Ensino‎ > ‎

Estágio Curricular Obrigatório

INSTRUÇÕES SOBRE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Visando facilitar o acesso as informações sobre o assunto, como professor responsável pela disciplina, resolvi criar essa página.


1) O estágio obrigatório é tratado como disciplina, portanto é necessário que vocês façam matrícula como em qualquer disciplina.

2) Um conjunto de documentos devem ser preenchidos e entregues, são eles:
- Termo de Compromisso de Estágio Curricular (quando a instituição e/ou empresa não possuir convênio);
- Plano de trabalho (que deverá ser elaborado em concordância com o supervisor);

Ao final do estágio deverão ser entregues:
- Relatório final (contendo uma descrição completa de tudo que foi realizado no período de estágio);
- Ficha de controle de frequência (Assinada pelo supervisor contendo horários de entrada e saída)
- Avaliação do estágio realizado (Também preenchida pelo supervisor do estágio)
- Documento contendo a carga horária total do estagiário que deverá ser no mínimo 324 horas de estágio.

MODELOS DOS DOCUMENTOS ESTÃO EM ANEXO NO REGULAMENTO DE ESTÁGIO DA BIOTECNOLOGIA.

ATENÇÃO!!

O prazo final para entregar toda a documentação obrigatoriamente deve ser antes do final do semestre letivo. Se a documentação for entregue após o encerramento da disciplina, a documentação NÃO SERÁ ACEITA!!! Consequentemente deverão realizar estágio obrigatório no semestre seguinte.

Outra coisa que é de extrema importância, todo estagiário extracurricular deverá ir à reitoria (PROGRAD) e solicitar uma cópia da apólice de seguro feita pela UFGD (seguro contra acidentes pessoais). Muitas empresas solicitam esse documento.

Para quem não sabe onde fazer estágio: Sugestão de Empresas para Estagiar

Remuneração

A remuneração
ao estagiário é opcional de cada empresa/instituição no caso do estágio curricular obrigatório.

No caso do estágio não obrigatório (quando não é estágio curricular obrigatório), o pagamento é compulsório e deverá constar no Termo de Compromisso, assim como a empresa também deverá cobrir custos como transporte, alimentação e seguro de vida. Neste caso o pagamento é previsto na legislação federal sobre estágios. 
Maiores informações a esse respeito poderão ser obtidas em http://portal.mte.gov.br/politicas_juventude/cartilha-lei-do-estagio.htm (Ver questão 44 da cartilha, Lei 11.788/2008).


No caso de estágio não obrigatório o Termo de Compromisso a ser usado deverá ser o : "Minuta_Termo de Compromisso de Estágio_Não Obrigatório_2014.doc" disponível para download no final da página.


Questão Convênios 
Por via de regra, os locais de estágio devem estar conveniados a UFGD. Exceções devem ser primeiro avaliadas e discutidas junto ao setor de estágios da reitoria. Para saber se uma empresa é conveniada ou não pode ser feita uma consulta ao setor de convênios no telefone 3410 - 2716 ou então consultar o link abaixo:
http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/CONVENIOS/Conv%C3%AAnios%20da%20UFGD.pdf
 
Para aqueles que estão saindo para empresas ainda não conveniadas, lembrem-se de fazer o  pedido de convênio e escrever a justificativa da importância do mesmo. No entanto, neste último caso deve-se ter consciência que empresas que são de pouca significância (exemplo... a fazenda do primo do João) certamente não será conveniada...pois é muito trabalho para uma provável nunca mais utilização. Recomenda-se sempre que possível usar o termo de compromisso, caso a empresa aceite.
 
Ainda, é de responsabilidade do aluno que tem interesse no convênio, avisar o professor e posteriormente fazer o pedido de acordo com as instruções disponíveis no site: http://portal.ufgd.edu.br/divisao/convenios/estagio-curricular   , lembrando que além da justificativa, o aluno deverá repassar os dados da pessoa e da instituição que pretende fazer o convênio.
 
Problema com Relação aos Convênios:
 
Depois de muitos entraves e dúvidas, chegamos no seguinte acordo para evitar qualquer tipo de problema:
 
Como todos vocês sabem é necessário um convênio ou termo de cooperação com a empresa onde vocês farão o estágio e a UFGD, mas, como vocês já sabem ambos são processos demorados, desta forma, para facilitar para a turma que está prestes a colar grau, abriu-se o precedente de aceitar que sejam realizados estágios sem estes acordos (convênio ou termo de cooperação). No caso da não utilização do convênio, ou de uma empresa não conveniada, é possível fazer a utilização do termo de compromisso, exceto se a empresa que for receber o estagiário fizer absoluta questão da utilização de convênio.
 
Da mesma forma, estudantes que estão no exterior descrevo abaixo o que discutimos na reunião do NDE Biotec:
 
"De acordo com o regimento da UFGD, nenhum estudante pode fazer estágio obrigatório fora do Brasil. Por outro lado, como a UFGD é signatária do programa Ciência sem Fronteiras, os estudantes que estão fora do país participando deste programa terão seus estágios validados. Assim sendo, e, partindo do princípio da não validação de estágios no exterior pelo regimento da UFGD, estudantes que não estão inseridos no programa Ciência sem Fronteiras, não poderiam validar os mesmos. E outra vez, tendo como base o princípio jurídico da isonomia, e baseando-se naqueles inseridos no programa Ciência sem fronteiras, estudantes que estão fora do país por outros programas ou por conta própria, adquirem o mesmo direito de validação."
 
Desta forma, ficou acordado que a validação dos estágios realizados no exterior seguirá os tramites legais via ESAI (escritório de assuntos internacionais) até chegar no Conselho da FCBA para aprovação.
 
Lembrando novamente que estudantes que estão fora do país pelo programa Ciência sem Fronteiras não necessitam apresentar nas documentações exigidas para o estágio, convênio ou termo de cooperação, pois a UFGD já assinou o convênio para poder participar do programa acima citado. Porém, é necessário que os estudantes neste modelo de estágio devem entregar os demais documentos: aceite do orientador (neste caso, do supervisor do estágio), plano de trabalho, frequência e relatório final, sendo que estes documentos devem ser entregues nos seus devidos prazos para o professor (responsável pela disciplina e denominado orientador de estágio extracurricular).
 
Ainda para alunos no exterior, a língua utilizada nos documentos deve ser em português (nossa língua oficial).

Modelos dos documentos exigidos podem ser encontrados abaixo para download.
Ĉ
Rodrigo Matheus Pereira,
25 de nov de 2013 13:03
ĉ
Rodrigo Matheus Pereira,
21 de mar de 2017 07:54
ĉ
Rodrigo Matheus Pereira,
21 de mar de 2017 07:55
ċ
acordo-de-cooperacao-tecnica biotec-1.rar
(48k)
Rodrigo Matheus Pereira,
25 de nov de 2013 12:59
Ċ
Rodrigo Matheus Pereira,
25 de nov de 2013 13:03
ċ
termo de compromisso 2013.rar
(56k)
Rodrigo Matheus Pereira,
25 de nov de 2013 13:00
Comments