Gálatas

Carta aos Gálatas, uma carta para uma igreja em Graça !



* BREVE RESUMO POR MARCOS GOMES APÓSTOLO - MGA


--- Escrita por Paulo, direcionada aos gentios (os não-judeus) que estavam na Galácia....

Paulo já começa essa carta dizendo aos Gálatas que ele era um apóstolo “não da parte de homens, mas por Jesus Cristo, que lhe apareceu...” (Gál. 1:1)

Vemos na carta aos Gálatas (pelo menos no primeiro capítulo) que Paulo fez questão de deixar claro que “o Evangelho que ele pregava não era segundo os homens... pois tinha recebido por revelação de Jesus Cristo... e que assim que o Senhor lhe revelou a Sua Graça, ele não consultou carne nem sangue...” (verso 11, 12 e 16)

No capítulo 2, Paulo adverte aos irmãos em graça, e que estavam debaixo do seu apostolado, a “não se submeterem aos falsos irmãos, que queriam escravizá-los...” (2: 4) Como a Graça já lhe tinha sido revelada plenamente, já com olhos espirituais iluminados pelo Senhor, mostrou aos Gálatas “a diferença” entre ele e os demais apóstolos, a saber, Pedro (Cefas), Tiago e João... (2:9) Desmascarou a Pedro publicamente, ao saber que Pedro sendo judeu vivia como gentio... e obrigava os gentios a viverem como judeus... Pedro foi exortado e reprovado por Paulo na presença de todos.... (2:14)

No capítulo 3, Paulo “escandalizado”, pois os gálatas tinham recebido a Graça de Deus em Cristo, por fé, e agora, de repente, persuadidos, tentavam se justificar pelas obras da lei.... (versos 1 a 4). Mais uma vez Paulo os ensina e os exorta a permanecerem firmes na fé explicando a diferença da lei para a Graça, dizendo que agora na Graça TODOS ERAM filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus, e que já haviam sido BATIZADOS EM CRISTO.... (3: 26 a 29)

*** A maioria dos crentes evangélicos ainda não entenderam que o Livro de Mateus ainda não é Nova Aliança, logo, ainda não é Novo testamento, pois Paulo deixou claro que Jesus NASCEU DEBAIXO DA LEI... (4:4) Como Mateus, Marcos, Lucas e João poderia ser “Novo testamento” SE PAULO ESTÁ DIZENDO QUE JESUS NASCEU DEBAIXO DA LEI ??? (logo, os Livros de Mateus, Marcos, Lucas e João AINDA SÃO LIVROS DA LEI.... pois a Nova Aliança deu-se início após A MORTE E RESSURREIÇÃO de Jesus, e não após o nascimento de Jesus.....)

Paulo dizia aos gálatas que eles já estavam libertos em Cristo, e não deveriam se colocar debaixo do jugo da escravidão da lei.... (5:1)

Um dos principais pontos defendidos por Paulo é o EVANGELHO DA INCIRCUNCISÃO ! Paulo precisou ser forte e convicto em suas palavras. Pois os gálatas haviam sido “fermentados” com um outro evangelho... (1:6 a 9) Aos gálatas (e na verdade A GRAÇA DE DEUS EM CRISTO está espalhada NAS CARTAS de Paulo, uma parte ele falou com os gálatas, outro assunto com os Romanos e assim por diante... totalizando 10 cartas PARA AS IGREJAS em graça....) Paulo disse: “ESCUTAI ! EU PAULO, VOS DIGO que, se vos deixardes circuncidar, CRISTO DE NADA VOS APROVEITARÁ !” (5:2)

É como que um ALERTA !!! Um aviso explícito..... (parece que os gálatas estavam para “escapar” das suas mãos....) De fato os gálatas haviam sido fermentados com um “outro evangelho....” E isso “estragou” o trabalho evangelístico e apostólico de Paulo....

Olhem !!! “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei, da Graça tendes caído !” (5:4)

“Corríeis bem ! QUEM VOS IMPEDIU de obedecer a Verdade ???” (5:7)

--- Hoje sabemos “QUEM IMPEDIU” os gálatas de obedecer e seguir a verdade...

Quem ??? Ora... QUEM OBRIGAVA OS GENTIOS (os gálatas eram gentios...) A VIVEREM COMO JUDEUS... ou seja, a guardar a lei.... as obras e os rudimentos da lei... (4:9 e 10)

Veja Gálatas 2:14 e ficará claro “QUEM IMPEDIU OS GÁLATAS” de obedecer a Verdade de Cristo....

Disse Paulo: “Mas quando vi que NÃO ANDAVAM CORRETAMENTE CONFORME A VERDADE DO EVANGELHO, disse a (A QUEM ???) Pedro na presença de todos.....” (2:14)

Então... fica claro que Pedro “fermentou” os gálatas a viverem o evangelho da circuncisão (2:7), ao passo que os gálatas eram gentios, e deveriam viver PELA FÉ, e NÃO PELAS OBRAS DA LEI...

Pois Paulo havia dito á eles: “É evidente que PELA LEI ninguém será justificado diante de Deus, PORQUE O JUSTO VIVERÁ DA FÉ !” (3:11)

Depois de explicar tudo isso, Paulo diz aos gálatas: “ Confio de vós, no Senhor, QUE NÃO HAVEIS DE PENSAR DE NENHUM OUTRO MODO...” (5:10)

A conclusão de Paulo é explicando sobre AS OBRAS DA CARNE e O FRUTO DO ESPÍRITO (5:19 a 21), deixando claro que QUEM PLANTAR NA CARNE, DA CARNE COLHERÁ A CORRUPÇÃO... e QUEM PLANTAR NO ESPÍRITO, DO ESPÍRITO COLHERÁ A VIDA ETERNA...... (6:7 e 8)


P.S. “Oro também para que SEJAM ILUMINADOS OS OLHOS DO VOSSO ENTENDIMENTO, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação....” (Efésios 1:18 - Bíblia Vida / Edição Contemporânea )