Biblioteca OnLine-LinksTemáticos  

                 


Podes procurar aqui links úteis para as tuas pesquisas                                                                                                                       Home 

 

A BE - instalações

A Equipa

Página do Patrono

Notícias

Plano Anual

Regulamento

Guias de Utilização

Biblioteca OnLine- Links Temáticos

Entra no Blog

Endereços úteis

Novidades na Biblioteca

Um livro de vez em quando

Como pão p'ra boca ...

Filmes que podes ver

Podemos aprender com os outros 

E-Livros

 

 

                

O que é a Classificação Decimal Universal?

Abreviada e internacionalmente conhecida pela sigla CDU (nos países de língua portuguesa) é um sistema de conceitos hierarquicamente estruturados em grandes classes, destinado à classificação do conhecimento e dos suportes físicos do seu registo, que denominamos genericamente por documentos: livros,folhetos,revistas,discos, fitas de áudio,discos fonográficos tradicionais,discos "laser",etc. Permite reagrupar todas as referências relativas a um determinado assunto e,posteriormente, localizar rapidamente essa documentação. Graças à sua notação normalizada facilmente utilizável é aplicada universalmente, embora com maior relevância na Europa.

 

Qual a vantagem de utilizar a CDU?

Se todas as bibliotecas escolares, desde os primeiros níveis de escolaridade, adoptarem esta classificação, os alunos estarão aptos a utilizar qualquer biblioteca em qualquer lugar e em qualquer hora da sua vida,independentemente do país em que se encontrem,visto ser um sistema compatível com quase todas as línguas escritas, diminuindo as dificuldades linguísticas e facilitando a comunicação.

 

Qual a origem da CDU?

A ideia de representar o conhecimento a partir da sua divisão em base decimal para criação de um sistema de classificação bibliográfica já se encontrava presente no sistema que deu origem à CDU, a Classificação Decimal de Mevil Dewey (1851-1931), cuja primeira edição data de 1876. O próprio Dewey ter-se-ia inspirado em trabalho fo físico José Maria Ampère, que no século anterior já empregara notação decimal como código de classificação de documentos. O sistema de Dewey foi,ao longo dos anos, sofrendo alterações, adaptando-se às mudanças sociais e científicas. A CDU é gerida, hoje em dia, por uma organização denominada "UDC Consortium" (La Haye- Holanda), que reagrupa os diferentes editores da CDU de cada país, editando versões revistas, completas ou mais ou menos reduzidas e simplificadas.

 

Por que princípios se rege a CDU?

A CDU enquanto sistema rege-se por três princípios:

1. É uma classificação no sentido mais restrito;

2 É universal - inclui o conjunto de todos os saberes, não como simples justaposição de elementos isolados, mas sim enquanto interligados;

3. É decimal - a notacão que utiliza reflecte o princípio da sequência do geral para o particular, graças à repartição do saber em dez grandes classes, cada uma delas susceptível de ser subdividida decimalmente até ao grau de especificidade julgado necessário.

 

                           in Biblos, por Carlos Pinheiro da EB23 Pe. Alberto Neto

CDU

0.Generalidades. Informação

1.Filosofia.Psicologia

2.Religião.Teologia

3.Ciências Sociais

5.Matemática.Ciências Naturais

6.Ciências Aplicadas. Medicina.Tecnologia 

7.Belas Artes.Arte. Recreação.Desporto

8.Linguagem.Linguística. Literatura

9.Geografia.Biografias.História