2018, foi convidado para ocupar a vaga de solista na banda de Hard Rock de originais "SUSTEMIDOS", há data já com 2 discos editados.

Acompanhou a artista Cathy em show de televisão (TVI) no programa Somos Portugal.

Lançamento do áudio-livro "O Abade João" em 2009

(fotos da sessão de autógrafos na secção "Fotos")

Dia 08 de Setembro de 2009 foi o lançamento do áudio-livro "O Abade João" da autoria de Lurdes Breda, Jorge Brito e André Caetano.

A apresentação da obra teve lugar em sessão solene nos Paços do Município de Montemor-o-Velho pelas 16h.

Pelas 18h30 realizou uma sessão de autógrafos na Galeria Municipal de Montemor-o-Velho, onde ficou patente a exposição das gravuras do livro até dia 25 de Setembro de 2009.

Os temas originais constantes do CD resultam da fusão entre a sonoridade, as melodias e os ritmos da música medieval com sons e instrumentos contemporâneos, tanto acústicos como eléctricos.

Visitante nº