A Graça por Paulo

O Evangelho da Incircuncisão - A Sã Doutrina




--- Havia uma profecia a respeito de Paulo. Profecia essa que foi feita 700 anos antes de Paulo nascer.... Deus disse:


“EU, o Senhor, TE CHAMEI em retidão, EU TE TOMAREI pela mão. EU TE GUARDAREI, e TE DAREI por aliança do povo, E PARA LUZ DOS GENTIOS, para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas...” (Isa. 42: 6 e 7)

Passou-se muitos e muitos anos.... centenas de anos...... e então a profecia se cumpriu... Paulo mesmo entendeu isso, e tomou posse, entendendo e crendo que a palavra profética dizia a seu respeito. Num discurso, Paulo disse aos judeus:

“Pois assim nos ordenou o Senhor: EU TE PUS PARA LUZ DOS GENTIOS, a fim de que sejas para a salvação até os confins da terra....” (Atos 13: 47)

Paulo tomou posse de Isaías 42:6 ! Tomou a Palavra para si mesmo ! Discerniu e entendeu pelo Espírito Santo que tal Palavra profética dizia a seu respeito.....

Agora tudo fica diferente ! Tudo fica mais claro ! Vemos claramente que Paulo “não caiu de pára-quedas”, não apareceu “do nada” na história bíblica.... Tudo se encaixa perfeitamente no plano predestinado de Deus... e mais uma vez a vontade de Deus se cumpre á risca..... Ao passo que as coisas espirituais foram ficando claras e esclarecidas para Paulo, sua confissão de fé foi subindo de nível... a saber, á um entendimento mais apurado das coisas de Deus a seu respeito... A convicção de seu chamado por Deus era tão clara para Paulo que ele mesmo disse:

“Segundo A GRAÇA (a revelação) de Deus QUE ME FOI DADA, pus eu como sábio construtor, O FUNDAMENTO......” (I Cor. 3:10)

* OBS: ( Algumas versões em I Cor. 3:10 diz: “...perito arquiteto.....” )

Em outras palavra Paulo está dizendo:

“Olhem ! Entendam ! A GRAÇA (a revelação) não foi dada á Pedro, nem a João, nem á Tiago... DEUS DEU A REVELAÇÃO DA SUA GRAÇA EM CRISTO, Á MIM !!!!”

“A VERDADE DE CRISTO (que é a Graça de Deus) ESTÁ EM MIM !!!!” (II Cor. 10:11)

Paulo SABIA PERFEITAMENTE o que estava colocando COMO FUNDAMENTO para esta Nova Aliança. Algo que seria para sempre ! Uma doutrina perfeita ! Que não precisasse NUNCA MAIS “de obras” , que na sua visão tinham se tornado, mortas.... diante de Deus, e que já não tinha mais nenhum valor....

Agora, O FUNDAMENTO desta Nova Aliança já não seriam mais “os dez mandamentos” da Lei (com seus mais de 600 mandamentos judaicos...), mas uma SÃ DOUTRINA, ou seja, uma DOUTRINA PERFEITA, baseada, firmada, alicerçada e fundamentada no único, perfeito e para sempre sacrifício de Jesus Cristo, por nós, os que cremos....

Ele mesmo disse que tinha recebido A GRAÇA e O APOSTOLADO por amor do Seu nome, para A OBEDIÊNCIA DA FÉ, entre todos os gentios... (Rom. 1:5) Esta agora, é a “forma de doutrina” a qual fomos entregues ! (Rom. 6:17) E em Cristo, apresentar todo homem perfeito diante de Deus ! (Colos. 1: 28)

Paulo se colocou e se apresentou como o “apóstolo dos gentios” (Rom. 11:13), pregador, apóstolo e mestre dos gentios, na fé e na verdade.... (I Timó. 2:7)

Deixou claro que precisamos nos fortificar NA GRAÇA QUE HÁ EM CRISTO JESUS... (II Timo. 2:1), e não mais em “rudimentos fracos e pobres” (Gál. 4: 9) cujo mesmos, Jesus ao morrer na cruz, “desfez a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças.....” (Efés. 2: 14 e 15)

Agora, coma REVELAÇÃO PLENA DA GRAÇA DE DEUS EM CRISTO, Paulo deixa claro e estabelece como doutrina de fé, que aquele “pecador” do Antigo Pacto, agora, em Cristo, é uma Nova Criatura (II Cor. 5:17), pois já foi reconciliado com Deus... sendo santo, irrepreensível e inculpável..... diante de Deus... (Colos. 1:22 – Efés. 1:4)

Sim.... com certeza.... haverá UMA GRANDE DIFERENÇA entre as pregações e ensinos de Paulo com os demais apóstolos: Pedro, Tiago e João.... e sabemos e entendemos por que !!!

PORQUE A GRAÇA FOI DADA Á PAULO !!!! (I Cor. 3:10) NÃO Á PEDRO, TIAGO ou JOÃO.....

(ISSO precisa ficar claro em seu entendimento.... para uma perfeita compreensão DA GRAÇA DE DEUS em Cristo....)

Para finalizar esse “breve resumo”, é preciso lembrar o que Paulo disse e deixou claro:

“NINGUÉM PODE PÔR OUTRO FUNDAMENTO, além do que já está posto, o qual É JESUS CRISTO, e este Ressuscitado.....” (I Cor. 3: 11)

Um FUNDAMENTO mais excelente... de superior aliança, que está firmado em melhores promessas.... (Heb. 8:6) Aba, Pai.....


* P.S. “Oro também para que SEJAM ILUMINADOS OS OLHOS DO VOSSO ENTENDIMENTO, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação....” (Efésios 1:18)

Por Marcos Gomes Apóstolo – Ministério GRAÇA e APOSTOLADO – MGA