CURSO NIVEL INICIAL: A1/A2

Descrição do curso:

Este curso destina-se a todas às pessoas que desejem iniciar-se na língua espanhola. Assenta, principalmente, em atividades apoiadas em um adequado suporte gramatical, e visa facilitar as competências de comunicação e de interação.

Método:

 As aulas decorrerão essencialmente centradas no trabalho dos alunos. Estesserão incentivados a expressar-se em espanhol, a partir de textos, imagens, material de áudio e, mesmo, de vivências pessoais. Realizar-se-ão, ainda, tarefas escritas que contribuirão para a consolidação das aprendizagens das estruturas gramaticais.

Carga Horária:

 A duração do curso é de 2 módulos de 42 horas cada um, tomando como sugestão duas aulas por semana de uma hora e meia cada, ou três vezes por semana de 1 hora, totalizando 4 meses. Porém, o número de aulas e a duração das mesmas serão determinadas de acordo com as necessidades dos alunos.


Material de apoio:

Apostilas mensais, atividades e exercícios extras e uso de multimeios.


Objetivos dos Módulos A1 e A2.

 O aluno, ao finalizar o curso, deverá ser capaz de:

 

 

Compreensão Auditiva

 

Compreensão na Leitura

A1

Reconheço palavras e expressões muito básicas que se usam  habitualmente, relativas a mim mesmo, a minha família e ao meu redor imediato quando se fala devagar e com clareza.

Compreendo palavras e nomes conhecidos e frases muito fáceis, por exemplo, os que existem em anúncios, cartazes e catálogos.

A2

Compreendo frases e o vocabulário mais habitual sobre temas de interesse pessoal (informação pessoal e familiar muito básica, compras, lugar de residência, emprego). Sou  capaz de captar a idéia principal de avisos e mensagens breves, claras e fáceis.

Sou capaz de ler  textos brevese fáceis.Sei encontrar informação específica e previsível em escritos fáceis e cotidianos como anúncios publicitários, prospectos, menus e horários e compreendo cartas pessoais breves e fáceis.

 

 

 

Interação Oral

 

Expressão Oral

A1

Posso participar em uma conversação de forma fácil sempre que a outra pessoa esteja disposta a repetir o que disse anteriormente  ou dizer  com outras palavras e em uma  velocidade mais lenta e que  me ajude a formular o que estou tentando dizer. Formulo e contesto perguntas fáceis sobre temas de necessidade imediata ou assuntos habituais específicos.

Utilizo expressões e frases fáceis para descrever o lugar de onde vivo e as pessoas que conheço.

A2

Posso me comunicar  em tarefas fáceis e habituais que requerem  um intercambio simples e direto de informação sobre atividades e assuntos cotidianos. Sou capaz de realizar intercâmbios sociais breves, mesmo que, por o geral, não possa compreender o suficiente como para manter uma conversação por mim mesmo.

Utilizo uma serie de expressões e  frases para descrever com términos fáceis a minha família e outras pessoas, minhas  condiciones de vida, minha origem educativo e meu trabalho atual  ou o último que tive.

        

 

 

Expressão Escrita

A1

Sou capaz de escrever postais curtas e fáceis, por exemplo, para enviar felicitações. Sei preencher formulários com dados pessoais, por exemplo, meu  nome, minha nacionalidade e minha direção no  formulário de registro de um hotel.

A2

Sou capaz de escrever notas e mensagens breves e fáceis relativos a minhas necessidades imediatas. Posso escrever cartas pessoais muito fáceis, por exemplo, agradecendo algo a alguém.