Atos dos Apóstolos

O Livro de Atos Dos Apóstolos, um livro histórico.


* BREVE RESUMO POR MARCOS GOMES APÓSTOLO - MGA


--- Atos é um livro histórico. Histórico porque relata FATOS (experiências) da Igreja primitiva, ou seja, do começo da Igreja...

Lucas é o próprio autor do livro de Atos. (ver Atos 1:1 e Lucas 1:3) Lucas fez questão de deixar registrado quão grandes “sinais e maravilhas” Deus fez no início da Igreja, através dos apóstolos daqueles dias... Sinais de cura de paralíticos, ressurreição, manifestação do Espírito Santo e Dons Espirituais ... eram comuns naqueles dias.... De fato a Igreja Primitiva era uma IGREJA VIVA, ainda que algumas vezes “confusa” em termos doutrinários.... e digo isso, antes de Paulo ser levantado a apóstolo.... Verdade é que após a chegado de Paulo A IGREJA foi amadurecendo e crescendo, não só em quantidade, mas também em qualidade, fundamentada NA GRAÇA de Deus, ainda que alguns “os apóstolos” (Pedro, Tiago e João) não entendiam perfeitamente A DOUTRINA que Paulo pregava.... a verdade é que “houve um ciúme” da parte deles para com Paulo, pois “eles é quem andaram com Jesus” e Paulo (quando ainda era Saulo) “perseguia os cristãos e a Igreja , de repente Deus chama Paulo e lhe revela toda a Sua Graça que há em Cristo Jesus, e para os demais apóstolos antes de Paulo, DEUS NÃO LHES FALA NADA.... (imagina a cabeça deles como ficou.... Um homem que perseguia os cristãos e a Igreja AGORA pregava a Cristo, não a Jesus de Nazaré como eles pregavam, mas a Cristo Ressuscitado....) E o interessante que Jesus (já Ressuscitado) também apareceu á eles, mas não lhe falou nada sobre a Sua Graça... (João 20: 19 a 21)

* Pedro, Tiago e João conheceram a Jesus. Paulo conheceu a Cristo ! * Eles pregavam o que tinham visto e ouvido de Jesus. Paulo pregava o que tinha recebido de Cristo, por revelação.... (coisa que só o Espírito Santo pode revelar... isso é tremendo......)

Paulo mesmo disse: “O Evangelho que por mim é anunciado NÃO É segundo os homens, não recebi nem aprendi de homem algum... MAS PELA REVELAÇÃO de Jesus Cristo...” (Gál. 1: 11 e 12)

--- Uma coisa que é muito importante deixar registrado aqui é que, ATOS NÃO É UM LIVRO DOUTRINÁRIO, pois A IGREJA em Atos não foi apostolada com a revelação plena da Graça de Deus em Cristo, como hoje nós, a Igreja, somos... (por isso, não é sábio “fazer doutrina” do Livro de Atos... pois A DOUTRINA ainda não havia sido estabelecida, pelo perito arquiteto (o apóstolo Paulo), que pôs o Fundamento da Igreja, a saber, Cristo. (I Cor. 3:10) E isso porque O APÓSTOLO DA GRAÇA (ou seja, o apóstolo a quem Deus revelou a Sua Graça...) só apareceu na história em Atos 9... quando então o próprio Senhor Jesus lhe apareceu no Caminho de Damasco.... Só depois de 3 anos Paulo foi a Jerusalém... (ver Gál. 1:18 e Atos 9:26)

É preciso tomar um certo cuidado ao ler o Livro de Atos, pois HÁ DIVERGÊNCIA de opiniões, por exemplo, em Atos encontramos “alguns” que pregavam que era necessário praticar a circuncisão e guardar a lei de Moisés (Atos 15: 5), enquanto Paulo pregava que SOMOS SALVOS PELA GRAÇA do Senhor Jesus Cristo... (Atos 15:11)

Na verdade, foi em Atos 13 que Paulo “assumiu o seu chamado apostólico aos gentios”, quando disse: --- Assim nos ordenou o Senhor: Eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para a salvação até os confins da terra...” (Paulo em Atos 13: 47 , citando Isaías 42:6)

--- Outra coisa importante a se dizer é que, ATOS JÁ É NOVA ALIANÇA, JÁ É NOVA TESTAMENTO, JÁ É NOVO PACTO, pois Jesus já havia ressuscitado e subido aos céus... (Atos 1: 11) Mas mesmo já estando debaixo de uma NOVA ALIANÇA ainda faltava O PERFEITO ENTENDIMENTO do sacrifício de Jesus.... (que veio quando Paulo foi arrebatado e recebeu de Deus a revelação da Sua Graça...) É preciso deixar isso registrado nesse “Breve Resumo”, pois vemos em Atos 3 Pedro em sua pregação dizendo aos irmãos que “se eles se batizassem” teriam seus pecados perdoados... (Atos 3: 38), e ao lermos as cartas de Paulo, ele nos deixa claro que fomos perdoados PELO SANGUE DE CRISTO (e não por batismo em águas...) que foi um único e suficiente sacrifício... (Hebreus 10:12) Não precisamos “condenar a Pedro” por isso, ou seja, pela falta de um perfeito entendimento espiritual, pois era O COMEÇO DA IGREJA, e a Graça de Deus ainda não havia sido revelada.... é preciso considerar isso.....

RESUMINDO, ao ler o LIVRO DE ATOS, é preciso respeitar e consideram a devida ORDEM CRONOLÓGICA... para que cheguemos á maturidade espiritual que Deus espera que todos tenham.... Não se pode “parar no Livro de Atos”, pois ATOS É UM LIVRO INCOMPLETO ! A HISTÓRIA de Atos continua ainda sendo escrita ! Não mais por Pedro, Tiago, João ou Paulo.... mas por nós, que somos os cristãos de hoje, e pela IGREJA que continua viva após séculos e gerações....

Enquanto A IGREJA estiver aqui na Terra, os “ATOS DOS APÓSTOLOS” continuará sendo escrito, através da Igreja de hoje.... mas com uma GRANDE DIFERENÇA, não estamos vivendo numa “confusão doutrinária” e nem em “divergência de opiniões”, pois O APÓSTOLO DA GRAÇA já nos foi enviado por Deus, aliás ele mesmo disse, e foi o único que disse para a Igreja:

“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo...” (I Cor. 11:1)

“A verdade de Cristo está em mim, e esta glória não me será tirada...” (II Cor. 11:10)

“Quando lerdes o que vos escrevi, podereis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo...” (Efésios 3:4)


* OBS: (Ao ler o Livro de Atos, não exija de Lucas um perfeito entendimento espiritual, pois não lhe foi dado por Deus. Lucas não era um apóstolo, e nunca foi... Apenas relatou-nos o que viu e ouviu..... e isto segundo seu limitado entendimento que tinha.... Basta ler as cartas de Paulo e verás a enorme diferença da linguagem de Paulo para Lucas... Lembre-se: Lucas não escreveu para ensinar alguém, apenas relatou o que viu e ouviu....)