Croissants
Tradicional delícia para lanches e café da manhã

Ingredientes
- 500 g de farinha de trigo branca, mais um pouco para polvilhar
- 40 g de açúcar de confeiteiro- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo
- 300 ml de leite morno
- 300 g de manteiga amolecida, amassada com um rolo de massa entre duas folhas de papel manteiga no formato de um retângulo de 5 mm de espessura, e depois resfriada na geladeira, mais um pouco para untar
- 1 ovo, ligeiramente batido com 1 colher de sopa de leite, para pincelar
- 1 molde de papel ou papelão em forma de triângulo (base de 18cm e lados de 20cm)

Preparo
1 - Misture os ingredientes secos numa tigela grande, faça uma cova no centro e despeje o leite. Misture até formar uma massa macia, acrescentando mais leite de estiver muito seca. Amasse numa superfície enfarinhada por 5 a 10 minutos, ou até ficar macia e elástica. Deixe crescer numa tigela grande untada, coberta num local quente até que dobre de tamanho.
2 - Sove a massa por um minuto. Tire a manteiga da geladeira. Abra a massa com um rolo
numa superfície enfarinhada até formar um retângulo de 46cm por 15cm. (vide figura) Coloque a manteiga no centro da massa. Vire a parte menor do retângulo (15 cm) para você, e dobre a parte A para baixo em direção ao centro, e depois a parte B para cima, apertando as bordas suavemente. Vire a massa, deixando a parte A à sua direita. Abra a massa novamente para formar um retângulo, e dobre novamente. Se a manteiga estiver derretendo, embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira até esfriar. Repita o processo todo mais duas vezes. Corte a massa na metade. Abra uma metade no formato de um triângulo de 5 mm de espessura (deixe a outra metade na geladeira). Use o molde de papelão para cortar os croissants.
3 - Pincele os triângulos com a mistura de ovo e leite. Enrole-os no formato de croissants, começando pela base e colocando a pontinha que sobrar em baixo. Pincele novamente com a mistura. Coloque os croissants num tabuleiro sem untar, e deixe crescer até dobrar de tamamho, depois asse em forno pré-aquecido a 200°C de 15 a 20 minutos, até ficarem dourados.