Coordenação

Daniela Lopes Scarpa 


CV Lattes | ResearchGate | dlscarpa@usp.br
Professora Doutora do Instituto de Biociências da USP no Departamento de Ecologia. Orientadora de mestrado e doutorado (Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP; Programa de Pós-Graduação em Ecologia da USP). Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP (1995), mestrado e doutorado em Educação/Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da USP (2002 e 2009). Conduz a linha de pesquisa Ensino de Ciências e Biologia por Investigação (Inquiry-Based Science Education), com especial interesse em: argumentação, interações em sala de aula, estratégias didáticas baseadas na investigação, relações entre ensino por investigação, argumentação e natureza da ciência, formação de professores.


Pós-Doutorado

Renata de Paula Orofino 


CV Lattes | ResearchGate | renata.paula.silva@usp.br
[BioIn: 2013 - atual] Interessada nos aspectos relacionados à escrita científica e à argumentação na ciência. Faz pesquisa com a aprendizagem da escrita científica pelos alunos de pós-graduação durante uma disciplina de campo em Ecologia e analisa também as ações que docentes e orientadores  realizam para fomentar a argumentação na escrita científica dos alunos.


Doutorado

Caio Seiji Nagayoshi


CV Lattes | caio.nagayoshi@usp.br 
[BioIn: 2017 - atual] Doutorando e mestre pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Bacharel e licenciado em biologia e filosofia pela USP. Tem experiência como professor de ciências. Faz pesquisa sobre as relações entre o ensino de ciências e o ensino de filosofia.

Natália Ferreira Campos

CV Lattes | natafcampos@gmail.com  
[BioIn: 2014 - atual] Doutoranda e Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pelo IB-USP. Atuação na educação formal e não-formal, na rede pública e particular, com formação de educadores e produção de material didático. Interessada na pesquisa em ensino de ciências, particularmente o ensino por investigação e inovações curriculares.

Nathália Helena Azevedo

CV Lattes|ResearchGate|helena.nathalia@usp.br
[BioIn: 2014 - atual] Meus interesses estão centrados em pesquisas e projetos relacionados à natureza da ciência, ao ensino de ciências por investigação, à produção e avaliação de materiais didáticos e à Ecologia. Sou doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP (2017 - atual), mestre em Ecologia pela USP e bióloga pela Universidade Federal de São Paulo.  



Mestrado

André Ricardo Martelini

CV Lattes | andre.r.martelini@gmail.com
[BioIn: 2017 - atual] Professor de Biologia do ensino médio no setor privado, de Ciências do ensino fundamental II pela prefeitura da cidade de São Paulo e professor e coordenador de cursinho popular. Mestrando pelo programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP, trabalhando mais especificamente com o ensino de filosofia da ciência. Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela USP.

Fabíola Barrocas Parmejane 

CV Lattes | fabiolaparmejane@gmail.com   
[BioIn: 2017 - atual] Professora efetiva de Biologia e Ciências da rede estadual de ensino público de São Paulo. Atualmente cursando Mestrado em Ensino de Ciências, com ênfase em Biologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Meus interesses de pesquisa tem foco na formação de professores com ênfase em Ensino de Ciências por Investigação.


Milena Jansen Cutrim Cardoso 

CV Lattes |  milenajccardoso@gmail.com 
[BioIn: 2015 - atual] Graduada em Ciência Biológicas/UFMA, nas modalidades bacharelado e licenciatura. Mestranda pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências/USP, na área de concentração de Ensino de Biologia. Atualmente, sou Técnica em Assuntos Educacionais no IFMA. Minhas experiências como professora de ciências no ensino fundamental II despertaram o meu interesse pelo ensino de ciências por investigação, tema principal da pesquisa que realizo no BioIn.



Iniciação Científica

Bunni Costa
CV Lattes |  
bunnicosta@gmail.com  
[BioIn: 2017 - atual] Concluindo os cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas em 2017 na USP. Além do interesse pela área de ensino de ciências e Biologia, despertei também interesse pela área de pesquisa em ensino de ciências, até recentemente desconhecida por mim. Entrei no BioIn porque me interesso pela pesquisa no ensino de ciências por investigação. Atualmente desenvolvo projeto de Iniciação Científica sobre ensino por investigação na formação inicial de professores de biologia.

Isabela Assêncio

CV Lattes |  
isabela.assencio@gmail.com  
[BioIn: 2017 - atual]





Colaboradores

Aline Mendes Geraldi

CV Lattes | aline.geraldi@usp.br
[BioIn: 2014 - atual] Professora de Educação Básica em instituição particular de ensino. Orientadora de projetos de pesquisa de Iniciação Científica Jovem. Mestre em Ensino de Ciências (ensino de Biologia) pelo programa de pós-graduação interunidades da USP. Formada em Biologia pela UniAnchieta e em Pedagogia pela Faculdade de Pinhais. Colaboradora do Grupo SM Brasil, atuação na escrita de atividades investigativas de Ciências. Interesse especial nos temas relacionados ao ensino de ciências por investigação, seus diferentes níveis e a sua influência no desenvolvimento de habilidades argumentativas.

Celina Martins

CV Lattes |  
celina@vila.com.br  
[BioIn: 2014 - atual] Professora de Ciências Naturais em escola particular de São Paulo. Formadora de professores na área de Didática e Ensino de Ciências Naturais. Mestre em Didática pela Faculdade de Educação da USP. Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pelo IBUSP. Experiência em produção, edição e avaliação de materiais didáticos na área de Ciências Naturais. Interessada na pesquisa e desenvolvimento do ensino de ciências na educação básica, com foco especial no ensino por investigação. 


Ursula Simonetti Lavaglio 

CV Lattes |  ursula.lovaglio@usp.br 
[BioIn: 2015 - atual] Fez a iniciação científica no BioIn (Uso do raciocínio hipotético-dedutivo por futuros cientistas). Interessada em entender a teoria por trás da prática educativa e também sobre a aplicação de atividades investigativas em sala de aula.





Apoio Técnico

Patricia Gabryela Moreira

CV Lattes | patigaby@ib.usp.br  
Técnica de Laboratório do Departamento de Ecologia. Licenciada e Bacharelada Biologia pelo Mackenzie. MBA Gestão em Tecnologias Ambientais POLI/USP. Especialização em Terapia Floral pela Laureate Internacional Universities. Membro dos Grupos de Trabalho de Políticas de Educação Ambiental e de Resíduos da USP. Participa do projeto de pesquisa-ação-participante (PAP) de Formação Socioambiental dos Servidores da USP. Interesse em especial em estudar estratégias e instrumentos de fortalecimento da educação emocional em ambientes de aprendizagem. Atua no suporte das atividades de ensino, pesquisa e extensão do laboratório.