- Mitos sobre hipnose clínica...

  • Regressão a vidas passadas

É apenas uma das técnicas terapêuticas que se poderão usar para tratar um determinado problema,

 

desde que o diagnóstico indique ser esta a técnica mais aconselhável a aplicar e desde que outras 

 

técnicas não tenham apresentados satisfatórios.  Saiba mais In Revista Happy Woman - clique aqui para ver...

  • Perda da consciência

Um dos maiores mitos sobre hipnose é que você perderá a consciência, mas não, a hipnose é um estado alterado de consciência, porém não se perde a consciência

Você ficará ciente de tudo em cada momento e ouvirá tudo o que o hipnoterapeuta estiver a dizer.

  • Enfraquece a vontade 

A sua vontade não se enfraquecerá ou mudará de forma alguma.

 Você está no controle e, se desejar por qualquer razão sair do estado hipnótico, pode fazer isso simplesmente abrindo os olhos

Você não vai ser forçado a fazer nada contra a sua vontade.

Os hipnotistas de palco, ao contrário do profissional hipnoterapeuta, fazem com que a plateia acredite que eles têm o controle absoluto sobre os seus sujeitos, quando isso não é verdade nem é necessário para as terapias darem resultados positivos.

O profissional hipnoterapeuta deixa claro que o paciente tem total controle.

O profissional hipnoterapeuta explicará previamente as técnicas que irá aplicar, e só estabelecerá contacto físico com o(a) seu paciente, se tal for imprescindível para o sucesso da terapia, mas neste caso, só se  antes da sessão de hipnose for autorizado para o efeito pelo(a) seu paciente.

  • Fala espontânea

O paciente não vai começa a falar espontaneamente, nem vai ser obrigado a isso, nem a revelar informações que gostaria de manter em segredo

Você pode falar durante a hipnose se assim o entender, e se o seu hipnoterapeuta achar mais aconselhável usar uma técnica que inclui conversa para o ajudar no seu problema. 

Na maioria dos casos nem sequer é preciso estabelecer dialogo com o paciente em estado de transe, pois há outras formas de comunicação, nomeadamente através da RIM (Resposta Ideo Motora). 

  • Acaba-se dormindo

O estado de transe não é igual ao sono.

Durante o estado de transe você não dorme, você sente uma sensação agradável de relaxamento.

O paciente se, por força maior, não poder ser desperto do estado de transe pelo hipnoterapeuta, passados alguns minutos voltará ao seu estado normal.
 
  • Vou ser obrigado a revelar segredos que não quero, enquanto estiver hipnotizado (durante o transe hipnótico)?

Não. De forma alguma será obrigado a fazer qualquer coisa contra sua vontade.

Relativamente a revelar quaisquer segredos, nunca será forçado a revelar o que quer que seja, pois na maior parte dos tratamentos nem é preciso estabelecer diálogo com o paciente.

Se porventura houver necessidade de comunicar com o paciente durante o transe hipnótico, há outras formas sem ser pela fala. 

Sendo imprescindível falar com o paciente, previamente serão clarificadas as datas e os assuntos que o paciente pretende que não sejam referidos ou recordados por si e que se mantenham privados.