Novidades   


EB2,3 de São Vicente - Vila do Bispo

Página Web do Agrupamento de escolas de Vila do Bispo

Página Inicial da BE

 

Plano anual de actividades

Regulamento interno da BE

Concursos já realizados e a realizar

Outros sites relacionados com livros

 

 

 

 

Destaques: Infanto-Juvenil 

 

 

 Quase todos os dias há, no nosso calendário, datas para celebrar que têm significado nacional e internacional e que nos ajudam a ser melhores cidadãos e a ter mais em conta os problemas colectivos. De forma poética, o autor escreve sobre o significado desses dias e sobre o modo como eles nos podem tocar e mobilizar para causas e valores. Cada poema vale por si, mas o conjunto tem o valor de um olhar sobre as coisas que vale a pena lembrar, nas datas certas, e que podem tornar este mundo melhor.

 

O Gato do Chapéu Há cerca de 50 anos, o Dr. Seuss criou O Gato do Chapéu, um pequeno volume ilustrado que abalou o mundo da literatura para a infância. A obra esteve na origem do conceito de «Begginer Books», livros especialmente concebidos para estimularem o gosto pela leitura entre aqueles que começam a juntar as primeiras letras. Aclamados por professores e especialistas no ensino da leitura, estes livros de enorme popularidade são actualmente utilizados em escolas e bibliotecas de todo o mundo anglófono. É este clássico da literatura infantil, recentemente adaptado ao cinema, que a Gradiva apresenta pela primeira vez ao público português e, em especial, aos seus leitores mais pequeninos.

 

Reunindo mais de duas dezenas de poemas, este título constitui uma reedição revista e ampliada de De Águia a Zebra, publicado em 1977 e há muito esgotado. Trata-se de uma insólita viagem pelo Alfabeto, em que cada letra suscita ao Autor um novo poema, discorrendo sobre conceitos ou vocábulos começados pela letra em causa, ou então jogando, fonética e graficamente, com os respectivos sons.

 

 

Antologia da poesia popular portuguesa", estamos perante uma selecta de poemas da tradição oral destinada aos mais pequenos. Razão por que a escolha privilegia o folclore rimado infantil, não deixando, porém, de incluir romances tradicionais (como "A Nau Catrineta", "O Conde Torres", "O Conde Nilo" e "A Condessinha"), canções e outras poesias de origem popular sem destinatário específico. Selecção ampla que procurou abranger uma considerável diversidade de géneros e que foi efectuada com base num razoável número de recolhas de estudiosos da nossa literatura popular, as quais aparecem referenciadas no final. (Para todas as idades; a partir dos 2-3 anos, desde que com o apoio do adulto.)

 

 

 

 

Destaques Anteriores

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

Outros destaques:

 

 

Em 1368, D. Leonor Teles de Menezes, a mulher mais desejada do Reino, casa com o morgado de Pombeiro, D. João Lourenço da Cunha. O matrimónio é imposto por seu tio, D. João Afonso Telo, conde de Barcelos. Mulher fora do tempo, aceita contrariada o casamento, que a melancolia da vida do campo não ajuda a ultrapassar. Por isso, decide abandonar o marido e parte para Lisboa, para gozar a vida de riqueza e luxúria que a Corte proporciona. Perversa e ambiciosa, não tem dificuldade em seduzir o jovem monarca, D. Fernando, alcançando, desse modo, o poder que sempre desejou. Mas a nobreza, o clero e o povo não veêm com bons olhos esta aliança de adultério com o Rei. E menos ainda quando a formosa Leonor Teles se envolve com o conde Andeiro... "Rosa Brava" é um romance baseado na investigação histórica que, por entre intrigas palacianas, traições, assassínios e guerras com Castela, reinventa, numa linguagem cativante, uma das personagens mais fascinantes da História de Portugal.

 

 

 

Prepare-se para entrar num enredo onde todas as emoções vão estar à flor da pele. Uma aventura de fim-de-semana de uma mulher com 45 anos, divorciada e mãe de três filhos é o cenário do novo livro de Nicholas Sparks. Este segredo escondido durante muitos anos será revelado como exemplo de coragem, numa altura em que a sua filha é arrastada para o alucinante abismo provocado pela morte do marido. Uma prova de que, quando menos se espera, as estrelas voltam a sorrir!

 

 

 

 

Esta é a história verídica e comovente da relação entre uma professora que ensina crianças com dificuldades mentais e emocionais e a sua aluna, Sheila, de seis anos, abandonada por uma mãe adolescente e que até então apenas conheceu um mundo onde foi severamente maltratada e abusada. Relatada pela própria professora, Torey Hayden, é uma história inspiradora, que nos mostra que só uma fé inabalável e um amor sem condições são capazes de chegar ao coração de uma criança aparentemente inacessível. Considerada uma ameaça que nenhum pai nem nenhum professor querem por perto de outras crianças, Sheila dá entrada na sala de Torey, onde ficam as crianças que não se integram noutro lugar. É o princípio de uma relação que irá gerar fortes laços de afecto entre ambas, e o início de uma batalha duramente travada para esta criança desabrochar para uma vida nova de descobertas e alegria. Desde a sua publicação, em 1980, o livro já vendeu 8 500 000 exemplares no Reino Unido e foi traduzido em 27 línguas, tendo sido um bestseller em vários países.

 

 

 

 

 

 

Destaques Anteriores:

 

 

 

 

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Próximos Destaques