Curriculum Vitae - André Luiz Bernardes

Contato: andreluizbernardess@gmail.com                                                                        Atualizado  em: 03.06.2016
 Acesse: Linkedin
   Skype: InAnyPlace

Personalidade

Busca a constante atualização tecnológica, aprecia boa leitura, música, ciências, economia e internet

Procura aprofundar-se nos processos da empresa, não restringindo-se ao departamento.

Desenvoltura para falar em público, seja em treinamentos, palestras, exposições, demonstrações ou workshops.

Demonstra facilidade em compartilhar conhecimento. 


Neste momento

Disponível para o Mercado no departamento de Market Intelligence and Sales Force Effectiveness Analyst.

Estruturar o pensamento estratégico gerado a partir de informações coletadas do mercado, tendo como metas a geração de valor percebido pelos clientes.

Co-responsável na implantação e execução do processo de Automação da Força de Vendas Close-up sfNet.

Melhoria de KPIS de remuneração e incentivos para as diferentes equipes e foco de negócio;

Análise de mercado - PMB, NewDDD, MDTR, CloseUp Target, CloseUp Market.

Gerar indicadores de performance (KPIs), efetuando a sua gestão de Produtividade: Cobertura de Visitação, Frequência, Qualidade de cadastro, etc...

Garantir o funcionamento das ferramentas de análise, assegurando a qualidade das informações mesmo com um grande volume e complexidade no dados.

Inserir processos de transformação de dados em informações e transformar informações de mercado em inteligência competitiva.

Estruturação do Ciclo de Inteligência - Divulgar a inteligência no processo de tomada de decisão; Desenvolver e manter os processos e a avaliação dos resultados e os mecanismos de reação.

Desenvolve e reformula diversas ferramentas de análise voltadas a embasar o direcionamento e as tomadas de decisões da Força de Vendas, bem como o departamento de Marketing. 

Nos últimos 8 anos desenvolveu inúmeras soluções para o mercado farmacêutico qualCoordenador e Analista Sênior de Produtividade da Força de Vendas 

Veja todos os detalhes aqui.

Análise do Desempenho Territorial da Força de Vendas na ferramenta MAPS - Territory Design Solutions - ZS Associates.

Análise das pesquisas de Targeting e Segmentação visando estratificar e identificar os clientes com maior potencial para cada linha da Cia.

Neste departamento teve a oportunidade de desenvolver e reformular diversas ferramentas de análise voltadas a embasar o direcionamento e as tomadas de decisões da Força de Vendas, bem como o departamento de Marketing, contribuindo com a gestão e Diretoria da companhia.

Detalhes e projetos podem ser observados aqui.

Experiências

Além das últimas atividades exercidas descritas acima, desenvolveu também projetos em outros modelos de negócio, tais como: 
FinanceiroCompras - Material ManagementLogísticaMobilityComercial - Sales and DistributionReport Area.

Experiência na implantação de ERPs - Enterprise Ressource Planning: 
SAP R/3Peoplesoft, e BAAN.

Implementou inúmeras aplicações de interação com os Bancos de Dados mais importantes e acessíveis do mercado: SQL ServerOracleSybaseMy SQL, DB2, e Firebird.

Como consultor atuou no suporte, bem como o planejamento, desenvolvimento e a implementação de diversas ferramentas de análise de dados: BIDatawarehouseDatamartMISBSCScorecards e Dashboards.

Sua ampla experiência abrange a implantação de diversos sistemas MISManagment Information System, BIBusiness Information, DWData Warehouse quais ferramentas de Gestão e Análise corporativas

Nos projetos que participou pôde contribuir na modelagem e consolidação de diversos KPIs de profunda relevância para o processo decisório de Diretores, Gerentes e Coordenadores.

Domínio total da suíte Microsoft Office, como MOS - Microsoft Office Specialist. Mantém diversos Blogs de ampla visitação, onde contribue  regularmente com sua experiência e familiaridade com o VBA - Visual Basic for Applications. Tem compartilhado também seu conhecimento das arquiteturas de engenharia de software da Microsoft que compõem seus respectivos modelos de desenvolvimento.

Seus profundos conhecimentos de linguagens de programação, tais como o VBA, tornaram possível o desenvolvimento e a automação de centenas de aplicações nas dezenas de clientes para os quais atuou nestes mais de 20 anos de experiência com TI.

Conhecedor de diversas técnicas de gerenciamento de projetos, levantamento de necessidades tecnológicas junto as áreas Clientes, bem como a análise dos processos e sistemas existentes.

Detecção de ineficiências, viabilização de melhorias através da otimização dos recursos de TI, com foco no aumento da produtividade, e a segurança da informação.

Qualificado para liderar pessoas, projetos, efetuar negociações, dirimir equívocos, solucionar problemas e estabelecer planos/processos para a melhoria contínua - através de ciclo PDCA, voltado para o foco em resultados.

Participou na execução e orientação de atividades de desenvolvimento, bem como a implantação de novos módulos em diversas versões de ERPsCRMsCustomer Relationship Management, e SCMs Supply Chain Management.

Desenvolve e ministra Palestras sobre diversos temas da área de TI.

Ver tópico:


Aplica treinamentos técnicos focados em usuários que desejam conhecer os avançados e inovadores recursos da suíte Microsoft Office.



Caso possa deter-se por alguns minutos nos detalhes do meu perfil, terá acesso às atividades que exerci nestes últimos 8 anos na indústria farmacêutica. Dentre outras atividades:
  • Gestão de pessoas;
  • Aplicação constante de Treinamentos, com várias apresentações ministradas para Gerentes e Representantes de perfis e tamanhos diversos (grupos de até 600 pessoas);
  • Forte perfil de negociador, com resultados efetivos na negociação e gestão de contratos junto a fornecedores e parceiros comerciais;
  • Ampla experiência em implantação de projetos e soluções para áreas de Marketing e Força de Vendas;
  • Conhecimento amplo em automação de Força de Vendas, Visitação Médica, análises de mercado (AUDIT, DDD, MDTR, Estudos de Distribuição...), dimensionamento de times (Visitação ou Trade);
  • Desenvolvimento de KPI’s da Força de Vendas
  • Desenvolvimento de metodologias para o cálculo de remuneração variável;
  • Liderar projeto de qualificação e segmentação do painel médico oferencendo à empresa a opção de um painel médico mais produtivo considerando aspectos mercadológicos, posicionamento , rentabilidade e ciclo de vida das marcas;
  • Direcionamento do esforço promocional utilizando a ferramenta MAPS - Territory Design Solutions - ZS Associates;
  • Análise e segmentação de médicos potenciais;
  • Análise da performance de produtos e mercados;
  • Liderar junto ao time os processos de definição , monitoramento e divulgação dos KPIS da força de vendas;
  • Desenvolvi diversas soluções com a plataforma Microsoft Office, desenvolvendo aplicações de automação através da linguagem VBA comum ao MS Access, MS Excel, MS Outlook, MS Powerpoint e demais produtos da suíte.

Bom comunicador, focado em resultados através da solução de problemas e o atingimento de metas. Desenvolvo e ministro Palestras sobre diversos temas da área de TI e Efetividade da Força de Vendas.

Demonstro um perfil automotivado, criativo, organizado com diversas características peculiares às minhas responsabilidades.

Trabalhei como consultor em mais de 30 empresas na área de TI  nos seguintes modelos de negócio: Financeiro, Compras - Material Management, Logística, Mobility, Comercial - Sales and Distribution, Report Area.

Alguma experiência na implantação de ERPs - Enterprise Ressource Planning: SAP R/3 (SD, MM, BW), Peoplesoft, e BAAN.

Possuo conhecimentos de programação da linguagem VBA - Visual Basic for Applications, com a qual construí e implementei diversos projetos de automação. Implementei inúmeras aplicações de interação com os bancos de dados mais utilizados pelas empresas no mercado corporativo: SQL Server, Oracle, MS Access, Sybase, My SQL, DB2 e Firebird. Como consultor, estendi suporte ao planejamento, desenvolvimento e implementações de diversas ferramentas de análise de dados: BI, Datawarehouse, Datamart, MIS, BSC, Scorecards e Dashboards.

Algumas Postagens do meu Blog:

  • BIG PHARMA - O uso do Big Data na Indústria Farmacêutica O uso do Big Data na Indústria FarmacêuticaO uso adequado e produtivo do Big Data pela Indústria Farmacêutica tem sido pífio. As informações são tantas e tão variadas que o pessoal de Marketing e Inteligência de Mercado têm encontrado dificuldades apenas para lidar com os dados de auditoria do dia a dia.DADOS OU INFORMAÇÕES?Ter a competência e a capacidade de gerir e integrar os dados oriundos de todas as fases da cadeia de valor, desde a sua descoberta no mundo real, até o seu processamento é fundamental para transformá-los eminformações e obtermos benefícios desta vertente tecnológica.A integração dos dados permite pesquisas mais abrangentes em subconjuntos baseados em links pré estabelecidos ao invés da própria ...
    Postado em 11 de fev de 2015 05:13 por André Luiz Bernardes
  • A Indústria Farmacêutica e a Media Social - Evoluimos? A Indústria Farmacêutica e a Media Social - Evoluimos?Conservadorismo inerente e a falta de orientação causaram uma abordagem lenta por parte da Indústria Farmacêutica no que diz respeito as plataformas de Media Social. Enquanto tal reticência é compreensível, os pacientes continuam a falar sobre a sua saúde nas redes sociais. A questão é: as farmacêuticas devem dar ouvidos? Medias Sociais e a Indústria FarmacêuticaRedes Sociais de Saúde - WebtribesRedes Sociais de Saúde - e-patients - InspireRedes Sociais de Saúde - Practice Fusion - EHR - Electronic Health RecordRedes Sociais de Saúde - GenomeraRedes Sociais de Saúde - CureTogetherRedes Sociais de Saúde - PLM - PatientsLikeMeRevolução Industrial foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento ...
    Postado em 11 de fev de 2015 05:12 por André Luiz Bernardes
  • Prescrições Médicas - Ferramentas Digitais Influenciam? Prescrições Médicas - Ferramentas Digitais Influenciam?Que tipo de influência as ferramentas digitais têm sobre os médicos?Um estudo recente demonstra que enviar e-mailspromoções enewsletters automáticos para os médicos, pode surtir num efeito positivo. Em tempos onde o contato pessoal tem diminuído, o uso destas ferramentas digitais estimula uma interação maior com estes profissionais.Essa receptividade era esperada. O aumento do uso de Smart TVs,TabletsSmartphones resultam no aumento geral da familiaridade com tais interfaces. A proliferação da tecnologia permeia todos os ambientes e a indústria farmacêutica já percebeu isso.Esse reflexo fica ainda mais claro quando constatamos o aumento das prescrições de médicos abordados através de ações digitais em comparação com as abordagens convencionais ...
    Postado em 11 de fev de 2015 05:10 por André Luiz Bernardes
  • Sales Force Effectiveness Sales Force EffectivenessUma das formas mais importantes para se envolve os clientes é manter uma Eficiente Força de Vendas - SFE - Sales Force Effectiveness. Mas lembre-se também, que estes é um dos canais mais caros, custando frequentemente 10% ou mais da receita. Este investimento em si, torna imperativo possuirmos procedimentos que redirecionem, com agilidade, o nível de excelência das nossas vendas, garantindo o melhor retorno possível.Qualquer FV - Força de Vendas no mundo pode ser melhorada dezenas de vezes! Precisamos de franqueza para identificar se encontramos efetividade na nossa. Em seguida, devemos fechar quaisquer possíveis lacunas ao redor da nossa estratégia de vendas e na capacidade de execução destas. Dessa forma, estaremos aptos a captar quaisquer oportunidades específicas ...
    Postado em 11 de fev de 2015 05:07 por André Luiz Bernardes
  • 21 Redes Sociais para Médicos 21 Redes Sociais para MédicosA troca de informações dentro de uma Rede Social exclusiva para Médicos já é realidade a alguns anos para profissionais no exterior. E no Brasil?Invariavelmente as Redes Sociais tem políticas que comprometem bilateralmente a privacidade. Sem definições adequadas sobre o uso inapropriado de imagem e nome, certamente trarão transtornos para os laboratórios farmacêuticos, profissionais médicos e clientes que as utilizarem com um propósito profissional.Nossas experiências pessoais demonstram como as definições de privacidade disponíveis hoje, nem de longe oferecem segurança num nível aceitável. As empresas administradoras das redes sentem-se livres para mudarem unilateralmente as suas políticas a qualquer momento, sem a ciência e aprovação dos usuários.Lembremo-nos de que todo o material ...
    Postado em 11 de fev de 2015 05:06 por André Luiz Bernardes
  • O que é o eDetailing eDetailing está atualmente sendo testado, ou seja, pelo menos sendo levando em consideração, por muitas empresas farmacêuticas no mundo, como uma forma de maximizar o tempo da equipe de Força de Vendas, reduzir custos e aumentar a prescrição médica. Mas o que exatamente é isso?Nesta introdução, basta inserirmos a ideia de que o eDetailing significa usar a tecnologia digital disponível no processo de detalhamento da abordagem de venda.Indústria Farmacêutica tem se valido do talento indiscutível dos Representantes Farmacêuticos para comunicar aos Médicos os seus Produtos. por sua vez, os Médicos invariavelmente são cada vez mais pressionados e estimulados a atender um número maior de pacientes. Significando, muitas vezes, não ter tempo para receber os nossos Representantes ...
    Postado em 3 de jul de 2014 07:53 por André Luiz Bernardes
  • Colocando o Painel Médico na academia Um bom Painel Médico deve estar sob constante atividade, exercitando-se continuamente.Se for o gestor da área de Produtividade ou Efetividade da Força de Vendas da sua empresa, não deixe de preparar o seu Painel Médico para o futuro próximo. Tornar um Painel Médico digno da sua Força de Vendas é um trabalho que requer a mudanças no nosso conceito pessoal. O nosso olhar sobre tais informações precisa sofrer uma reeducação. Este trabalho pode ser muito enriquecedor quando direcionamos os nossos esforços e interesses na direção correta.Neste momento queremos tratar o conceito por detrás do nosso Painel Médico. Deixaremos as questões de performance do banco de dados e higienização dos dados, bem como outros aspectos para futuros artigos ...
    Postado em 4 de fev de 2014 02:26 por André Luiz Bernardes
  • Market Intelligence and Sales Force Effectiveness Analyst Report to Marketing and Sales Operations Head;Management of Business Intelligence, Field Force Effectiveness and Incentives;Currently working with a team of 7 associates;Aid restructuring and development of team, including job scope definition and alignment, processes, deadlines, and resources; Ensure excellence of services to marketing and sales force;Constant contact with internal clients to detect their real needs and satisfaction;Responsible for alignment and deployment of Regional and Global processes and projects; Active participation in the development of pre-marketing and marketing annual plans;Active participation in development of market analyses, reports, dashboards; Active participation in development of suppliers and benchmarking;Significant increase in internal clients’ satisfaction survey.see more: http://www.youtube.com/watch?v=_uEp30wfvRQ
    Postado em 27 de dez de 2013 04:46 por André Luiz Bernardes
  • ANALISTA PROGRAMADOR VBA - André Luiz Bernardes Pleno domínio de lógica de programação e análise de sistemas. Possui ampla experiência com análise e desenvolvimento VBA - Visual Basic for ApplicationsSólidos conhecimentos em análise de dados. Desenvolve soluções com agilidade e dinamismo.Atua no desenvolvimento de sistemas para empresas nacionais e multinacionais.Elabora levantamentos e definições, documentação técnica, prestando consultoria pontual na construção de. Experiência na manutenção de aplicações existentes: Testa a integridade e performance, efetua ajustes finos nos respectivos processamentos.Perfil completo Perfil Sênior.Escritor e mantenedor de 3 Blogs exclusivamente focados em VBA:Blog Office VBA | Blog Excel | Blog Access |Experiência avançada comprovada no desenvolvimento de projetos utilizando: Macros, Funções, Fórmulas, Tabelas Dinâmicas, Pivot Table, PROCV, PROCH, Formulários, conexão com bancos de dados, conexões, DAO ...
    Postado em 21 de out de 2012 08:44 por André Luiz Bernardes
  • 50 E POUCAS DICAS para promover seu Site ou Blog não somente na Internet Este é uma artigo aberto em constante atualização, volte sempre e continuará se divertindoSocial Media01.COMPARTILHANDO REFERÊNCIAS ÚTEISCREATING LITTLE TIPS Ver SlidesFormate algumas informações que sejam tão relevantes e necessárias a ponto do seu Leitor/Cliente sempre querer lembrar-se delas, assim seu artigo fará com que voltem e divulguem seu Site/Blog para outros.Crie TABELAS (Little Tips) coloridas com um conjunto de informações resumidas, transformadas em dicas, as quais possam ser impressas e afixadas na Geladeira, mesa do escritório ou onde seu Leitor/Cliente desejar. Você mesmo deve fazer esforços para divulgar essas TABELAS em outros Blogs e Sites.Importante:Em todos os casos, inclusive nos que veremos a seguir, sempre esforce-se de ...
    Postado em 20 de jul de 2012 08:20 por André Luiz Bernardes
Exibindo postagens 1 - 10 de 21. Exibir mais »


É necessário fazer login para adicionar gadgets que só você pode visualizar
ĉ
André Luiz Bernardes,
3 de jun de 2016 04:58
Ċ
André Luiz Bernardes,
3 de jun de 2016 04:59
ą
André Luiz Bernardes,
10 de mai de 2016 13:06