Dicas úteis‎ > ‎

Como funciona a lavagem a seco

 

Se você alguma vez já lavou roupa, deve ter encontrado uma peça que dizia "lavagem a seco" na etiqueta. Estas roupas são feitas de tecidos que não podem simplesmente ser jogados dentro de uma máquina de lavar roupa com água e detergente.

O que tem de tão especial em tecidos como o náilon, a seda e a lã? Bem, estes materiais podem encolher, desbotar ou perder a forma se forem lavados em água. As roupas feitas de náilon ficam amarrotadas e deformadas porque a água é atraída pelas fibras hidrófilas nesse tipo de tecido. Quando submersas em água, as fibras se expandem porque as moléculas de água formam ligações de hidrogênio com as moléculas individuais dentro de cada fibra. As moléculas de água também interferem na fraca atração entre as fibras adjacentes e o tecido pode perder a força. Para evitar a destruição da sua camisa favorita, você deve lançar mão de outro meio de limpeza, chamado de lavagem a seco.

Se você leu como funciona a lavagem a seco, sabe que a lavagem a seco remove a sujeira e outras manchas das roupas sem usar água. Apesar do nome comercial de lavagem a seco este processo não é realmente "seco". As roupas são imersas em um solvente, geralmente percloroetileno (perc), ao invés de água. Estes solventes são bons para remover manchas de óleo ou graxa, mas eles têm algumas desvantagens. Os solventes usados, por exemplo, podem deixá-lo doente se a exposição ao produto for constante. Isto afeta mais os trabalhadores que operam as máquinas de lavagem a seco, porque quase todo o perc é removido da sua roupa depois da limpeza. Entretanto, algumas pessoas acham que os traços remanescentes de solvente nas roupas são muito irritantes para os olhos, o nariz e a garganta.

No passado, a única opção era ir a uma lavagem a seco comercial. Agora, existem opções de lavagem a seco sem ter que sair de casa. Muitos kits de lavagem a seco doméstica disponíveis no mercado, permitem que você lave as roupas delicadas usando a sua secadora de roupa. Neste artigo, exploraremos o funcionamento da lavagem a seco doméstica e descobriremos se este método é uma boa opção para você e para as suas roupas.

Kits de lavagem a seco


Todos os kits disponíveis no mercado prometem limpar e/ou renovar os tecidos que devem ser lavados a seco ou a mão, sem usar nenhum tipo de solvente industrial utilizados pelas tinturarias. Estes kits devem ser usados da mesma maneira como são usados nas tinturarias, sem a imersão em um solvente e sem maquinário especializado:

  1. pré-tratamento das roupas para remover as manchas
  2. lavagem a seco
  3. passar, remodelar e fazer consertos se necessário

Componentes do kit
Cada kit de lavagem a seco contém os seguintes componentes:

  • removedor de manchas e/ou toalhas absorventes de manchas
  • pano ativado da secadora
  • saco de secagem reutilizável

Pré-tratamento da mancha

Todos os kits aconselham o pré-tratamento ou remoção das manchas usando o removedor de manchas que vem incluído. Não há nada de especial nestes removedores de manchas fornecidos com estes kits. É o mesmo tipo que você usa para o pré-tratamento de manchas antes de lavar as roupas normais na sua casa e o processo é o mesmo. A maioria dos removedores de manchas é simplesmente um agente limpador solúvel em água.

A regra geral para a remoção de manchas é "similar dissolve similar". A água na solução dissolve a mancha à base d'água, como a sopa. O agente limpador usado é um detergente ou um solvente à base de petróleo, dependendo da marca escolhida. Embora os solventes à base de petróleo funcionem bem melhor, tanto os detergentes como os solventes ajudam na remoção das manchas gordurosas. As informações que acompanham os kits não especificam qual desses agentes é usado nas soluções de pré-tratamento. Concluímos então que a identidade do agente de limpeza nos kits é informação importante. Entretanto, dada a baixa reputação destes removedores em retirar manchas gordurosas como as de manteiga, é provável que eles usem detergentes ao invés de solventes à base de petróleo.

O agente de limpeza tem outras funções, incluindo:

  • reduzir a tensão superficial para ajudar a água a penetrar no tecido. Para remover a mancha, a água deve ser capaz de alcançar as moléculas de sujeira sobre e dentro das fibras;
  • soltar e dispersar as moléculas de sujeira na água. Se a sujeira não é dissolvida na água, em um outro solvente ou de alguma maneira separada da fibra, ela simplesmente se adere à superfície das roupas novamente.

Alguns kits fornecem a solução para a remoção das manchas em uma garrafa juntamente com papel absorvente que você usa para absorver a mancha depois de aplicar a solução. O processo funciona da seguinte maneira:

  1. coloque a ponta da garrafa na mancha com a esponja absorvente do outro lado do tecido.
  2. gentilmente esfregue a mancha enquanto aplica a solução.
  3. a mancha e a gordura são liberadas do tecido e dissolvidas com a ajuda do agente limpador.
  4. a sujeira é empurrada através das fibras pela pressão aplicada.
  5. a esponja absorvente captura a sujeira dissolvida.

Talvez soe estranho que um removedor de manchas à base d'água possa ser usado em roupas de lavagem a seco sem danificá-las, mas como só um pouco de solução é aplicada em uma  pequena área, não existe água suficiente para romper a estrutura das fibras ou enfraquecer o tecido. A maior parte da água é removida quando a esponja absorvente é usada.

Alguns consumidores dizem que há kits que não removem as manchas tão bem quanto outros, mesmo que eles usem um agente limpador similar. Isto provavelmente se deve ao fato de que o detergente não é fornecido em uma solução à base d'água. Em alguns, o tecido da bolsa de lavagem a seco é combinado com o removedor de manchas e você deve usar sua própria esponja absorvente, na forma de uma toalha de papel. Estes produtos contêm somente uma pequena quantidade de água. Assim como muita água pode danificar o tecido de lavagem a seco, pouca água pode tornar difícil a remoção da mancha à base d'água.

Todos os kits para lavagem a seco doméstica são incapazes de remover manchas grandes. Seja à base d'água ou à base de óleo, as manchas grandes devem ser intensamente enxaguadas com o solvente apropriado para atrair e remover todas as moléculas de sujeira, especialmente aquelas que estão profundamente incorporadas ao tecido. Mesmo roupas que podem ser lavadas à máquina, algumas vezes necessitam empenho especial para retirar as manchas mais profundas. As manchas de graxa em fibras sintéticas como acrílico, náilon, poliéster, olefina ou a combinação destas fibras são particularmente difíceis de remover. Muitas delas são fabricadas especialmente para resistir à penetração da água. Por isso, elas atraem outras moléculas como as de gordura, que também repelem a água. Isto torna as manchas de graxa nestas fibras quase impossíveis de serem removidas somente com água e/ou detergentes à base d'água.

As precauções para o pré-tratamento das roupas antes da lavagem na máquina também são aplicadas quando se usa este kit.

  • Não esfregue o tecido intensamente enquanto estiver aplicando o removedor de manchas. A maioria dos tecidos que exigem lavagem a seco não são fortes e duráveis, então um tratamento áspero pode danificar as fibras.
  • Não aplique pré-tratamento em camurça, veludo, peles ou couro e não tente lavá-los a seco em casa. Estes tecidos devem ter um tratamento profissional
  • Teste antes o removedor de manchas em uma área menor e escondida da roupa. Você não vai querer criar um outro problema desbotando ou destruindo o acabamento do tecido.

O interior da sua secadora

O que realmente acontece dentro da sua secadora é um mistério para muitas pessoas. Os  kits recomendam colocar de uma a quatro peças de roupa dentro da sua sacola "especial" para lavagem a seco. Depois, adiciona-se o pano ativado, fecha-se a sacola e regula-se o tempo de secagem entre 15 a 30 minutos, dependendo do kit que está sendo usado. No final, retire as suas roupas da sacola de lavagem a seco.


As roupas são colocadas em uma sacola de náilon com um ativador de secagem de roupa

Então, o que acontece dentro daquela sacola? Realmente é um sistema muito simples que envolve somente vapor, perfume e um emulsificador.  

  • O pano ativado prende uma pequena quantidade de água, perfume e um agente emulsificante. Este agente emulsificante mantém a água e o perfume disperso dentro da roupa. Quando você liga a secadora, o calor gerado aumenta a temperatura dos líquidos dentro da roupa. Esta elevação de temperatura permite que as moléculas circulem mais rapidamente do que o normal. Quando as moléculas alcançam uma temperatura alta o bastante, elas superam a atração entre elas e deixam a superfície do líquido. As moléculas formam um gás denso e de alta pressão (vapor).
  • Este vapor é mantido dentro da sacola de náilon ou de plástico. Quando o vapor penetra nas fibras do tecido, um pouco de água e perfume se condensa dentro dele. Este é o segredo usado pelos kits para "renovar" as suas roupas. Eles simplesmente adicionam uma fragrância à roupa. Se você é alérgico aos perfumes ou tipos de fragrâncias que os fabricantes colocam nestes produtos de limpeza, é melhor evitá-los. Roupas lavadas com eles deixam um cheiro forte da essência usada por várias semanas após a limpeza.
  • O mesmo vapor é usado para remover as rugas das roupas. Os kits funcionam com o mesmo princípio dos ferros a vapor. Quando você passa roupa, o vapor carrega o calor através do tecido. A combinação de moléculas de água e o calor temporário quebram as fracas atrações entre as fibras. Isto retira as rugas e a pressão do ferro sobre o tecido faz com que ele fique liso. Os kits são ligeiramente diferentes pois não existe o peso e o calor adicional do ferro para pressionar as rugas do tecido. O princípio usado para retirar as rugas das roupas é o da gravidade, que age quando elas são retiradas da secadora e penduradas. Esta é a razão pela qual estes kits enfatizam que é necessário tirar as roupas da secadora assim que ela desligar. Fora da secadora, as roupas rapidamente esfriam e as fibras se tornam menos flexíveis. Portanto, o pequeno espaço de tempo para que a gravidade faça o serviço enquanto as roupas ainda estão quentes faz com que as roupas muito enrugadas continuem do mesmo jeito depois da lavagem a seco em casa. Há kits que aconselham que as camisas sociais sejam lavadas em uma tinturaria por causa da facilidade com que elas enrugam.

Toques finais

O ciclo da secadora terminou e as roupas foram penduradas ainda quentes para que as rugas desapareçam. O que acontece depois?

Exatamente como acontece na tinturaria, você agora deve inspecionar as roupas para ver se elas estão bem limpas e se está tudo certo. Existem várias coisas para verificar e tentar corrigir. Isto inclui:

  • rugas: uma tinturaria usará o ferro a vapor nas suas roupas se elas estiverem amarrotadas depois do banho de solvente. Se existirem rugas depois da lavagem a seco em casa, você terá que passar as roupas;
  • botões soltos e costura do tecido: talvez seja necessário consertar algum botão que esteja caindo ou consertar alguma costura que esteja aberta;
  • manchas que não saíram: a tinturaria faz uma verificação depois da lavagem a seco para tentar eliminar qualquer mancha que permaneceu após a lavagem. Você tem duas opções: ou lava as roupas novamente ou as leva para uma tinturaria.

Questões normais sobre o
processo da lavagem a seco em casa

  • Por que os tecidos delicados não encolhem na secadora?
    Primeiro porque a sacola de náilon ou de plástico protege as roupas do calor intenso e seco gerado pela secadora. Por causa disto, qualquer sacola que tenha um furo não pode ser reutilizada. Também, se a sacola estiver rasgada, o vapor escapará arruinando o processo de lavagem. O vapor em si não é prejudicial porque, assim como o ferro a vapor, a temperatura está abaixo daquela necessária para derreter ou encolher a maioria das fibras sintéticas. Entretanto, não use estes kits para lavar couro, veludo, camurça ou peles. Eles podem ser danificados pelo vapor.
  • Por que a sacola não estoura com a pressão do vapor?
    A sacola é lacrada usando uma fita de velcro. Este não é um lacre apertado, portanto ele deixa espaços pequenos através dos quais o vapor pode sair. A maior parte do vapor é retido dentro da sacola, mas uma pequena parte é liberada para manter a pressão sob controle.
  • E a sujeira que você não vê?
    Esta é uma das desvantagens da lavagem a seco doméstica. O processo de lavagem a seco feito nas tinturarias enxágua as suas roupas em grandes quantidades de solvente que removem as manchas, especialmente as de graxa. Com a lavagem a seco em casa, a remoção da sujeira fica limitada ao pré-tratamento quando as manchas visíveis são retiradas. Os kits de lavagem a seco não limpam as manchas do suor ou dos óleos corporais que são absorvidas no uso diário. Eles também não removem pedaços de linha ou pêlos de animais que grudam na superfície da roupa. Estes kits realmente não substituem a tinturaria, eles são um complemento para a lavagem a seco feita nas tinturarias.

Pêlo de animal na lapela de uma jaqueta depois de ter sido usado o kit doméstico de lavagem a seco

Vantagens e desvantagens

O passo final da remoção das rugas somado ao tempo que é gasto no pré-tratamento das roupas e a espera pelo ciclo da secadora, faz a lavagem a seco em casa tomar muito do seu tempo. Este é um benefício das tinturarias porque todo este trabalho é feito para você.

Entretanto, se o seu objetivo é economizar, você pode usar estes kits. Com a lavagem a seco doméstica, 16 peças de roupa podem ser lavadas pelo preço de uma peça de roupa lavada na tinturaria. Contanto que você não se sinta tentado a retirar uma mancha grande e gordurosa, estes kits podem ser usados para renovar as suas roupas e aumentar o tempo entre as visitas à tinturaria. É necessário pesar o tempo que irá ser gasto com a lavagem a seco em casa e o dinheiro que será economizado.

Uma outra grande vantagem dos kits é que eles evitam que você fique exposto ao solvente de percloroetileno usado pelas tinturarias. Esta é uma boa alternativa para aqueles que têm alergia a este tipo de químico (sem incluir o perfume) ou para aqueles preocupados com o meio ambiente. O percloroetileno é prejudicial ao fígado, rins e cérebro e é um poluente em 25% do suprimento de água dos EUA. Os produtos químicos usados na lavagem a seco doméstica não poluem o meio ambiente e, se comparados ao percloroetileno, eles são muito mais seguros.

No final das contas, estes kits de lavagem a seco não representam nenhum grande avanço tecnológico. Eles se aproveitam de princípios básicos de química, como a geração de vapor d'água, por exemplo. A escolha de usá-los ou não depende exclusivamente das vantagens e desvantagens para você.


Fonte: Ann Meeker-O'Connell - traduzido por HowStuffWorks Brasil


 
Comments