Mateus

O Livro de Mateus, um livro histórico.


* BREVE RESUMO POR MARCOS GOMES APÓSTOLO - MGA


---- Muitos pensam (erroneamente) que “aqui” se começa o Novo Testamento.... Mas na verdade A PRÓPRIA BÍBLIA DIZ que o Novo Testamento não começa em Mateus, ou, que, Mateus AINDA NÃO É o Novo testamento... Vejamos o que diz o texto bíblico abaixo:

“Por isso ele (Jesus Cristo) é o Mediador de uma Nova Aliança, para que, INTERVINDO A MORTE para remissão dos pecados que havia sob a primeira aliança, os chamados recebam a promessa da herança eterna. ONDE HÁ TESTAMENTO, necessário é que INTERVENHA A MORTE DO TESTADOR, porque UM TESTAMENTO SÓ É CONFIRMADO ONDE HOUVE MORTE, ou terá ela algum valor enquanto o testador (que é Jesus) vive ??? (Hebreus 9: 15 a 17)

Veja que a Bíblia é clara quando diz: “...um testamento só é confirmado onde houve morte...” (esse era o entendimento do apóstolo Paulo... essa foi a revelação que Deus lhe deu...)

Os pastores e toda sorte de líderes espirituais, tem se equivocado quando dizem nos mais diversos púlpitos, a frase: “Abram suas bíblias no primeiro livro do Novo testamento, Mateus !” (por muitos e muitos anos tenho ouvido essas frases... até mesmo por pessoas que dizem ter um exímio conhecimento bíblico.... quando na verdade HEBREUS 9: 15 a 17 deixa claro que Mateus não pode ser ainda Novo Testamento, pois em Mateus 1: 18 a 25 diz claramente que JESUS (o testador) AINDA ESTAVA NASCENDO...

É preciso deixar esse ANTIGO CONCEITO que A TRADIÇÃO deixou como “regra”, ainda mais, quando A PRÓPRIA BÍBLIA prova tal equívoco.... Vejamos mais um texto QUE PROVA que os Livros de Mateus, Marcos Lucas e João AINDA NÃO SÃO Livros do Novo Testamento (pois ainda não prevalecia e nem tinha ainda sido estabelecida a Nova Aliança...), mas que SÃO LIVROS HISTÓRICOS, que relatam a vida do Jesus de Nazaré, o filho de José e Maria... Vejamos mais um texto bíblico:

“Quando se completaram os dias da purificação, SEGUNDO A LEI DE MOISÉS, levaram-no (levaram Jesus) a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, conforme o que está escrito NA LEI do Senhor....” (Lucas 2: 22 e 23)

Mais uma vez A BÍBLIA É CLARA em dizer que Mateus, Marcos, Lucas e João NÃO É AINDA NOVA ALIANÇA, pois o texto acima diz “segundo a Lei de Moisés...”

E concluindo... o apóstolo Paulo também deixou claro que esses quatro livros não fazem parte ainda do Novo Testamento, vejamos:

“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, NASCIDO SOB A LEI, para resgatar os que estavam debaixo da Lei...” (Gálatas 4: 4 e 5) Paulo disse que Jesus NASCEU SOB A LEI !!! Se nasceu sob a Lei, então o Livro de Mateus NÃO É NOVO TESTAMENTO ! (como se dizem por aí.......)

O que o apóstolo Paulo está dizendo ? Que Mateus, Marcos, Lucas e João AINDA SÃO LIVROS DA LEI, logo, NÃO SÃO LIVROS DO NOVO TESTAMENTO, pois disse que Jesus “NASCEU SOB A LEI...”

(Mateus 1: 18 – Lucas 2: 6 e 7. O livro de Marcos e João não falam “do nascimento” de Jesus, mas RELATA como Mateus e Lucas a sua vida segundo a carne, isto é, ANTES DA CRUZ.....)

Alguém dirá então: Mas quando então começou o Novo Testamento ? Resposta simples: QUANDO COMEÇOU A NOVA ALIANÇA ! Ou seja, quando Jesus RESSUSCITOU ! Entendendo assim, podemos dizer seguramente que o Novo Testamento começa no Livro de Atos... (veja Atos 1: 1 a 11...)


Veja abaixo toda história contada por Mateus:

1 – O NASCIMENTO DE JESUS (CAP. 1) 2 – A VISITA DOS MAGOS – A FUGA PARA O EGITO – A VOLTA DO EGITO (CAP. 2) 3 – O MINISTÉRIO DE JOÃO BATISTA – O BATISMO DE JESUS (CAP. 3) 4 – JESUS É TENTADO NO DESERTO – OS PRIMEIROS DISCÍPULOS – A CURA DE ENFERMOS (CAP. 4) 5 – BEM AVENTURADOS – OS DISCÍPULOS SÃO O SAL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO – AMOR AOS INIMIGOS (CAP. 5) 6 – A PRÁTICA DA JUSTIÇA – A ORAÇÃO JUDAICA – O JEJUM – NÃO ANDEIS ANCIOSOS (CAP. 6) 7 – OS DOIS CAMINHOS – OS FALSOS PROFETAS – OS DOIS FUNDAMENTOS (CAP. 7) 8 – O LEPROSO – O CENTURIÃO DE CAFARNAUM – A CURA DA SOGRA DE PEDRO –JESUS ACALMA A TEMPESTADE - A CURA DE DOIS ENDEMONINHADOS (CAP. 8) 9 – O PARALÍTICO DE CAFARNAUM – O CHAMADO DE MATEUS – A CURA DA MULHER COM FLUXO DE SANGUE – A CURA DE DOIS CEGOS E UM MUDO – A SEARA E OS CEIFEIROS (CAP. 9) 10 – A MISSÃO DOS DOZE DISCÍPULOS – AS DIFICULDADES E AS RECOMPENSAS (CAP. 10) 11 – JESUS E JOÃO BATISTA – O JUGO DE JESUS (CAP. 11) 12 – A CURA DO HOMEM DA MÃO RESSEQUIDA – A BLASFÊMIA DOS FARISEUS – A S ÁRVORES e SEUS FRUTOS – A FAMÍLIA DE JESUS (CAP. 12) 13 – PARÁBOLA DO SEMEADOR – PARÁBOLA DO TRIGO e DO JOIO – PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA E DO FERMENTO – A EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA DO JOIO – A PARÁBOLA DO TESOURO ESCONDIDO (CAP. 13) 14 – A MORTE DE JOÃO BATISTA – A PRIMEIRA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES – JESUS ANDA SOBRE O MAR - (CAP. 14) 15 – A TRADIÇÃO DOS ANÇIÃOS – A SEGUNDA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES (CAP. 15) 16 – O FERMENTO DOS FARISEUS – A CONFISSÃO DE PEDRO – TOME SUA CRUZ (CAP. 16) 17– A TRANSFIGURAÇÃO – A CURA DO EPILÉTICO – JESUS PAGA O TRIBUTO – (CAP. 17) 19 – O MAIOR NO REINO DOS CÉUS – O PEDRÃO DO ERRO DE UM IRMÃO – PARÁBOLA DO CREDOR IMCOMPASSIVO (CAP. 18) 20 – ACERCA DO DIVÓRCIO – JESUS E AS CRIANÇAS - O JOVEM RICO (CAP. 19) 21 – OS TRABALHADORES E A VINHA – OS DOIS CEGOS DE JERICÓ (CAP. 20) 22 – A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM – JESUS EXPULSA OS CAMBISTAS DO TEMPLO – A FIGUEIRA SECA – O BATISMO DE JOÃO - A PARÁBOLA DOS DOIS FILHOS – OS LAVRADORES MAUS (CAP. 21) 23 – OS CONVIDADOS PARA AS BODAS – A QUESTÃO DO TRIBUTO – A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS (CAP. 22) 24 – JESUS CENSURA OS ESCRIBAS E FARISEUS (CAP. 23) 25 - O SERMÃO PROFÉTICO – A GRANDE TRIBULAÇÃO – A VINDA DO FILHO DO HOMEM – EXORTAÇÃO Á VIGILÂNCIA – OS DOIS SERVOS (CAP. 24) 25 – AS DEZ VIRGENS – PARABÁBOLA DOS TALENTOS – A VIDA ETERNA e O CASTIGO ETERNO (CAP. 25) 26 – A ÚLTIM A PÁSCOA – PEDRO É AVISADO QUE NEGARÁ A JESUS – JESUS NO GETSÊMANI – JESUS É PRESO – JESUS NO SINÉDRIO – PEDRO NEGA JESUS (CAP. 26) 27 – JUDAS TIRA A PRÓPRIA VIDA – JESUS PERNTE PILATOS – A CRUCIFICAÇÃO – A SEPULTURA DE JESUS (CAP. 27) 28 – A RESSURREIÇÃO – OS JUDEUS MENTEM A RESPEITO DO CORPO DE JESUS – JESUS APARECE AOS DISCÍPULOS (CAP. 28 )


* P.S. “Oro também para que SEJAM ILUMINADOS OS OLHOS DO VOSSO ENTENDIMENTO, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação....” (Efésios 1:18)

* OBS: (Os textos bíblicos citados acima são da versão da BÍBLIA VIDA – EDIÇÃO CONTEMPORÂNEA)