Batizado

Realização

Apoio

Outros Projetos

Barco de pesca de alumínio

Construção de barco de pesca de alumínio de 7 metros.

Núcleo Polo Náutico

O projeto tem como tema a construção de um barco de pesca em alumínio de 7 metros de comprimento e equipado com aparelhos e instrumentos que permitem o pescador utilizar várias técnicas de pesca, como: Pesca com rede, espinhel de superfície, espinhel de fundo e entre outras técnicas.

O objetivo deste projeto é a construção de uma embarcação de pesca de pequeno porte que devido a sua diversidade de equipamentos embarcados, servirá como um barco de instrução de técnicas de pesca e pilotagem .

O nosso pais possui milhares de quilômetros de margens de rios e lagoas, alem de uma costa oceânica de aproximadamente 14.000 km de extensão. Este fator beneficia as atividades de pesca, turismo e transporte náutico. Para suprir a grande demanda destas atividades é necessário aumentar a produção, criar e desenvolver novas ferramentas que otimizam a prática destas atividades. A maioria da esquadra brasileira é de barcos construídos artesanalmente com técnicas milenares que carecem de tecnologia. A pesca tem um papel muito importante na economia do pais, mas por incrível que pareça, ela ainda precisa ser mais desenvolvida, pois a produção do pescado é muito pequena em relação aos quilômetros de margens do nosso território. A cultura pesqueira tem o seu princípio artesanal e empírico, o estudo das técnicas de pesca é muito importante para o desenvolvimento desta atividade. Para a prática da pesca embarcada é necessário o estudo de técnicas eficientes unidas a uma embarcação que supra todas as necessidades do pescador na execução do seu ofício.

A execução deste projeto tem como ponto de partida a pesquisa em diversas áreas, sendo elas: Estudo das técnicas de pesca, estudo ergonômico da estação de trabalho, estudo das condições operacionais onde o equipamento estará em funcionamento, pesquisa de novas tecnologias para embarcações e estudo do comportamento hidrodinâmico e hidrostático do casco. Após a etapa de pesquisa e estudo o projeto será orçado e enquadrado em um cronograma de execução. A construção da embarcação ocorrerá de acordo com a liberação dos recursos e metas do cronograma, depois que o barco estiver pronto e equipado o mesmo passará por um bateira de testes antes de ser entregue.

Comments