Um dos problemas mais comunsque competidores têm nas competições que usam Maratona Linux é configurar teclas de atalho para trocar de janelas - o famigerado "Alt+Tab". Entretanto, como veremos, não é difícil configurar esse atalho.

Informações aos não competidores

As instruções apresentadas aqui se aplicam a qualquer instalação mais recente do WindowMaker (e creio que até às mais antigas também). Logo, se você não é competidor, nem sabe o que é isso mas quer usar "Alt+Tab" no WindowMaker, pode seguir as instruções também.

Ao trabalho!

Para configurar as teclas de atalho no WindowMaker, você deve ir ao aplicativo de Preferências do WindowMaker. Para abri-lo, dê um duplo-clique no ícone destacado na figura abaixo. Esse ícone estará próximo do canto superior direito da tela.

Assim, aparecerá a tela da figura abaixo. Arraste a barra de rolagem, conforme indicado pela seta.

Agora, na janela, clique no ícone que tem a imagem de um trecho de um teclado. Na caixa de opções, selecione a opção "Focar/ativar janela próxima". Agora, clique em "Capturar". Aperte "Alt+Tab" que a combinação será capturada. O que aparecerá na caixa de captura será, espera-se, "Mod1+Tab". Pronto! Aperte Alt+Tab e seja feliz!

Pequeno bug que pode acontecer.

Algumas versões têm um bug que faz com que a tecla capturada seja, na verdade, "Mod1+Mod2+Tab e não "Mod1+Tab". Nesses casos, basta apagar o "Mod2+" e apertar salvar lá em baixo.

E a janela anterior?

Se você quiser configurar para mudar para a janela anterior, basta selecionar a opção "Focar/ativar janela anterior" na lista de opções. Clique em capturar e digite sua combinação. Se o "Mod2" aparecer de novo, novamente, é só apagar o trecho onde está "Mod2+". De forma análoga, você também pode configurar a maneira como muda de Desktop virtual através das opções "Ir para próxima área de trabalho" e "Ir para área de trabalho anterior"